6 segredos para ter autocontrole

Créditos: Reprodução

Com certeza você já agiu por impulso, explodiu e se arrependeu depois, disse algo que não deveria ou gastou além do necessário.

Há quem consiga controlar melhor essas atitudes e extrapolar pouquíssimas vezes na vida, porém, também existem aquelas pessoas que, por mais que se esforcem, não conseguem fazer o mesmo.

A Universidade da Pensilvânia realizou uma pesquisa com mais de dois milhões de pessoas pedindo para que elas listassem seus pontos fortes em 24 habilidades diferentes. Adivinha? O autocontrole foi o último da lista.

Quando o assunto é esse, é fácil manter o foco nas nossas falhas e, por isso, o nosso sucesso é obstruído na comparação. O autocontrole é um esforço cujo objetivo é nos ajudar a alcançar uma meta. Quando falhamos em nos controlar, é só isso que vemos: a falha.

Por exemplo: se você está tentando perder uns quilos e você consegue ficar longe do pacote de batatas fritas na segunda e na terça mas, na quarta, acaba comendo o saco inteiro, você vai acabar ignorando os dois dias de resistência e considerando apenas a quarta-feira do fracasso.

Afinal, as calorias que você consumiu em um dia por causa do desespero foram mais do que você teria consumido se tivesse comido apenas um pouco das batatinhas na segunda e na terça.

Considerando essa dicotomia, a revista Forbes divulgou, em 2012, uma lista com seis dicas para quem faz parte do segundo grupo e precisa de ajuda na hora de controlar seus impulsos.

A estratégia foi inspirada em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Florida. Algumas dicas podem parecer óbvias e intuitivas mas, no geral, todas vão te ajudar a eliminar essas falhas irritantes e aprimorar os seus esforços para aumentar sua força de vontade e te proporcionar um caminho para começar.

1º segredo para ter autocontrole: meditação

Créditos: Shutterstock

Antes que você torça o nariz e ache que isso é balela, saiba que a meditação realmente treina seu cérebro para que ele vire uma máquina do autocontrole – além de melhorar sua inteligência emocional.

Até as técnicas mais simples, como a mindfulness – que consiste em, basicamente, tirar cinco minutos do seu dia para focar a sua concentração em nada mais do que na sua respiração e nos seus sentidos – podem melhorar sua autoconsciência e a habilidade do seu cérebro em resistir aos impulsos destrutivos.

2º segredo para ter autocontrole: comer

Créditos: Shutterstock

Parece cômico considerar como segredo um dos gatilhos para a falta de controle, não parece? Ainda mais se você tem problemas para controlar o quanto come. Mas pense conosco: seu cérebro procura desesperadamente suas reservas de glicose quando tenta exercer o autocontrole. Se o seu nível de açúcar está baixo, você fica muito mais propenso a cair na tentação e abraçar atitudes destrutivas e impulsivas.

Porém, comer algo cheio de açúcar e de rápida absorção, como uma bala ou um pote de chocolate, vai aumentar instantaneamente seus níveis de açúcar e, depois, te deixar extremamente vulnerável.

Por isso, você precisa comer algo de absorção mais lenta, como arroz integral ou carne. Isso vai aumentar sua janela de autocontrole!

3º segredo para ter autocontrole: exercícios físicos

Créditos: Shutterstock

Praticar alguma atividade física é fundamental para alcançar vários objetivos. O autocontrole é um deles! Colocar seu corpo em movimento por pelo menos 10 minutos por dia libera ácido gama-aminobutírico, um neurotransmissor que faz seu cérebro se sentir relaxado e te mantém no controle dos seus impulsos.

Então, se você está no escritório tentando se controlar para não caminhar até a sala do seu chefe e falar o que ele merece ouvir, talvez seja uma boa ideia apenas caminhar pelo prédio, não é?

4º segredo para ter autocontrole: dormir

Créditos: Shutterstock

Juramos que não estamos tentando soar como a sua mãe, mas você precisa dormir melhor. Quando você está cansado, a habilidade das células do seu cérebro de absorver glicose fica bem debilitada e, assim como já explicamos, a habilidade do seu cérebro em controlar seus impulsos é nula sem glicose.

Mas o cenário fica ainda pior: se você não dormir o suficiente, você fica mais ansioso para desejar alimentos com alto nível de açúcar de rápida absorção para compensar os baixos níveis da glicose.

Então, se você está tentando ter autocontrole sobre o que come, ter uma boa noite de sono é uma das melhores decisões que você pode tomar. Nós já escrevemos uma matéria com dicas para dormir melhor, para ler, clique aqui.

5º segredo para o autocontrole: encare o desejo

Créditos: Shutterstock

Desejos costumam ir e vir como maré. Quando o impulso que você precisa controlar parece forte demais, esperar com que essa “onda de desejo” passe normalmente é uma excelente estratégia para manter o controle.

A regra, neste caso, é esperar pelo menos dez minutos para ceder às tentações. Você provavelmente vai perceber que, depois desse tempo, o desejo já não está mais tão forte como antes e que, agora, você tem capacidade para controlá-lo.

6º segredo para o autocontrole: perdoe a si mesmo

Créditos: Shutterstock

Quem experimenta sérios problemas em manter o autocontrole normalmente vive um ciclo vicioso. Se você passa por isso, deve entender o que estamos falando: você tenta se controlar mas, ao perceber que não consegue, sente-se culpado e traído por ter falhado e, por isso, acaba falhando de novo.

Então, quando você sentir que deu uma escorregada no autocontrole, é fundamental que perdoe a si mesmo e siga em frente. Não ignore a sensação que o ato de errar te proporciona, mas, também, não se afogue nela.

Em vez disso, foque e planeje como você pode melhorar no futuro.

Agora, mãos à obra!

Créditos: Shutterstock

Para que essas estratégias funcionem é preciso dar tempo ao tempo. Tenha paciência e saiba que o sucesso não vem da noite para o dia e, por isso, você precisa reconhecer os momentos em que luta para alcançar o autocontrole e, em vez de se render aos impulsos, seguir os seis segredos que listamos anteriormente.

Novos hábitos podem te dar uma nova vida!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »