Ícones masculinos de estilo para você se inspirar

A definição de estilo é ampla e vai além da roupa que você veste. Estilo é um conjunto de fatores, é o jeito que você se veste e como a roupa cai em você e combina com a sua personalidade, é uma união entre comportamento e presença, segurança e falta de comprometimento.

+ Como descobrir e criar o seu próprio estilo

Muitos estilistas famosos e personalidades do ramo já disseram que ícones de estilo não são apenas celebridades que inspiraram mudanças no nosso guarda-roupas, mas pessoas que criam uma identidade indumentária inteira que consegue vencer a barreira do tempo.

Nós selecionamos alguns ícones que traspassaram essa barreira e que tiveram (ou têm) o dom de, sem querer, influenciar coleções inteiras de marcas consagradas e inspirar o estilo de milhares de homens ao redor do mundo.

Cary Grant

Este ator é considerado o líder definitivo da Era de Ouro de Hollywood. Entre 1932 e 1966, ele atuou em cerca de 70 filmes e seu jeito de se vestir virou referência no mundo inteiro.

Em uma entrevista publicada na revista GQ, a atriz Eva Marie Saint, que contracenou com Cary Grant em um de seus filmes, disse: “Outros homens usam terno. Mas em outros homens, há o homem e o terno sobre ele. Isso não acontecia com Grant. O estilo era como sua pele”.

James Dean

Sua carreira curta, mas extremamente marcante, foi uma grande influência para vários atores da atualidade. O seu estilo também.

Conhecido por usar jaquetas de couro e botas pesadas, James Dean transmitia um ar de rebeldia natural e, ao mesmo tempo, conseguia conquistar as mulheres com um rosto que contrastava com a brutalidade das suas roupas.

O jornal The Guardian relembrou alguns fatos marcantes do estilo de James Dean: “Mesmo as suas fotografias caseiras se tornaram referência de moda. Dos registros de Dean com sua jaqueta de couro preta ao marcante suéter listrado, James Dean sempre vai ser uma figura mística para a moda”.

Bob Dylan

O músico marcou uma época e influenciou gerações. Bob Dylan pode ser considerado por muitos a essência dos anos 1960 e, mesmo aqueles que não concordam, vão admitir que o estilo do músico foi copiado à exaustão (e sem sucesso) por outros ídolos.

A persona do Bob Dylan é formada por uma atitude invejável sob roupas simples: um sobretudo, uma camisa xadrez e uma calça jeans. Hoje, Dylan continua transmitindo estilo e personalidade com seus chapéus e jaquetas country.

David Bowie

Impossível falar de estilo e não falar de David Bowie. Ícone da música, da moda e símbolo de uma era, o músico sempre desafiou paradigmas e encantou multidões.

Para se inspirar no estilo do Bowie, você não precisa lotar o seu guarda-roupa de peças coloridas e brilhantes, mas pode pegar do músico a irreverência e a coragem para demonstrar, em pequenos detalhes no vestuário, sua personalidade.

A moda new wave dos anos 1980 já está voltando em coleções novas e você pode encontrar peças inspiradas no estilo do Bowie em várias lojas.

David Beckham

O jogador inglês é internacionalmente conhecido por mesclar a sobriedade das suas roupas e elegância dos seus ternos com o ar alternativo e bruto de suas tatuagens.

Esse equilíbrio consegue proporcionar um visual confortável e completamente versátil. Para se inspirar no estilo de Beckham, experimente cortes de cabelo mais clássicos e una a masculinidade dos anos 1950 com a modernidade de peças básicas.

Jon Hamm

Parte do estilo de Jon Hamm e de sua inspiração nos guarda-roupas masculinos ao redor do mundo é fruto do seu papel no seriado Mad Men.

Como Jon Hamm interpretou um importante publicitário dos anos 1950, seu estilo pessoal acabou pegando emprestado alguns elementos do homem daquela época.

Suas roupas no dia a dia são compostas por peças simples, como uma camisa e uma calça sarja, mas ele é a prova de que você não precisa ter um corpo atlético e nem usar roupas extravagantes para ser um ícone de estilo.

Pharrell

O músico se popularizou quando a canção “Happy” estourou internacionalmente, mas Pharrell já era alvo dos fotógrafos há tempos por causa do seu estilo único e repleto de personalidade.

Enquanto outros caras marcam gerações com peças despretensiosas, Pharrell é um abuso visual de combinações inimagináveis que, por causa da sua presença e personalidade, ficam extremamente legais no seu corpo.

Rolling Stones

Não dá pra falar apenas de Mick Jagger ou de Keith Richards (quem, inclusive, influenciou todo o guarda-roupa de outro ícone de estilo masculino, o Johnny Depp), toda a formação do Rolling Stones influenciou gerações e marcou uma época.

Como cultura e moda andam de mãos dadas, o estilo da banda representava bem a juventude dos anos 1960 e 1970 e, até hoje, continua marcando homens que nem percebem as referências das peças que eles têm no armário.

Steve McQueen

O ator se tornou o principal anti-herói de Hollywood durante a guerra do Vietnã (ele se recusou a participar da marcha pelos direitos civis em Washington, um dos protestos mais importantes dos jovens norte-americanos contra a guerra).

Porém, seu estilo seguiu marcante e sua guarda-roupa continuou servindo de influência para estilistas ao longo dos anos.

Se você já ficou na dúvida se deveria ou não usar uma blusa de gola rolê, Steve McQueen é o maior exemplo de que essa peça deve estar na sua lista de compras.

Michael Jackson

Assim como outros nomes já citados aqui, Michael Jackson foi fundamental para a história da música e também continua sendo muito importante para a moda.

As jaquetas militares com bastante brilho, as calças de cintura alta e os sapatos de sapateado são apenas algumas das peças marcantes do músico.

Como já sugerimos quando falamos do estilo do David Bowie, você não precisa sair por aí fantasiado de Michael Jackson, mas pode pegar alguns elementos do estilo dele para adaptar ao seu.

Ryan Gosling

Até para ir na padaria esse cara consegue se vestir de uma forma elegante. Parece que o papel dele no filme Amor a Toda Prova despertou o seu lado mais estiloso e influenciou todo o seu guarda roupa atual.

Ryan Gosling é um homem que prefere ter peças mais caras para destacar o visual e não sobrecarregar a sua imagem com vários itens extravagantes.

A chave para tentar seguir o estilo do ator é se preocupar com o tamanho das peças. Todas as roupas dele parecem confeccionadas exclusivamente para o seu corpo, as medidas estão corretas e até as blusas mais largas vestem muito bem.

Você pode achar que isso acontece porque o Ryan Gosling tem um corpo bem malhado e é magro. Bom, ele realmente malhou para alguns de seus filmes mais, hoje em dia, o ator tem um corpo normal e com proporções comuns.

Por isso, ele é o maior exemplo da importância de se preocupar com as medidas do seu corpo na hora de comprar uma roupa.

Qual desses ícones de estilo melhor representa o seu jeito de se vestir? 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »