Ter um bom currículo é vital para conseguir o trampo desejado. E isso não diz respeito só da sua trajetória profissional, mas sobre como você pode usar dela para garimpar mais oportunidades.
Saber estruturar um CV é mais uma das peças dessa engrenagem que se tornou a seleção de candidatos liderada por empresas e RHs. Para se destacar é preciso ter em mente três pontos essenciais:
1 – Faça com que o seu currículo participe do processo de seleção;
2 – Prenda a atenção do selecionador para que ele leia o seu currículo por completo;
3 – Desperte o interesse do recrutador para que ele o chame para uma entrevista presencial.
Veja abaixo como fazer um currículo simples e matador:
IDENTIFIQUE-SE
A primeira coisa a pensar na hora de fazer um currículo é a sua identificação. Coloque nome, endereço, idade, nacionalidade, estado civil, telefones e e-mails para contato. Indispensáveis nos dias de hoje, é indicado colocar também suas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn…).
Porém, paramos por aqui. Nada de colocar números de documentos como RG e CPF, por exemplo. Caso a empresa precise dessas informações, eles pedirão em um contato futuro.
SEM FOTOS, POR FAVOR!
Pode parecer tentador, mas se você não está concorrendo a uma vaga como modelo fotográfico, não existe razão para anexar uma foto ao seu currículo.
“Quando mal produzida, o retrato pode jogar contra você”, explica Magda de Paula, Coach e Diretora Executiva da Explain Consultoria, em Goiânia (GO). “A imagem gera uma impressão imediata e, em certos casos, ela tende a ser de rejeição”, completa.
MARQUE SEU TERRITÓRIO
Tão importante quanto indicar seu nome é mostrar para o recrutador porque você está enviando seu currículo. Após se identificar, crie um tópico chamado “Objetivo Profissional”. Ali marque exatamente o cargo (ou área) pretendida. “Isso sinaliza a posição hierárquica a que você está se candidatando”.
CHAME A ATENÇÃO
O selecionador tem pouco tempo para analisar os currículos. Por isso, criar um resumo de 2 parágrafos focado nas suas habilidades e conhecimentos pode garantir alguns pontos extras. “Essa atitude mostra que o candidato é um facilitador, alguém direto e objetivo”.
SEJA INFORMATIVO
No campo de experiências e formação acadêmica fuja de inventar a roda. Coloque a data de início e fim de cada atividade, o local onde ela foi realizada e seu cargo no momento. Aqui o importante é entender que menos é mais. “Textos curtos são mais atrativos e seguram a atenção de quem está lendo”.
A dica vale também para seus cursos complementares, idiomas e informática. Nesse caso, o que muda é que torna-se necessário informar seu nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado) para cada um deles. E lembre-se: agrupe as informações por ordem de relevância. Está buscando um cargo na área de programação? Então, comece com seus conhecimentos de software e deixe idiomas para depois, por exemplo.
TRAGA EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Fez uma trip para fora do país, mas foi apenas como turismo? Isso também vale como experiência internacional. Claro que as viagens de intercâmbio possuem um valor maior, contudo, não despreze o rôle com a família ou amigos em terras estrangeiras. Essa bagagem cultural é desejada por muitas empresas multinacionais hoje em dia.
OLHOS BEM ABERTOS NA FORMATAÇÃO E REVISÃO
Erros de português podem matar seu CV. Nesse caso vale a pena ser um pouco caxias. Leia, releia e não deixe passar nenhum deslize. “O currículo é sua carta de apresentação”, diz Magda. Se não se sentir muito confiante, passe o CV para um brother ou parente que você confia para dar uma olhada na gramática.
Na formatação, busque pelas fontes Arial ou Times, elas são padrões e podem ser lidas em qualquer programa de edição de textos. Mais: Escolha um tamanho de fonte e mantenha-se fiel a ele do início ao fim.
SEJA ATUAL
No final do currículo indique quando foi a última vez que você o atualizou. “CVs defasados tendem a ser um gol contra”. E vamos ser realistas, é difícil aguentar a barra de tomar um gol contra no final da partida. Redobre a atenção com a atualização do seu currículo e boas entrevistas.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso