10 filmes sobre futebol que você precisa assistir

Filmes sobre futebol

Levar o futebol para a tela do cinema não é uma tarefa fácil. Isso porque não é sempre que os atores têm intimidade com a bola, então fica difícil reproduzir com fidelidade os movimentos naturais do esporte. Alguns conseguem superar essa dificuldade, outros não.

Então, quando um filme sobre futebol é considerado bom, significa: 1) que o jogo em si foi muito bem tratado pelos protagonistas; 2) que a história conseguiu superar os problemas de filmar a bola rolando. Por um motivo ou por outro – quem sabe até pelos dois -, saiba quais são as películas boleiras que você precisa assistir.

À Procura de Eric (2009)

À Procura de Eric

Um dos filmes mais legais sobre futebol é “À Procura de Eric”, que conta a história de um simples carteiro inglês torcedor fanático do Manchester United. A vida de Eric não anda nada bem, mas seu grande ídolo Eric Cantona resolve aparecer durante uma alucinação do carteiro após fumar maconha.

A partir daí, Cantona aconselha Eric sobre os passos que ele deve tomar para colocar sua vida nos trilhos. E de fato as coisas passam a dar certo para o carteiro. Ou seja, Cantona foi um craque como jogador, como ator nesse filme e também como psicólogo nessa produção de 2009.

Goal! – O Sonho Impossível (2005)

Goal!

“Goal!”, de 2005, é daqueles filmes que encontra algumas dificuldades na filmagem das ações com a bola, com gols em chutes improváveis e alguns movimentos não tão precisos, mas a história bacana de superação do jovem mexicano Santiago Muñez compensa isso.

Morando nos Estados Unidos com a família após terem atravessado ilegalmente a fronteira do México, Santiago é observado por um olheiro e ganha um teste no Newcastle, da Inglaterra. As coisas não saem muito bem no início, mas uma reviravolta faz com que o garoto continue alimentando o sonho da glória no futebol. O filme tem duas sequências.

Fuga Para a Vitória (1981)

Fuga Para a Vitória

Para esse filme estar na lista, basta dizer que Pelé e Sylvester Stallone são dois dos personagens centrais do filme. E o ator de Rocky ainda é goleiro! Brincadeiras e fanfarronices à parte, “Fuga Para a Vitória” conta – à sua maneira bem particular – um episódio importante da história do futebol.

A história do filme é inspirada na ocupação alemã de Kiev, durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-jogadores do Dynamo formaram um time para enfrentar equipes de soldados alemães. Em um desses jogos, os nazistas executariam os jogadores caso perdessem para “o time da padaria”, o que de fato aconteceu com alguns. Na história adaptada, Stallone pega um pênalti. Épico!

Maldito Futebol Clube (2009)

Maldito Futebol Clube

Em “Maldito Futebol Clube”, o competente ator Michael Sheen interpreta o técnico Brian Clough, uma lenda do futebol inglês e bicampeão da Champions League com o modesto Nottingham Forest. Mas a história retratada no filme é muito menos glamourosa do que os anos de glória do treinador.

O enredo aborda a passagem de Clough pelo Leeds United, um dos grandes clubes ingleses no início dos anos 70. Com uma série de problemas para implantar sua filosofia no clube e no elenco, é demitido depois de 44 dias no cargo. Certamente, é um dos melhores filmes com a temática do futebol.

El Cinco (2014)

El Cinco

Patón Bonassiolle já é um veterano jogador de uma equipe que luta em categorias de acesso na Argentina. Sua carreira está bem próxima do fim, mas Patón não sabe o que fazer da vida depois que pendurar as chuteiras.

Nesse momento de necessidade o jogador parece redescobrir sua relação com a mulher, que o ajuda a pensar em algum caminho para o pós-futebol. Bem humorada, a história de “El Cinco” merece sua atenção como um dos filmes boleiros mais bacanas de se ver.

O Casamento de Romeu e Julieta (2005)

O Casamento de Romeu e Julieta

“O Casamento de Romeu e Julieta” é uma das coisas mais divertidas que já misturou cinema e esporte. Essa comédia de 2005 conta a união de Romeu, um corintiano doente, e Julieta, palmeirense fanática. Mais do que uma história sobre futebol, é também uma história sobre a cidade de São Paulo.

O curioso é que Marco Ricca, o ator que interpreta Romeu, é palmeirense na vida real. E Luis Gustavo, pai de Luana Piovani no filme com um papel de grande palmeirense, é são-paulino de coração.

Boleiros – Era Uma Vez o Futebol (1998)

Boleiros

Provavelmente a grande obra-prima brasileira do futebol nas telonas. Ex-jogadores se misturam a atores para contar histórias e apresentar personagens que fazem parte do cotidiano da bola. Uma obra agradável e com a qual é muito fácil para nós que amamos o esporte nos identificarmos.

A célebre frase de Lima Duarte para Marisa Orth está imortalizada no cinema nacional, na memória dos fãs do filme e também de corintianos e palmeirenses: “Minha senhora, a senhora não sabe o que é um Palmeiras x Corinthians”.

Metegol – Um Time Show de Bola (2013)

Metegol

De Juan José Campanella, mesmo diretor de “O Segredo dos Seus Olhos”, “Clube da Lua” e “O Filho da Noiva”, o filme “Metegol” conta uma agradável história de bonecos de pebolim que ganham vida nas mãos de Amadeo, um garoto que é muito bom no totó.

Junto de seus fieis escudeiros do pebolim e de alguns amigos, Amadeo precisa evitar que um tal de Ezequiel, jogador profissional de futebol e revanchista, tome conta da cidade na qual vive o jovem e sua turma.

Heleno (2012)

Heleno

Ídolo do Botafogo nos anos 40, o jogador Heleno de Freitas foi um dos primeiros e mais célebres boêmios do futebol brasileiro. Sua história é contada nesse bom filme de 2012, estrelado por Rodrigo Santoro, que precisou praticamente aprender a jogar bola para o filme pois nunca teve intimidade com a bola.

“Heleno” se passa em preto e branco e usa o futebol só como pano de fundo para mergulhar na biografia e na personalidade do craque temperamental. Um bom filme, que merece entrar na lista de boleiros do cinema que você tem que assistir.

Hooligans (2005)

Hooligans

O lançamento de “Hooligans”, em 2005, mexeu com o imaginário de muitos adolescentes e jovens adultos, que de alguma forma enxergam certo romantismo e naturalidade na violência que existe dentro do futebol. O West Ham, clube dos torcedores retratados na história, certamente ganhou fãs brasileiros com o filme.

Claro que no caso dos hooligans reais a parada é muito mais pesada, mas essa película explica um pouco – e de forma mais romântica mesmo – como funciona o universo dos violentos torcedores ingleses.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »