O curioso fenômeno da música proporcionar orgasmos na pele

Wikipedia

Você já deve saber do poder que a música tem no ser humano. Ela é capaz de alterar e melhorar seu humor e dar um pique adicional em alguma atividade física, como a corrida. Mas, o que, provavelmente, você não sabia (mas já deve ter sentido) era do seu poder de causar ‘orgasmos na pele‘.

Quem descobriu isso foi a psicóloga Psyche Loui. Foi dela também o termo que descreve tão bem os calafrios que temos ao ouvir uma melodia que tem a capacidade de mexer com seu corpo.

“Eu estava no quarto do dormitório em meu terceiro ano de graduação. Tocou Rachmaninov Piano Concerto No. 2 no rádio e eu estava imediatamente cativada. Um calafrio na espinha, vibrando em meu estômago, o coração acelerou – os movimentos musicais enviavam os mesmos sentimentos de afluência através de seu corpo neste dia. As reviravoltas melódicas e harmônicas me tocou profundamente!”, revela.

Loui é um pianista e violinista, mas você não precisa ser um especialista em música para ter a mesma experiência. Ela pode atingir qualquer pessoa, a qualquer hora – em uma igreja ou um shopping center, em um casamento ou no tumulto do metrô. Você pode sentir essas sensações físicas como calafrios ou arrepios – mas algumas pessoas sentem de forma tão poderosa, que descrevem as sensações como ” orgasmos na pele”.

O frisson musical

Nossa fisiologia aponta que respondemos desta forma somente em experiências que possam garantir ou que ponham em perigo a nossa sobrevivência: alimentação, reprodução ou situação de medo (como uma descida em uma montanha russa).

O questionamento que fazemos é: como a música, que provavelmente não te coloca em nenhuma situação de risco, pode mexer sua mente e seu corpo de forma tão intensa quanto em um orgasmo? Depois da primeira experiência, Loui foi atrás das respostas com ajuda de sua aluna Luke Harrison.

Loui e Harrison salientam que as sensações podem ser extraordinariamente variadas. Um estudo de músicos profissionais e não-músicos em 91, por exemplo, descobriu que cerca de metade de todos os entrevistados experimentaram tremores, rubor e sudorese, e a excitação sexual em resposta a suas canções favoritas, assim como aquele sentimento familiar de um arrepio na espinha.

Wikipedia

Tais experiências variadas e potentes podem explicar as origens do termo “orgasmo na pele”. As pessoas são, por muitas vezes, capazes de escolher medidas específicas que liberam um derramamento dessas sensações. Os pesquisadores identificaram os tipos de recursos que são mais propensos a desencadear as diferentes sensações durante um frisson musical.

As mudanças súbitas de harmonia, saltos dinâmicos (de suave para alto), e apogiaturas melódicas (notas dissonantes que se chocam com a melodia principal, como você vai encontrar em Adele “Someone Like Você”), parecem ser particularmente poderosa. “O Frisson Musical provoca uma alteração fisiológica que está bloqueada para um determinado ponto na música”, diz Loui.

Como o nosso corpo reage à música

A partir do momento em que nascemos, começamos a aprender certas regras que caracterizam a maneira que as canções são compostas. Se uma música segue as convenções muito de perto, é branda e não consegue captar a nossa atenção; se ele quebra muito os padrões, soa como ruído. Mas, quando compositores situam na fronteira entre o familiar e o estranho, atingem um ponto que agradavelmente provoca o cérebro, o que pode produzir um frisson.

Quando a música quebra os padrões esperados, atingem o sistema nervoso autônomo, em sua região mais primitiva, o tronco cerebral – produzindo o coração acelerado, a falta de ar, e um início de um frisson. Além do mais, a antecipação, violação, e a resolução de nossas expectativas desencadeia a liberação de dopamina, uma substância química que desempenha uma série de funções, incluindo prazer e recompensa.

Você vê uma resposta semelhante quando as pessoas tomam drogas ou tem relações sexuais, o que pode explicar porque encontramos canções que nos induz tremer de maneira tão viciante.

Música, um prazer viciante

Uma vez que você começa a conhecer uma música, esses sentimentos podem tornar-se ainda mais poderoso. Mesmo que você tenha perdido o sentido inicial de surpresa, você pode se tornar condicionado a sentir o frisson – assim como os cães de Pavlov salivando quando o sino tocou para sua alimentação.

Em cima de tudo isso, uma música favorita vai falar com a nossa empatia quando tentamos imaginar o que o compositor ou cantor estava sentindo. Ele também irá evocar nossas memórias como a música se torna ligada aos acontecimentos centrais da nossa vida.

O resultado é um cocktail inebriante emocional sempre que você ouvir a canção – e é em parte por isso que o nosso gosto é tão individual, diz Loui. “Nossas próprias experiências autobiográficas interagem com os dispositivos musicais – de modo que cada um encontra um pedaço diferente de música gratificante.”

Em tempo: Enquanto descobri este assunto e escrevia o texto, testei a experiência com a playlist de músicas indicadas pela pesquisadora para causar o orgasmo de pele. Não posso dizer que cheguei aos ‘finalmentes’, mas foi impressionante o modo como as canções tocaram e mexeram com meu corpo. Vale a pena testar.

Acredito que todo mundo tenha uma trilha sonora que compõe os momentos importantes da sua vida. É legal saber do papel importante da música e como ela nos toca de uma maneira tão peculiar.

Na próxima vez que você se sentir sozinho, que tal criar uma boa lista musical e deixar rolar?

PS: A escolha das músicas que recheiam esta matéria não foram aleatórias. Fazem parte da lista feita pela especialista com canções que causam orgasmo na pele. Para conferir a lista completa, clique aqui.

Fonte: BBC

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »