Casar ou comprar uma bicicleta?

Chegou a hora do vai ou racha!

Aí a idade chega e com ela uma certa epidemia matrimonial começa a te cercar, com amigos de longa data partindo para a vida a dois, conhecidos largando a condição de solteiros convictos para um projeto de filhos enquanto isso você mantém aquela relação confortável com a parceira, cada um no seu canto e a liberdade e flexibilidade do namoro em comum.

Embora ainda não tenha passado pela sua cabeça, é muito provável que na da sua companheira (e toda a sua família e a dela) já tenha imaginado aquele dia especial em que você estará no altar, esperando ao som da marcha nupcial a sua parceira de véu branco, com todas as pompas que a situação permite (pode ser cafona, mas relacionamentos tendem a ser cafona…)

Esse texto é para quem inevitavelmente caminha para esta situação e ainda não se decidiu se está pronto para o ‘Felizes para Sempre’. Aquele que está entre escolher um domingo de churrasco e futebol com a galera ou um final de semana inteiro em casa, debaixo das cobertas com uma pessoa especial ao lado. É para aquele que está na concessionária e pode escolher entre um esportivo para dar carona a uma gata qualquer ou optar por um sedan mais espaçoso para a família. Enfim, é a famosa escolha entre colocar um anel dourado no dedo ou decidir comprar uma bicicleta.

O post surgiu de matérias que fiz, entrevistas e reflexões sobre o momento de vida que estou passando. Confira os pontos a se levar em conta na hora de vestir o uniforme dos casados para saber realmente em que lado pretende jogar, honrar a camisa e correr para o abraço!

Realmente é o momento certo?

Quando elas saem à caça

Com a emancipação feminina, elas retardaram a idade de caçar um macho reprodutor. Mas cuidado! Nenhuma mulher ganha a alcunha de balzaquiana (chega aos 30) sem tentar amarrar pelo menos meia dúzia de vagabundos sem critérios nenhum. Se você encontrou alguém nessa fase (entre 28 e 31 anos), pense bem se você é o homem pra vida dela ou ela está usando-o como um estepe para as horas de aperto. Lembre-se da célebre frase do cheiro do ralo “Se você vacilar, os convites vão parar na gráfica”.

Casamento requer responsabilidades

Com mais tempo para pensar, os relacionamentos com maior fragilidade não têm fôlego por muito tempo. Além disso, a facilidade jurídica instituída pela lei do divórcio rápido aumentou, consideravelmente, a separação dos casais. Assim, estar junto por muito tempo não significa mais estabilidade, ainda mais quando não se mora no mesmo teto. Tenha isso em mente quando for deixar mais sério aquele longo namoro.

Porquê casar?

Casados fazem sexo mais e melhor

Sabe aquele mito de que casar faz você diminuir sua vida sexual? Ele é uma furada. Apesar de relacionamentos intercalarem curtos e longos períodos sem sexo, a atração física e química são ingredientes essenciais da maioria dos relacionamentos. Os estudos realizados pelos Centros de Pesquisa de Opinião Nacional, na Universidade de Chicago, EUA, apontaram que um casal abaixo de trinta anos faz sexo, em média, 112 vezes por ano. Essa pesquisa contraria ditos populares, já que a média dos solteiros na mesma idade é de 69 vezes.

Casado tem mais saúde

Estudos canadenses afirmam que o homem casado chega a viver até sete anos a mais do que um solteiro. No caso de depressão, por exemplo, a Universidade de Ohio, nos EUA, comprovou que a união estável aumenta a saúde mental, especialmente em pessoas que sofrem de depressão. Como o homem não é muito de se preocupar com a saúde, a parceira ajuda, e muito, nessas horas.

Casados enriquecem mais rápido

Uma pesquisa realizada na Universidade de Ohio comprovou que, apenas pelo fato de se casar, a pessoa tem um aumento médio de riqueza de cerca de 4% ao ano. Além de diminuir os gastos com moradia e alimentação, o mesmo estudo comprovou que a divisão de tarefas da união estável dobra a riqueza da pessoa em relação à condição de solteira.

Quando mais velho, melhor

Atualmente, a média de idade do primeiro casamento das mulheres é de 26 anos, já as que optam por investir na carreira profissional ou acadêmica, deixam a união para 30 ou mais. Isso gerou um impacto positivo sobre a estabilidade conjugal. O risco de divórcio diminui significamente quando se casa depois dos 25, pois os homens e mulheres têm a percepção clara de seus objetivos e interesses comuns, permitindo escolher uma parceira mais compatível.

Se escolheu esse barco, mantenha o convívio social

As relações adultas e modernas entenderam que os círculos de amigos são saudáveis para a relação e, cada vez mais, preservam-nas. Assim, as baladas podem ser substituídas por uma rica vida cultural. Outro ponto é cultivar alguns hobbies, como visitar famílias, ter muitos amigos, programar jantares, encontros e viagens.

Porquê não casar?

Quando a maturidade não vem com a idade

Os casais estão entendendo que precisam ter mais maturidade para encarar uma experiência amorosa real. Por isso, muitos homens que se encontram na zona de conforto (moram sozinho, com os pais ou tem uma estabilidade financeira), optam por não casar ou adiam esse projeto, por perceber que ainda não é o momento.

Casou, acomodou!

Três estudos nos EUA comprovaram que homens e mulheres ganharam peso depois que casaram e perderam peso quando terminaram o relacionamento. A tendência de grande parte dos casados é deixar de lado o cuidado com a aparência e aderir ao sedentarismo ao longo dos anos, ocasionando perda de interesse da parceira e até separação. Trabalhe o mantra, quem não dá assistência, abre concorrência.

Infidelidade

Levado pela liberdade sexual conquistada pelo público feminino e pelos métodos que auxiliam os homens com problemas de disfunção erétil, as pessoas adquiriram uma vida sexual muito mais ativa. Isso também influenciou no aumento da infidelidade de ambos os sexos. Uma pesquisa realizada por David C. Atkins, professor da Universidade de Washington, apontou em 2006 que cerca de 20% dos homens e 15% das mulheres com menos de 35 anos são infiéis.

Se a monogamia incomoda e você e sua parceira estão prontos para encarar um relacionamento aberto, essa pode ser a solução. Se não estiver preparado para isso, o recomendado e que escolha pela vida solteira.

A separação deixa você muito mais pobre

Se, porventura, você não fizer uma boa escolha, a separação pode causar o mesmo mal ao seu bolso. Os divórcios tendem a diminuir a riqueza pessoal em 77%. Ou seja, a dica aqui é escolher bem a parceira na hora de casar e permanecer casado.

– Quando o relacionamento sufoca

Um dos principais dilemas dos casamentos é o foco que o casal costuma dar para a relação, restringindo o círculo de amizades e aumentando a pressão sobre maridos e esposas para que eles sejam tudo para o parceiro. Sem esse convívio social, o casal fica muito mais propício ao estresse, desentendimentos e separação.

Ainda não é a hora?

Ainda não é a hora?

Caso você não se encontre no momento certo de subir ao altar, não encane! Comprar uma bicicleta é uma boa alternativa para ficar em forma, levantar o astral e ainda colaborar com o planeta. Com R$ 1 mil você já pode escolher uma boa magrela e deixar o seu carro na garagem. Já eu decidi unir o útil ao agradável, optei por casar com minha parceira e, de quebra, adquiri o modelo duas rodas não-poluente. Não me arrependo e recomendo!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »