Cervejas Brasileiras premiadas no Mondial de La Bière Rio 2013

Estreando no Brasil, o Mondial de La Bière Rio 2013 divulgou a sua lista de vencedores desta edição. Eles fazem parte do MBeer Contest, o concurso realizado dentro do festival para eleger a melhor cerveja do evento. O destaque fica por conta de um resultado raro, um empate entre duas cervejas brasileiras, que ganharam a […]

Duas cervejarias ganharam a medalha de platina, a mais alta distinção do festival

Estreando no Brasil, o Mondial de La Bière Rio 2013 divulgou a sua lista de vencedores desta edição. Eles fazem parte do MBeer Contest, o concurso realizado dentro do festival para eleger a melhor cerveja do evento.

O destaque fica por conta de um resultado raro, um empate entre duas cervejas brasileiras, que ganharam a medalha de platina, a mais alta distinção do festival. Colorado Ithaca Oak Aged, produzida em Ribeirão Preto; e a mineira Wäls Petroleum, foram as vencedoras.

Curiosamente, o resultado eleva as duas cervejas a mais um degrau no ranking mundial, já que no último concurso do Mondial, em Mulhouse (França), ambas foram agraciadas com medalhas de ouro.

cervejas premiadas no mondial de la biere

Foi a segunda vez que houve empate no Concurso. A primeira foi no Canadá, explica Jeannine Marois, presidente do Mondial. Outros 13 rótulos foram premiados com medalhas de ouro. A cervejaria Wäls, de Belo Horizonte, conquistou, além da medalha de platina, outras quatro medalhas de ouro com a Stadt Jever, a Quadruppel, Trippel e Witte.

A Bodebrown, de Curitiba (PR), também ganhou quatro medalhas de ouro com a Black Rye IPA, a Hop-Weiss, a Tripel Montfort e a Cacau IPA, produzida em parceria com a cervejaria americana Stone Brewing Co.

cervejas premiadas no mondial de la biere 3

“Competir no Brasil aumentou nossa responsabilidade, mas a satisfação foi maior do que a conquista do ouro na França, porque fizemos uma cerveja ousada para um público exigente”, disse José Felipe Carneiro, um dos sócios da Wäls, para quem ganhar no Brasil teve um gosto especial.

Já Rafael Moschetta, gerente de marketing da Colorado, conquistou o que esperava quando inscreveu a Ithaca Oak Aged no concurso: a conquista da “tríplice coroa”, uma vez que a cervejaria ganhou medalhas de ouro este ano no Mondial do Canadá e da França, e agora no Rio.

Ele chama a tenção para o fato de que apesar do mesmo nome (Ithaca), a vencedora com concurso brasileiro é diferente, pois é envelhecida em barril de carvalho. Sazonal, ela só chegará ao mercado ano que vem, por R$ 60,00 a garrafa de 600ml.

cervejas premiadas no mondial de la biere 6

Coruja Labareda, da cervejaria de Porto Alegre; Nostradamus Dortmund, de Amparo (SP); Invicta Imperial IPA, produzida em Ribeirão Preto (SP); e Noi Nera, a única do Estado do Rio, produzida em Niterói, também voltam para casa com medalhas de ouro.

O resultado foi anunciado na sexta-feira, 15/11, pela curadora do festival internacional, Cilene Saorin, após decisão do júri, composto por três brasileiros – Kátia Jorge, Tataiana Spojis e Gustavo Miranda – e quatro convidados estrangeiros – Serge Noel, coordenador do concurso, os italianos Teo Musso e Giovani Campari, que divulgam a cultura cervejeira na terra do vinho; e o inglês Tony Forder, representantes da maior publicação norte-americana sobre cerveja.

Confira os vencedores do MBeer Contest Brazil 2013, no Mondial de La Bière Rio:

cervejas premiadas no mondial de la biere 5

Medalha de Ouro

Cerveja Colorado: Colorado Ithaca – Ribeirão Preto, Brasil
Cervejaria Coruja: Labareda – Porto Alegre, Brasil
Cervejaria Dortmund Lrda: Nostradamus – Amparo, Brasil
Cervejaria Invicta: Invicta Imperial India Pale Ale – Ribeirão Preto, Brasil
Cervejaria NOI: NOI Nera – Niterói, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Bodebrown Black Rye IPA – Curitiba, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Bodebrown Hop-Weiss – Curitiba, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Tripel Montfort – Curitiba, Brasil
Wäls – Cervejas Especiais: Stadt Jever – Belo Horizonte, Brasil
Wäls – Cervejas Especiais: Wäls Quadruppel – Belo Horizonte, Brasil
Wäls – Cervejas Especiais: Wäls Trippel – Belo Horizonte, Brasil
Wäls – Cervejas Especiais: Wäls Witte – Belo Horizonte, Brasil
Cervejaria Bodebrown / Stone Brewing Co: Cacau IPA, colaboração Brasil e Estados Unidos

Medalha de Platina

Cervejas Colorado: Colorado Ithaca Oak Aged – Ribeirão Preto – Brasil
Wäls – Cervejas Especiais: Wäls Petroleum – Belo Horizonte, Brasil

Fonte: Mondial de La Bière Rio

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso