6 Dicas funcionais para manter seu Bigode

Reprodução

Ele já foi considerado símbolo de poder, ganhou diversas formas e tamanhos e atravessou séculos, sempre resistindo a transformações na moda. O bigode é algo tão singular, que é necessário muito estilo para conservá-lo de maneira legal, sem parecer tosco.

+  Veja 20,5 bigodes famosos do cinema
Conheça o Movember, o mês para deixar a sua barba

Alguns, já ficaram tão conhecidos que podem, só por sí, representar personalidades famosas. É o caso do bigodinho de Hitler, Chaplin, Nietzsche, Tom Selleck, Clark Gable, entre diversos outros.

E erra quem pensa que os pelos faciais ficaram no passado. O bigode recuperou sua força quando algumas celebridades resolveram adotá-lo. Caras como Brad Pitt e Robert Downey Jr. passaram a desfilar seus bigodes sem pudores pelas calçadas de Hollywood, o que contribuiu para que o item fosse reavaliado como uma peça para incrementar o outfit masculino.

“Desde então, qualquer variação de barba/ bigode/ barbinha rala pode ser vista nos rostos de homens de todas as idades, todas as etnias e todas as profissões.”, diz Allan Peterkin, autor de One Thousand Beards – A Cultural History of Facial Hair (“Mil barbas – Uma história cultural do pelo facial”, inédito no Brasil).

Agora, antes de você ostentar um bigode imponente, e contribuir com a campanha Movember, é preciso ter alguns cuidados especiais. Confira as dicas simples e funcionais para conservá-lo.

Escolha do bigode

Dicas para cuidar do seu bigode
Antes de mais nada, é preciso achar o bigode que mais possa encaixar com seu rosto. Você pode pegar como referência este link com a barba ideal para cada formato de rosto ou mesmo ver as grandes referências de bigode.

Quantidade de pelos

Dicas para cuidar do seu bigode
Não adianta querer ter um bigode de Tom Selleck, sendo que sua barba é falha e rala. Se não estiver confiável com a escolha, procure barbeiros e especialistas na área para indicar qual fica melhor em você.

Higienização

Dicas para cuidar do seu bigode
Bigode requer cuidados especiais, ao contrário você vai comer aquela macarronada do almoço ainda no jantar. Para evitar isso, terá que cuidar da sua higiene diariamente. Lave o rosto depois das refeições, sexo, ao acordar e antes de dormir.

Existem produtos no mercado que agem de maneira esfoliante, reduzindo o aparecimento de pelos encravados e o efeito de descamação da pele (ou a famosa caspa). Caso não tenha grana para tanto, shampoos e sabonetes neutros (ou para seu tipo de pele) podem cuidar da higienização da área. Importante lembrar de secar depois de usar, para não criar um ambiente úmido propício a germes e fungos. Estes você pode usá-los diariamente.

Apare o pelo e mantenha o desenho

Dicas para cuidar do seu bigode
Você pode optar por fazer o desenho do bigode em casa, caso tenha coordenação, ou ir a alguma barbearia e consultar um especialista. Este pode formar o corte e, com ele no rosto, você só precisa mantê-lo (por até 2 meses até ter que voltar ao lugar). Fazer a barba em casa por 2 vezes na semana são suficientes, só mantendo o corte e tirando os excessos.

Se for escolher uma maquininha de aparar, reserve-a só para a barba. Com ela você consegue regular a altura do corte e consegue levá-la para qualquer lugar. Use-a sempre a favor dos pelos, pois caso contrário, poderá formar buracos. A tesourinha é mais recomendada para quem tem um bom volume de bigode, mas exige muito mais cuidado e atenção para não criar falhas.

Evite o efeito ‘Leôncio’

Dicas para cuidar do seu bigode
Depois dos fios mais longos, deve-se cuidar para que o comprimento dos pelos não ultrapasse a linha do lábio superior (dificultando sua alimentação e incomodando durante o dia. Isso evita o efeito “Leôncio”. A recomendação é para aparar os fios de cinco em cinco dias.

Para corrigir falhas

Dicas para cuidar do seu bigode
Para corrigir falhas e defeitos naturais em sua barba, tente usar recursos que se assemelham aos usados por mulheres para disfarçar pequenas imperfeições nas sobrancelhas: um lápis escuro e gel modelador pra fixar os pelos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »