A importância de ser pontual

O que são dez minutos? Parece pouquíssimo tempo, ainda mais quando comparamos ao tempo total que vamos passar em algum evento, reunião ou almoço importante.

Mas esses dez minutos podem dizer muito sobre a sua personalidade e comprometimento.

Vamos tomar George Washington como exemplo? Durante seu mandato como presidente dos Estados Unidos, o cara nunca se atrasou para seus compromissos. Ele dizia que a pontualidade demonstrava respeito e que ele esperava ser tratado do mesmo jeito em troca.

É lógico que hoje vivemos em um tempo bem diferente. Nosso ritmo é outro e nossas obrigações também. Além disso, em algumas culturas e lugares, a pontualidade é, inclusive, encarada com desdém.

Mesmo assim, esses casos fazem parte da exceção. A regra é ser pontual e vamos te explicar por quê:

Ser pontual fortalece e revela sua integridade

Se você prometer para alguém que vai se encontrar com essa pessoa em determinado horário, você precisa manter a promessa.

Atrasar é quebrar a promessa, por isso a decepção é um sentimento tão presente entre aqueles que esperam.

Ser pontual mostra que você é confiável

A segurança de saber que você vai estar em determinado lugar no horário prometido vai fazer com que as pessoas confiem e saibam que podem contar com você.

Porém, se você não for pontual, essas mesmas pessoas vão sentir que não podem depender de você e que você nem sempre cumprirá suas promessas e estará por perto quando elas precisarem.

Em um ambiente de trabalho, por exemplo, o sentimento – mesmo que sutil – vai ser de que você não sabe organizar o seu tempo e isso vai despertar dúvidas sobre as suas capacidades.

Benjamin Franklin costumava dizer: “Aquele que é bom para elaborar desculpas, raramente é bom em qualquer outra coisa”.

Sei que estou citando muitos ídolos norte-americanos neste texto, mas prometo que este foi o último!

Ser pontual constrói autoconfiança

Aparecer na hora combinada, além de demonstrar para as outras pessoas que você é confiável, também te mostra que você pode contar com você mesmo.

Quanto mais você cumprir as promessas que faz, mais sua auto-confiança vai aumentar. Consequentemente, você vai conseguir se controlar cada vez mais para não cair em compulsões e hábitos ruins e segurar as rédeas da sua vida.

Ser pontual evita inseguranças

Crédito: Shutterstock

Como consequência da vantagem anterior, a pontualidade também te dá a tranquilidade de uma boa apresentação. Por exemplo: quando você chega atrasado em uma reunião ou em uma entrevista de emprego, você já chega se sentindo inferior ou atrás daqueles que chegaram antes de você.

Em uma apresentação, por exemplo, você já começa seu discurso pedindo desculpas pelo atraso e reconhecendo o inconveniente, e isso pode abalar a qualidade do seu trabalho.

Além disso, quando estamos atrasados costumamos correr mais e não nos preparar com tanta segurança para determinado evento. O foco muda e, em vez de você se preocupar com o que é realmente importante, você se preocupa com o atraso.

Quando você aparece no horário combinado, você tem mais tempo para relaxar e os sentimentos negativos não existem para influenciar o resto do seu dia.

Ser pontual constrói e revela sua disciplina

Um cara pontual mostra que ele consegue organizar o seu próprio tempo e, de quebra, prova que presta atenção nos detalhes.

Essas características são importantes na construção de qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional.

Ser pontual mostra humildade

Ninguém vale a espera. Ninguém! Atrasar pode demonstrar que você se acha superior ou bom demais e que, por isso, os outros não estão perdendo tempo em esperar por você.

Por outro lado, chegar na hora é sinal de respeito e humildade.

Certa vez, um amigo do meu pai, sócio de uma grande agência de publicidade em São Paulo, relatou o total descaso do gerente de marketing de uma multinacional: ele o fez esperar cerca de 2 horas para ser atendido.

Como resultado, ele foi demitido algumas semanas depois.

Não importa o quão grande você acredite ser – ou o quão grande você realmente é – a pontualidade demonstra seu profissionalismo.

Ser pontual mostra respeito

Atrasar é ser egoísta, é colocar os seus problemas e desejos na frente e esquecer dos outros. Você quer um minuto extra para fazer algo mas, ao ganhar esse minuto, você tira um minuto do tempo de outra pessoa.

Atrasar é uma forma de roubar

Não estamos dramatizando: quando você faz uma pessoa esperar, você rouba minutos do tempo dela que ela não vai poder recuperar.

Para conseguir estar em determinado momento na hora combinada, a outra pessoa também fez pequenos sacrifícios: acordou cedo, reduziu o treino na academia ou passou menos tempo com os amigos, pais ou filhos. Ela conseguiu ser pontual, quem é você para não conseguir o mesmo?

Atrasar atrapalha as experiências das outras pessoas

Chegar atrasado para um filme, por exemplo, e entrar na sala durante a sessão altera a experiência de quem chegou na hora e quer ver o filme com tranquilidade.

Entrar na sala de aula depois que o professor já começou a passar a matéria, atrapalha o raciocínio do professor e a atenção dos alunos que não atrasaram.

Transfira esse sentimento para outras esferas da sua vida e você vai perceber o quanto a falta de comprometimento é desagradável.

Atrasar afeta suas relações

Quando você se atrasa – ainda mais se esse atraso for freqüente – você faz com que a outra pessoa se sinta desvalorizada. É como se ela não fosse tão importante quanto as outras coisas que você tinha para fazer e que causaram o atraso.

O convidado te esperando no aeroporto, a garota te esperando sozinha na mesa do restaurante, a criança sentada no pátio da escola observando as outras crianças abraçando os seus pais. Essas pessoas merecem o sentimento de inferioridade? Não. Então, repense.

Atrasar é estressante e bagunça a sua vida

Você pode perder um emprego, perder a chance de ser contratado, perder um avião, perder o trem, perder uma namorada ou perder a consideração dos seus filhos. Atrasar não é ruim apenas para quem espera, também é péssimo para quem atrasa.

Esse estresse gerado pela correria constante pode te fazer bater o carro, por exemplo, e mexer com a sua tranquilidade.

A vida já é bem complicada, pra quê piorar a situação? Cultivar a pontualidade é essencial para simplificar a sua rotina.

Então, se ninguém morreu ou foi parar no hospital, não se atrase.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »