Depressão masculina: como tratar e conviver com este mal

Saiba quais estratégias tomar para gerenciar a doença da alma

Você já conheceu aqui os sintomas do mal que atinge, só no Brasil, quase 10 milhões de homens. Enquanto a maioria do sexo masculino pode até admitir que sua vida ‘está sem graça’, são poucos deste grupo que reconhecem que há algo de errado com suas emoções. O resultado se dá no número assustador de causas 4 vezes maior de suicídio entre homens do que mulheres.

+ Depressão: como reconhecer este mal no homem
Confira alguns relatos de depressão masculina

Se você veio aqui em busca de uma solução mágica, preciso dizer que não há. Assim como diversas coisas podem levá-lo ao mal, tratamentos dos mais diferentes podem curá-lo. O primeiro passo para se lidar com o problema é reconhecer que se está com depressão e que essa é uma doença grave que requer cuidados específicos.

“Entender que esse é um problema que atinge uma grande porcentagem da população e que, apesar da seriedade com a qual deve ser encarada, se descoberta no início, a depressão pode ser tratada sem nenhum ou quase nenhum prejuízo à rotina do paciente”, aponta o psicólogo clínico Marco Antonio.

Antes de mais nada, precisa deixar o preconceito de lado e ser honesto com você para encarar esta doença. Tem que aceitar o que não pode controlar e agir sobre o que pode. Você tem que levar a sério a depressão, sem deixar que sua gravidade tire suas forças. Você tem que minimizar seus efeitos negativos, permitindo que pequenas coisas positivas façam você sair dela.

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 5

De antemão, já digo que a caminhada não é fácil. Muitas vezes você será duro consigo mesmo por suas falhas, outras vezes você vai chafurdar na auto piedade sobre a disposição tragicamente melancólica que te foi dada.

Confira abaixo alguns passos para conviver e te ajudar a sair da depressão. Ela é baseada em vivências de caras que passaram pelo mal com sucesso. Com o controle de sua mentalidade e práticas que moderem os efeitos negativos, você consegue lidar com períodos difíceis da doença.

Mude sua mentalidade sobre a depressão

Apesar de existir há milhares de anos, ela teve diversas formas ao longo dos tempos. Atualmente, é vista como uma doença física, assim como uma bronquite, diabetes ou dor de cabeça. O problema é que, por ser uma doença mental, muitas vezes não é só o doente que consegue atuar na cura do seu mal, ele precisa de outros ao lado para ter êxito.

Vitimar o doente e culpar só a doença também é um erro. Isso faz com que a depressão seja vista como um mal absoluto. Por estas razões, quando o black dog atinge alguém pode levar a sentimentos de desamparo e falta de esperança. É muito fácil se afundar em sentimentos de ansiedade e desânimo nestas horas.

O primeiro passo para encarar a doença é enxergar como algo natural, parte da vida e da evolução do homem. Momentos que pedem um retiro particular e compreensão. Ao invés de tentar matar o cão preto, o foco deve ser em como encoleira-lo.

Existem vantagens em ter depressão?

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 6

Enxergar os aspectos positivos do mal também é uma boa forma de diminuir o peso da doença. Confira alguns:

1# Avaliar com mais precisão o mundo através do realismo depressivo

Estudos mostram que pessoas melancólicas são melhores para avaliar com precisão o ambiente e ameaças em potenciais. Ou seja, você enxerga um caminho com mais discernimento do que ele pode trazer de benefícios e malefícios, ao invés de vê-lo somente pela ótica positiva.

2# Depressão proporciona um foco único

A depressão afasta a pessoa do convívio social, rompe com suas atividades normais e causa uma reflexão sobre tudo. Se o objetivo do foco é o clima sombrio, o efeito é bem prejudicial. Agora, se você canalizar seus pensamentos em algo particular – um problema pessoal ou profissional – o mau pode trazer resultados benéficos.

Basta lembrar que grandes personalidades da história sofriam de melancolia (Charles Darwin, Henry David Thoreau e Winston Churchill) e a doença serviu para realizar seus notórios trabalhos.

3# Depressão pode torná-lo mais introspectivo

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 4

Os que sofrem de depressão tendem a ficar mais reservados e seletos, são mais propensos a introspecção. Com um sofrimento mais intenso em sua vida, eles ganham mais sabedoria e discernimento sobre a condição humana e podem ter mais empatia sobre os problemas e as lutas dos outros.

É muito mais fácil confiar em uma pessoa melancólica e em seus conselhos do que em uma pessoa extremamente otimista que vê o mundo como um mar de rosas. Ela pode não entender o momento difícil pelo qual você está passando.

Basta ver a gama de artistas que usam da melancolia e privação para se tornarem verdadeiros gênios. É fato que o mal pode levar ao suicídio, mas se você canalizar da maneira certa, pode ser uma fonte de inspiração.

Não há uma solução mágica

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe uma solução mágica para a doença. Tomar um remédio e fazer meia dúzia de sessões não vai extinguir a depressão de dentro de você.

Assim como vários fatores trazem a doença ao seu organismo, é com a mudança de mentalidade e adoção de um estilo saudável de vida que você vai ver, aos poucos, essa mancha ir diminuindo no seu cotidiano.

Procure ajuda médica

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 2

Ao encontrar os sintomas da doença, a dica é que você procure ajuda médica para esclarecer suas dúvidas, que pode ser de um psiquiatra ou psicólogo (às vezes até os dois), dependendo da gravidade do problema.

“É necessário procurar atendimento psiquiátrico visando algum remédio que auxilie no equilíbrio necessário entre os neurotransmissores/hormônios, que ficam em desequilíbrio nesse período. O auxílio de um psicólogo através da psicoterapia busca restaurar o equilíbrio emocional, dar suporte e entender as causas que levam ou que levaram à depressão”, revela Marco Antonio.

Faça exercícios físicos

Se existe um conselho que eu possa te dar antes de você recorrer a qualquer remédio é que você faça exercícios. Inúmeros estudos têm demonstrado que o exercício físico é tão eficaz quanto antidepressivos no tratamento do mal.

Pesquisas mostraram também que as pessoas que se exercitam são cerca de 3 vezes menos propensos à recaída em depressão ao longo de um ano, do que aqueles que tomam medicação sozinha. Isto porque, além de ser livre, os efeitos colaterais são 100% positivos não só para seu corpo, como para a mente.

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 10

A atividade física aumenta a endorfina – analgésico natural para o humor – e aumenta a norepinefrina – neurotransmissor que melhora o humor. Além disso, o exercício estimula o crescimento de novas células cerebrais, neutralizando a depressão de neurônios danificados e efeitos de encolhimento do cérebro.

Os benefícios atingem campos que, embora não sejam diretos, influenciam no Black Dog. Aumentam a confiança, disciplina e força de vontade. A recomendação é fazer de 3 a 5 vezes por semana, dedicando até 1 hora por dia da atividade.

Para quem não tem dinheiro, o simples caminhar ou corrida já proporciona benefícios a médio e longo prazo.

Conviva com a natureza e tome mais sol

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 8

Um estudo realizado no Japão apontou que, depois de 20 minutos de caminhada na floresta, os participantes tiveram ‘menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca, pressão arterial, atividade do nervo parassimpático maior e atividade do nervo simpático menor’ do que aqueles que fizeram a atividade na cidade.

Traduzindo para os leigos: andar na floresta aumentou não só o vigor físico, mas diminuiu os sentimentos de raiva, ansiedade e depressão. Por isso que a doença prevalece em áreas urbanas.

A luz também desempenha um papel importante para aliviar a depressão. A vitamina D causada pelos raios solares no organismo não só melhora o humor diretamente, como aumenta os níveis de testosterona que, por sua vez, melhora o humor.

Faça treinos em meio a natureza, vá a um parque se exercitar, faça um piquenique no parque, vá acampar ou para a praia. Os efeitos benéficos do ato podem durar até meses.

Eleve sua testosterona

Homens com níveis baixos de testosterona têm mais risco de aumentar a depressão. Isso acontece porque a testosterona estimula a produção de dopamina, que por sua vez eleva o humor. Cuidado especial com a alimentação, se exercitar regularmente e mudar seu estilo de vida são coisas que aumentam o hormônio masculino no corpo.

Saia da rede social e viva o mundo real

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 11

O número de depressivos na nossa sociedade contemporânea tem aumentado significativamente. Uma das causas que levaram a isto é a falta de convívio real e o isolamento em que as pessoas vivem.

Estreitar as amizades, o convívio com a família, ter alguém com quem conversar e desabafar são atos essenciais para quem quiser sair da depressão. Principalmente depois de sofrer com uma perda dolorosa, como separação, ser demitido ou perder um ente querido.

Priorize os relacionamentos saudáveis, saia da rede social e vá conviver com pessoas no mundo real. Deixe de lado as pessoas negativas e que te colocam para baixo.

“Outra atividade que eu costumo sugerir nesses casos é o início de alguma atividade voluntária, qualquer que seja ela. A possibilidade de ajudar algum outro em necessidade pode ajudar o depressivo a se perceber ainda capaz, e a ver seus problemas em perspectiva. Ajudando-o assim a se fortalecer”, indica o psicólogo Marco Antonio.

Alimente-se melhor

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 12

Parece brincadeira, mas aquilo que você come pode influenciar diretamente no aumento da sua depressão. Pessoas com uma alimentação pobre – comida frita e industrializada, carboidratos refinados e carnes processadas – tinham muito mais sintomas de depressão do que indivíduos com uma dieta mais saudável e equilibrada.

Alimentos naturais, integrais como ovos, carne, legumes e frutas auxiliam no processo. Tire os refinados e o junk food da sua vida.

Durma melhor

O sono afeta não só nossa saúde física, como a mental. Noites mal-dormidas aumentam o estresse e podem deixá-los mais melancólicos. Tanto que a insônia é um efeito colateral comum da depressão. O excesso de sono também é um dos indicativos da doença.

O recomendado é que o adulto durma entre 7 e 9 horas diárias.

Busque a fé e a meditação

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 13

Muitas vezes a aproximação com a fé, espiritualidade, pode ser benéfica. Independentemente do tipo de religião ou crença que se tenha, geralmente esse é um aspecto que pode promover, para aqueles que creem, aceitação e conforto.

A meditação também pode ser positiva nestas horas. Pesquisas comprovam que a prática pode ser tão eficaz quanto antidepressivos no tratamento do mal, com o aspecto positivo de não ter efeitos colaterais da medicação.

Os investigadores acreditam que a meditação ajuda a conter a depressão tanto pela redução da atividade na amígdala – a parte do cérebro que regula a resposta ao estresse – e reduzindo a atividade na rede de modo padrão do nosso cérebro – uma área do cérebro que está ligada a sentimentos de infelicidade.

Então, se você acredita em Deus, apegue-se com o seu. Caso não tenha um, cultive a meditação por 10 minutos ao dia.

Explore a positividade

Depressão masculina como tratar e conviver com este mal 9

Depressivos tendem a ser pessimistas sobre a maioria das coisas. Com doses homeopáticas, pode até ser uma vantagem, mas o excesso te empurra para mais fundo no poço.

Deixe de lado o rabugento que existe em você e explore a positividade com pequenas ações diárias. Pode ser desde acompanhar um belo pôr do sol, receber um abraço de um filho (ou de uma pessoa querida) ou comer um prato predileto. Custa pouco ter momentos alegres e estes serão seu impulso para uma vida melhor.

PS: Este texto é um fruto de pesquisa de um jornalista que procurou as melhores dicas que possam melhorar a vida daqueles que sofrem do mal. Use-o como informação, mas não esqueça de pedir informações adicionais ou recorrer a um profissional de saúde mental capacitado.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »