Por que bebemos?

drinking-beer-pic-pa-22047104-108886

Se a rua é, como dizem, uma escola, o bar é, definitivamente, a universidade. Quando um amigo me fez a pergunta que intitula este texto, eu ri. Logo eu e ele, que vivemos em busca de pretextos para estar entre geladas e destilados, não é um questionamento que se faça ou se responda assim, de uma hora pra outra.

Tem gente que bebe porque está feliz, ou porque está triste. Bebe-se porque perdeu o emprego, ou recebeu um aumento. Um brinde ao filho que nasceu, uma oferta àquele ente querido que nos deixou. Existem inúmeras razões, e ainda a cretina de que bebemos porque é líquido e se fosse sólido, comeríamos.

1396300416933.cached

Por que bebemos? Este é um exercício social. Inúmeras descobertas nasceram da mesa cheia de copos, desde as fofocas recentes às diferenças entre espécies de galinha. Você sabia que tem galinha que voa?

Também descobri a diferença entre whisky e whiskey, ou cervejas do tipo pilsen, draft, lager… são tantas, viu? No bar, aprende-se a respeitar as diferenças: se você não aceita a opinião do companheiro, pode simplesmente a conta e ir embora. Caso ainda não esteja pronto para alguém que pensa diferente, que tal voltar pra rua?

Consideramos, inclusive, aquele amigo que não bebe, num grande exercício de paciência e até cidadania. Estar sob o efeito de alguns drinks nos deixa desinibidos e, quando o filtro social vai para as cucuias, as mais profundas verdades são reveladas – para o bem e para o mal. Aliás, soube quem está solteira?

himymcast_jpg_627x325_crop_upscale_q85

Se bebemos sozinhos, o que invarievelmente acontece uma(s) vez(es) na vida, apreciamos a bebida e refletimos sobre tudo que aí está, desde as escolhas profissionais às decepções amorosas. Funciona assim, como estudar para aquela prova, colocando em jogo o auto-conhecimento.

É bebendo que se aprende a evitar a ressaca e, claro, a hora de parar de beber. Talvez, até aqui, a pergunta-chave não tenha sido completamente respondida. Vou seguir em busca disso, com quem quiser me acompanhar na próxima rodada. Garçom, capricha!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »