Chinelo masculino para o verão: Quais tipos e como usar?

Shutterstock

 

O verão chegou e com ele a onda de calor que vai fazer você deixar de lado a calça jeans, jaquetas e casacos para aderir as bermudas, tecidos mais leves, cores mais claras. Seu pé não precisa ficar condicionado a um calçado fechado e apertado. Que tal aderir ao chinelo com muito estilo para compor seu outfit?

+ Tipos e dicas para usar Bermuda

O chinelo compõe looks mais casuais, como uma ida ao shopping, barzinho durante a tarde, parque, churrasco e, principalmente, praia. Se você quiser usar durante a noite, certifique-se de que o lugar tem uma pegada bem descolada e descontraída.

Antes de mais nada: cuide dos seus pés

Reprodução

 

Talvez uma das partes mais renegadas do corpo masculino, para calçar um chinelo você precisa dar um talento especial na área.

Apare as unhas e, se tiver algum problema, vá a um podólogo. Ele pode te ajudar a diminuir os calos, diagnosticar problemas nas unhas, como fungos, micoses e outras doenças que não afetam só a aparência, mas a sua saúde também.

Escolha o modelo ideal

Apesar da peça ser bem casual, existem alguns tipos de chinelos básicos que você precisa conhecer. São eles:

Chinelo de dedo (Sandália de borracha)

Shutterstock

 

Modelo que ficou conhecido pela marca Havaianas. Sua função primordial era a de ser usado em casa ou na praia. Mas, atualmente, tornou-se uma peça para compor um outfit casual urbano, como uma ida ao shopping, parque ou um rolê mais informal durante o dia.

Vai bem com bermudas de tecido sintético, visual surf. Camisetas mais despojadas complementam o visual.

Sandália

Reprodução

 

Esse modelo é geralmente feito em couro. Normalmente tem uma tira no calcanhar que mantem o pé preso. Tem mais estilo e pode dar um ar menos informal do que o chinelo de dedo.

A peça combina com calças mais confortáveis e com tecido leve, bermuda jeans, de sarja ou social. Não vai bem com o estilo surf wear.

Sandália de dedo

Reprodução

 

Com o formato do chinelo de dedo, mas com couro no lugar da borracha, a peça dá um ar menos casual do primeiro, ao mesmo tempo que traduz um estilo mais jovem que a sandália de couro.

A peça pode ser usada com calças de tecido leve, bermuda jeans, sarja ou social.

Chinelo de tecido (Alpargarta)

Reprodução

 

Esse modelo ganhou os pés masculinos nos últimos tempos. Também conhecido como espadrilles, é uma peça indicada para o verão por seu acabamento mais despojado. É feito de lona e o solado é de corda com proteção de borracha.

É indicado para usar com bermudas claras, de tecido de sarja e social. Um acessório que vai bem principalmente na praia.

Papete

Reprodução

O modelo ficou famoso nos anos 90 (compondo o visual com outro acessório clássico, a pochete). Caiu em desuso na virada do milênio. Apesar de dizerem que está voltando à moda, eu só indicaria a você se fosse um visitante gringo no Brasil.

Em todo caso, vai bem com bermuda de sarja e em ocasiões bem informais.

Chinelo Slipon

 

Reprodução

 

O modelo tradicional com a tira horizontal (eternizado pela Rider) era outro clássico dos anos 90. A peça ficou renegada por anos e agora ensaia a volta.

Segue a mesma orientação do chinelo de dedo, sendo uma peça ainda mais difícil de combinar no outfit.

Dicas básicas

Reprodução

 

Se você quiser dar um ar um pouco mais arrumado, opte pelos modelos de couro. Eles combinam com bermudas, calças jeans ou sarja mais facilmente. Neste caso, prefira as peças em modelos menos justos, como as de corte reto, ou mesmo as mais largas e soltas em algodão, estilo pijama.

Shutterstock

 

Chinelos de borracha são ótimos para ir à praia ou à piscina, já que os de couro estraga mais facilmente em contato com a água salgada ou cloro. Bermudas mais casuais e camisetas são os melhores aliados, e ainda permitem que você estique o passeio para um bar no fim de tarde.

Shutterstock

 

Quer um modelo que combine com o máximo de ocasiões? Escolha as tonalidades mais sóbrias e com cores neutras (branca, por exemplo).

Shutterstock

 

Chinelos estampados estão em alta, mas precisam compor um visual mais básico e neutro (roupas claras e brancas sem estampas), caso contrário, seu visual vai virar um carnaval.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »