Seria simples dizer “ignore quem não bota fé no seu trabalho”. Mas a gente sabe que as coisas não funcionam desse jeito.
Muitas vezes, quem não acredita naquele seu projeto é sua mãe, seu pai, seu melhor amigo ou seu colega de trabalho.
Você tem planos para morar fora do país, já está com praticamente tudo planejado mas, na hora que conta para os seus pais, eles não parecem tão empolgados assim com a ideia.
Em uma conversa com os amigos mais próximos, você resume um novo projeto que tem em mente: a criação de um site ou a compra da franquia de algum restaurante.
Eles reagem com insegurança e demonstram preocupação pois não acreditam que seus planos vão resultar em algo positivo.
E aí? Como vencer quando essas pessoas não acreditam em você?
É importante saber, antes de tudo, diferenciar as preocupações reais daquelas alimentadas pela inveja.
Você sabe quem é seu amigo de verdade e quem quer seu bem, você sabe – ou deveria – se a sua namorada realmente te ama e torce pelo seu sucesso ou se ela quer, de alguma forma, ser superior.
Se esse for o seu caso, já passou da hora de terminar esse namoro. Ah! E amigos que não torcem pelo nosso sucesso não são nossos amigos.
Pronto, agora que você separou o joio do trigo, saiba que essas pessoas queridas por você podem duvidar do seu sucesso por vários motivos: preocupação excessiva, medo de você falhar e se decepcionar, incertezas geradas por um histórico não muito favorável, enfim, as causas podem ser variadas.
Para vencer, independente da crença dos seus amigos e familiares, aqui vão algumas dicas:
Você não precisa da aprovação deles para ser bem sucedido
Desde sempre, a gente acredita que nossa identidade deve ser moldada pelas necessidades e aprovação dos outros. Primeiro, queremos alcançar a aprovação dos nossos pais, depois, dos nossos amigos na escola, depois, do nosso chefe e namorada.
Você já reparou que, quanto mais velhos ficamos, mais parecemos precisar da aprovação dos outros? Essa teia de insegurança nos prende na opinião dos outros e, muitas vezes, nos impede de seguir em frente.
Então, pergunte para si mesmo: o que faz a aprovação deles mais importante do que a sua própria aprovação?
Muitas vezes, é óbvio, precisamos da aprovação quando existe um objetivo em comum, como um relacionamento ou um trabalho.
Mas se você conseguir separar as situações em que a aprovação e a opinião alheia são realmente importantes daquelas em que apenas a sua vontade basta, você já vai estar mais perto do sucesso.
Você enxerga as coisas de um jeito diferente, mas isso é bom
Você já se sentiu meio deslocado no mundo? Como se só você conseguisse enxergar as vantagens de tomar determinada atitude quando ninguém mais enxerga?
Por outro lado, você já sentiu que faz determinadas coisas apenas para se encaixar em padrões? Seja honesto consigo mesmo: você assiste aquela série e diz gostar dela porque realmente gosta ou porque todo mundo está assistindo e você não quer ficar de fora?
Você quer prestar determinado curso no vestibular por vontade própria ou para ganhar um salário melhor e fazer a vontade dos seus pais?
Não tem problema se você tomar essas decisões desde que elas sejam conscientes e não atrapalhem seus reais desejos e ambições.
Não há problema algum em enxergar tudo de uma forma diferente. Abrace essa característica e, ao fazer isso, vai ser mais fácil aceitar que as pessoas ao seu redor talvez não enxerguem sucesso no mesmo caminho que você enxerga.
A responsabilidade pela sua felicidade é só sua
Você precisa enxergar além da falta de aprovação. Além das palavras que te tiram a sua coragem, além do frio na barriga, além dos milhares de motivos para algo não dar certo.
Você tem um plano? Você traçou uma meta? Você acredita? Então veja o seu plano se concretizar, tenha isso em mente em vez de pensar, todos os dias, nas coisas que podem dar errado.
Eu não preciso citar aqui as dezenas de histórias onde vencedores foram desacreditados, ídolos da arte e da tecnologia foram ignorados no começo de carreira, foram chamados de loucos.
Você pode errar, pode ser que seu plano não dê certo mas e daí? A sua vida não vai acabar por causa disso.
Você pode acabar perdendo algum dinheiro – por isso, é importante ter uma reserva para qualquer investimento ou projeto que tenha em mente, mas você ainda tem o resto da sua vida para apostar de novo em outra coisa, não tem?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso