Conheça os 7 princípios do Bushidô, o código de honra dos samurais

Seguir o bushidô é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade.

“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.” – Miyamoto Musashi

Existe um motivo pelo qual os samurais são lembrados até hoje. Além de um grande exemplo de força e disciplina, os guerreiros seguiam uma código de honra e conduta que deveria ser ensinado até hoje: O Bushidô (武士道) ou “O Caminho do Guerreiro”.

Este código de ética dos samurais tinha, para os guerreiros, mais força que as próprias leis do Japão. Ele era transmitido oralmente e todos os clãs de samurais o seguiam. Para quem seguia o Bushidô, o objetivo da vida de um era uma morte honrosa.

Reprodução

Acontece que, por quase oito séculos, os clãs de samurais estavam constantemente entrando e saindo de conflitos e guerras. Por isso, era preciso viver cada momento como se fosse o último. Tudo tinha de ser feito com o máximo empenho.

Apesar de ser um conceito muito antigo, muitos dos princípios do Bushidô poderiam ser adotados no nosso dia-a-dia para levarmos uma vida melhor, mais justa e nos tornarmos homens melhores.

Conheça os 7 princípios do Bushidô, o código de honra dos samurais:

義 Gi – Justiça

Reprodução

Esta regra diz respeito à integridade. Você deve acreditar que a justiça não é algo que é praticado pelos outros, mas algo que você respeita todos os dias. Deve ser honesto sempre e tomar suas decisões baseadas naquilo que é certo e justo para as pessoas ao seu redor.

勇 Yuu – Coragem

Viver é arriscado e perigoso. Ficar escondido não é a melhor maneira de encarar a vida. Você deve se esforçar para viver ao máximo e intensamente. Mas ser corajoso não é ser um idiota. Você deve ter inteligência e cautela por trás de seus atos.

仁 Jin – Compaixão

Um samurai treina arduamente para fazer o bem. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

礼 Rei – Respeito

Reprodução

O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Ele deve ser cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata os outros os seu redor.

诚 Makoto – Honestidade

Mentir é um ato covarde e desonroso. Quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. Nada vai impedi-lo de cumprir uma promessa.

名誉 Meiyo – Honra

O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo.

忠 Chuu – Lealdade

Um samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel.

Conheça o Guia Definitivo para Não Quebrar a Cara

Descubra agora como finalmente parar de sofrer por amor!

Uma boa maneira de adquirir inteligência emocional e aprender com os seus próprios erros é ler sobre o assunto e se conhecer através das palavras de terceiros.

Ao ler e expandir a sua mente, você consegue elaborar auto-crítica e até analisar os próprios comportamentos.

O Edson Castro e o Leonardo Filomeno, criadores do Manual do Homem Moderno, acabaram de publicar um livro para te ajudar neste processo. O Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) reúne os melhores conselhos, toques verdadeiros que dispensam palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas.

Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso