Ninguém se importa com você (e isso é libertador)

Shutterstock
Você não foi, não é e nunca será o centro do universo. Seus problemas não são especiais. E, de fato, ninguém realmente se preocupa com você e com as coisas que acontecem em sua vida. É difícil e duro te falar isso, mas é a mais pura verdade.

Você pode até pensar agora que estou errado, que você tem uma família muito próxima, alguns grandes amigos, uma companheira que te ama bastante. Cada um deles vai ser especial enquanto alguns interesses estiverem convergindo com os seus. Eles te ajudarão a se levantar, assim que necessário. Mesmo assim, eles não se preocupam com você tanto quanto você se preocupa consigo mesmo (ou pelo menos deveria).

A partir do momento em que você entende que não é especial para ninguém e somente para si mesmo, você de fato deixa de ser uma criança mimada, egocêntrica e superprotegida. A partir daí, está a um passo de uma verdade libertadora e valiosa para sua vida.

Seus problemas não são especiais, pare de agir como se fossem

Shutterstock
Problemas pessoais, de saúde, financeiro, crise no relacionamento, profissional, ou qualquer coisa que esteja ocupando sua cabeça atualmente. Independente do quanto está te afetando, do quanto você deixa de dormir pensando nele (ou neles), quantas horas de choro e sofrimento você passa, você não vai ganhar vantagem e ninguém vai te tratar de maneira especial por isso.

Assim como você, todo mundo está com problemas, todo mundo tem um dia ruim, todo mundo se sente desvalorizado várias vezes na vida, todo mundo sente o que você está sentindo e, todo mundo já passou e se sentiu muito pior do que você, neste exato minuto.

Enquanto você reclama a sua não promoção no emprego, milhares estão desempregados; enquanto você se chateia por não ter trocado seu carro velho, alguns milhares só têm o péssimo transporte público para recorrer; enquanto você reclama da mesma comida que comeu no almoço, alguém reza para ter o que comer no jantar.

Verdades que você precisa aprender a conviver

Shutterstock

  • Seus problemas não são especiais
  • Você não é especial por ter esses problemas
  • Ninguém se preocupa com os seus problemas
  • O mundo não recompensa a mediocridade

Seus problemas não definem você. Seu diagnóstico clínico não te torna especial. Sua mágoa não faz de você um cara único. Sua incapacidade de se levantar bem da cama por ser uma segunda-feira de trabalho não o torna especial e imune as expectativas que o mundo e a sociedade colocaram nas suas costas para este começo de semana.

O mundo está aí para reforçar a minha convicção diária de que não dá a mínima para o que acontecer contigo. Agradeço a Deus todos os dias que meus problemas não são especiais. Por eles não serem especiais que meus problemas são reais desafios e oportunidades para crescimento e evolução como pessoa.

Como lidar com um problema

Shutterstock
Quando confrontados com um desafio, a dica que dou é não maldizer o mundo e tudo que o trouxe você para esta situação. Em vez de perder tempo lambendo suas feridas, que tal torná-lo mais eficiente respondendo estas perguntas

  • Como posso sair dessa?
  • Como posso me sentir melhor?
  • O que posso fazer agora para melhorar esta situação?
  • O que posso aprender com isso?

Parta do pressuposto que ninguém dá a mínima para os seus problemas e, se você não resolver, ninguém o fará. Assim como as pessoas não se preocupam com você, você deveria se preocupar menos com a opinião dos outros, principalmente na hora de resolver seus conflitos.

Não arranje falsas desculpas para seus problemas. O que as pessoas vão pensar? Será que eu terei uma segunda chance se falhar? Se eu falhar, como poderia passar a culpa para outra pessoa? Se não, eu poderia culpar as circunstâncias?

Você acaba tomando decisões não em cima das coisas que você quer, mas em como as pessoas pensariam sobre isso. Com este pensamento de agradar a todos, você não vai agradar a ninguém, muito menos a si mesmo. Deixe de lado esta preocupação e tenha liberdade para tentar, falhar e aprender sozinho.

Uma oportunidade para ser alguém melhor

Shutterstock
Da próxima vez que você for maldizer mais uma segunda de trabalho monótono e sem inspiração, use esta mesma segunda como oportunidade para começar uma semana melhor do que a anterior. Use este dia para fazer algo útil, correr atrás de um reconhecimento profissional ou mesmo procurar uma vaga em uma empresa que lhe ofereça melhores condições e motivações.

Da próxima vez que sua namorada o deixar, use o pé na bunda como oportunidade para realmente encontrar alguém que goste e dê valor a você. Ou use o tempo sabático para explorar a possibilidade de ser feliz sozinho.

Algumas pessoas podem até se solidarizar com problemas e dificuldades que você esteja passando, mas se você está procurando por piedade, quer se colocar no centro das atenções delas enquanto derrama lágrimas e declama o quanto sua vida é cheia de provações, esqueça.

Quando um problema chegar, encare a situação não como um beco sem saída, mas uma oportunidade para mostrar sua perseverança, luta e criatividade.

Use seus problemas não como muletas, mas como oportunidades que o mundo lhe dá para crescer e mudar. É claro, sempre para melhor.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »