Como faço para ter novos amigos?

amigos1

A amizade não segue uma fórmula matemática para acontecer. Não se faz amigos do dia pra noite e não se engane com o mundo de aparências das redes sociais. O número de contatos que você tem no Facebook não dá nenhuma medida do seu nível de proximidade e afeto com as pessoas.

Contudo, é sempre positivo conhecer pessoas novas que possam agregar coisas positivas ao seu círculo social. Quem sabe, buscando diferentes ambientes e novos vínculos, não surge um amigo ou amiga em potencial?

A faculdade

Faculdade

A faculdade/universidade é um dos melhores ambientes para conhecer novas pessoas e fazer amigos. Você passará anos e anos com a mesma turma e poderá planejar viagens, sair pra balada, pra comer, combinar a santa cerveja de cada dia… Mas precisa estar aberto a tudo isso e não se fechar no seu canto.

A variedade de gostos, personalidades e ideias permitem que você conheça gente de todo tipo. Procure também se envolver em projetos que reforcem sua presença no ambiente da faculdade/universidade, como centros acadêmicos e atléticas, por exemplo.

Viajou sozinho? Vá de hostel

Hostel

Não pense que viajar sozinho fará com que sua experiência seja extremamente solitária. Se for fazer uma trip, se hospede em um hostel.

É o tipo de ambiente em que você conhece pessoas (do mundo todo, inclusive) e que torna sua viagem muito mais legal, pois podem combinar passeios em conjunto, além da própria convivência no hostel.

Se conheceu gente boa nesse tipo de experiência, mantenha o contato mesmo que a distância. As redes sociais ajudam muito nesse quesito, mas não podem ser o único meio de convívio entre vocês – ela é só uma forma de se manter conectado.

Pós-graduação e cursos

portugues

Mas existe diferença entre a faculdade e uma pós ou curso de línguas? Claro que sim. Na faculdade você está muito mais presente no ambiente acadêmico e o contato com as pessoas que formam sua turma é bem mais frequente.

Porém, cursos de pós-graduação e de línguas podem oferecer boas possibilidades de conhecer gente bacana e estreitar os laços com elas. Se encontrar um grupo legal, procure não restringir o contato apenas à sala de aula – marquem saídas depois das aulas, combinem uma cerveja, etc.

Esteja aberto a conhecer o amigo do amigo

amigos

Existem pessoas que não conseguem se relacionar com o amigo do amigo. Simplesmente porque têm personalidades diferentes ou porque sentem ciúme ao ter de “dividir” a amizade. E isso é uma grande besteira.

Ao conhecer melhor essas pessoas, você poderá perceber que tem mais em comum com elas do que pensa. Então dê uma chance ao amigo de seu amigo, pois ele pode se tornar alguém que faça bem a você e, quem sabe, possam construir uma amizade a partir dessa quebra de barreiras.

O trabalho

profissionais

É possível criar amizades no trabalho. Mas cuidado, pois nem todos que sorriem pra você no ambiente profissional querem o seu bem.

Há muita gente querendo prejudicar os companheiros de trabalho, especialmente em áreas nas quais a competitividade é uma das principais ferramentas para quem quer crescer na empresa ou negócio.

Então fique esperto, porque existe gente boa no seu ambiente de trabalho com quem você pode criar vínculos fortes de amizade, mas saiba filtrar bem para não se decepcionar com os oportunistas.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »