Amigo de verdade não deixa o amigo dirigir bêbado

Você já conhece as estatísticas, você já ouviu histórias, você provavelmente conhece alguém que conhece alguém que foi atropelado ou atropelou outra pessoa por causa do consumo excessivo de álcool.

Você já conhece as rotas para fugir da blitz, você já sabe como desviar da lei seca, você acha que quatro latinhas de cerveja não são o bastante para prejudicar sua coordenação, o seu senso de direção, os seus reflexos.

Você já ouviu sua mãe falar, seu pai recomendar, sua avó pedir para você pegar um taxi, pedir carona. Você provavelmente já ignorou todas essas recomendações e, se não ignorou aquelas direcionadas para você, fechou os olhos para aquele amigo bêbado ao volante.

Você pode voltar seguro para a sua casa no banco de trás do Uber, mas o que vai acontecer com aquele seu amigo que bebeu demais e sentou no banco do motorista?

Pode ser que ele chegue em casa bem, tome um banho e durma; mas, também pode ser que ele atropele alguém no caminho, pode ser que ele bata o carro.

É difícil controlar seu amigo quando ele está bêbado? Nós temos algumas dicas para te ajudar. Afinal, amigo de verdade não deixa amigo dirigir bêbado.

Primeiro, pergunte

Muitas vezes, a simples pergunta: “você está bem pra dirigir?” já vai te dar a resposta que você precisa ouvir. Ele pode dizer que sim, mas seus gestos e linguagem corporal vão gritar o contrário. Se for o caso, siga os próximos passos.

Junte seus amigos

Não converse sozinho com o seu amigo, chame as outras pessoas que estão com vocês e, juntos, convençam ele de que é melhor chamar um táxi.

Se ele não concordar, chame um táxi mesmo assim.

Mantenha ele entretido

Enquanto o táxi não chega, não tire a bebida da mão dele (se ele não estiver caindo pelos cantos, é claro). Enquanto ele estiver distraído e com o copo na mão, provavelmente vai se esquecer de pegar o carro e ir embora. Então, quando o táxi chegar, você coloca ele pra dentro do carro.

Pegue as chaves

Ele pode ficar bem bravo com isso, mas é aquele velho ditado: “você está fazendo isso pelo bem dele”.

Gente bêbada raramente escuta a voz da razão. Então, o melhor a fazer é pegar as chaves do carro, mesmo que seu amigo fique extremamente irritado.

Existem maneiras de fazer isso sem que a pessoa perceba. Como o álcool vai estar falando mais alto, você pode pedir as chaves do carro para buscar mais cerveja ou comprar comida, por exemplo. Depois, é só não devolver.

Motorista da rodada

É melhor prevenir do que remediar. Em São Paulo, essa técnica funcionou assim que a Lei Seca começou a valer. Porém, com o tempo, as pessoas começaram a perder o medo e ela foi esquecida.

Se vocês vão sair de carro para beber, escolha alguém que não vai ingerir bebidas alcoólicas.

Essa atitude vai fazer a diferença.

Vá de táxi

Dividir um táxi ou um uber muitas vezes é mais econômico do que ir de carro para algum lugar e pagar o estacionamento.

Leve seu amigo para casa

Se a festa for na sua casa, deixe que ele durma lá. Se vocês estiverem em alguma balada, leve seu amigo para a sua casa e, se o carro for dele, diga que ele pode buscar o carro no estacionamento no dia seguinte.

É melhor encarar uma pequena discussão com seu amigo bêbado do que lidar com conseqüências irremediáveis depois.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »