Gravata borboleta: quando e como usar

Borboleta

A gravata borboleta é um dos itens mais finos e elegantes do vestuário masculino. Não à toa ela acompanha trajes de gala para situações bem específicas, como cerimônias de premiação e alguns casamentos que exigem o uso dessa peça.

Contudo, ela também está presente em outras ocasiões e também em combinações de visual mais informais. Saiba quando e como usar a gravata borboleta.

Casamentos

Borboleta1

Geralmente, o uso da gravata borboleta em casamentos está associado ao traje black tie, que é a combinação mais fina entre as peças formais. Mas se não tiver especificado no convite ou se pedirem apenas o social completo, opte por uma gravata standard.

A borboleta acaba se destacando demais e essa não é sua intenção no casamento dos outros, certo? A cor da gravata deve ser preta (a não ser que você seja padrinho e tenha que usar de outra cor) e o tamanho médio, para não parecer um palhaço com uma gravata gigante.

Premiações

Ewan McGregor e Bradley Cooper

Se você é do tipo de pessoa importante que frequenta cerimônias de gala e premiações, a gravata borboleta é quase obrigatória na montagem com o smoking (o já citado black tie). Aqui você não precisa se preocupar em se destacar mais que os outros pois provavelmente todos – ou quase todos – usarão o mesmo traje.

Formatura

Bow tie formatura

No caso das formaturas, se você é o formando provavelmente terá que usar a gravata borboleta, e colorida ainda por cima. Na maioria das vezes, a gravata acompanha uma faixa na cintura, ambas com a mesma cor.

Para quem não é formando, mesma recomendação do casamento: o destaque fica para os outros, então vá com uma gravata normal.

Trabalho

Borboleta e blazer

Para ambientes formais de trabalho em que há exigência de terno, esqueça a gravata borboleta. Porém, se no seu trampo é permitido ousar no visual e usar combinações descoladas, a gravata borboleta pode incrementar as outras peças. Nas duas montagens acima, a gravata com blazer e com cardigan – SEMPRE com camisa.

Ocasiões informais

bow3

Para ambientes e ocasiões informais, o uso da gravata borboleta está liberado para quem quer dar um ar bem descolado ao visual. Blazer, cardigan, camisa lisa, suéter, camisa xadrez, tênis, calça de sarja, calça jeans… As combinações vão da inspiração do homem.

Só duas coisas que devem ser seguidas: sempre, em qualquer hipótese, use uma camisa (camiseta, polo e afins não ficam legal). E fiquem atentos para diferenciar os padrões da camisa e gravata, por exemplo: camisa xadrez com gravata xadrez não rola.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »