Você não precisa de um relacionamento para ser feliz

Shutterstock

“Minha companheira me faz tão feliz”
“Acabe logo com esta garota, ela não te faz feliz”.
“Foi só depois de conhecer tal pessoa que finalmente encontrei a felicidade”

Assim como eu, com certeza você já aconselhou alguém usando uma dessas frases. O grande problema destas afirmações está no condicionamento em considerar que uma outra pessoa tem o poder e o controle da nossa felicidade.

+ Coisas que você não pode deixar de lado por causa de um relacionamento

É mais ou menos como se a nossa vida fosse um jogo de videogame e déssemos para outra pessoa o play 1 para ela finalizar o game.

Este é um dos piores erros que você vai cometer na vida.

Você não deve entrar em um relacionamento para ser feliz. Ninguém (além de você mesmo) pode ter a responsabilidade de fazê-lo realizado. Criar expectativas para que sua parceira o mantenha sob um estado constante de bem-estar, além de prejudicá-lo, vai minar o seu relacionamento.

Você não precisa de uma mulher para ser feliz

Não há coisa melhor do que encontrar uma parceira para compartilhar momentos alegres e tristes, realizações e crescer juntos. Os relacionamentos servem para acrescentar à nossa experiência, mas jamais poderão proporcionar uma felicidade que não encontramos em nós mesmos.

Preencher um vazio interior com outra pessoa é como curar um câncer usando um band-aid. Não resolve, apenas mascara a realidade.

Uma das maiores missões na vida de muito homem é achar que as mulheres que vão fazê-lo feliz. É um esforço natural, mas a pura verdade é que você não precisa de uma mulher para ser realizado. Se você não é, uma ao seu lado só vai atrapalhá-lo.

E não me venha com essa história de encontrar sua cara-metade. Para você ser realizado precisa ser por completo. Sua companheira tem apenas o papel de conviver e acrescentar experiências a você.

Não estou pregando aqui que você diga um não a todas as mulheres que aparecerem em sua vida. Eu, por exemplo, tenho um relacionamento de longo prazo que foi muito importante para o amadurecimento e aprendo até hoje com ele.

Shutterstock

O problema está quando você enxerga a mulher como o seu bote salva-vidas ou bilhete premiado. Aquela que vai mudar o rumo da sua vida, corrigir as falhas do presente e dar um norte a você. Não vai.

Relacionamentos são complexos e é preciso de muita maturidade para encará-los, doar-se ao outro e tomar decisões pensando não só em você. Além disso, você precisará conviver com o fato de que a grande maioria dos seus relacionamentos acabarão em algum momento em sua vida.

O fim quase sempre será doloroso, difícil e traumático. Esta é uma lei da nossa natureza.

Agora, imagine o que vai acontecer se, no meio do impacto do rompimento, você descobrir que delegou a aquela que foi embora sua alegria, felicidade e realizações? Como vai aguentar o baque, aprender com o luto e tomar um novo rumo na sua vida.

A felicidade não vem do outro

Shutterstock

Quando você está com alguém que ama é comum que brotem momentos de felicidade como resultado natural entre a relação dos dois. Mas estes sentimentos só podem surgir de uma terra que foi arada e não em um campo vazio.

Particularmente, já vacilei muito por acreditar que a minha felicidade futura dependia de uma certa mulher na minha vida. Por pura insegurança em não confiar no meu taco, não pude dar suporte para esta relação. Aquela que deveria ter sido a minha companheira se tornou o foco de tudo que fazia.

Por insegurança, falta de confiança e falta de determinação, a relação naturalmente acabou. Acabou porque não era saudável.

Se pensa assim: ‘Eu preciso dela para ser feliz’, ou ‘Eu não posso viver sem ela’, isso só leva você a colocar a parceira em um pedestal, se humilhar por migalhas de sentimentos e atenção. Não é isto que a sua parceira aspira de um companheiro. Como alguém pode construir uma relação baseada em níveis de desigualdade?

Shutterstock

Ninguém deve colocar sua segurança e sucesso na mão de outra pessoa. Relacionamentos necessitam de alimento para sobreviver e ele só terá base forte se os dois tiverem estrutura e segurança mútua.

Não estou sugerindo para você se fechar e criar um coração peludo. Existem mulheres incríveis no mundo para se conhecer. Fique aberto para possibilidades. Só esteja ciente que nada e nem ninguém vai preencher uma carência ou deficiência sua.

Você é capaz de fazer-se infeliz ou feliz quando quiser. Não coloque esta pressão em outra pessoa. Não permita que outro alguém tenha o controle da sua vida e da sua felicidade.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »