15 Cervejas para as festas de Final do Ano

Reprodução

O fim de ano chega e, com ele, as festividades de Natal e Ano Novo. Mas, para quê você vai aderir ao vinho e champanhe se pode escolher cervejas artesanais para a ocasião? As cervejarias apostaram na data e oferecem rótulos especiais para celebrar as festas de fim de ano.

20 Cervejas IPAs que você precisa beber
30 Cervejas Belgas que você precisa conhecer

Para o Natal, essa tradição iniciou-se nos mosteiros europeus, onde os sacerdotes cervejeiros priorizavam os melhores ingredientes para comemorar o nascimento de Cristo. Como a culinária é diversificada e ampla, são vários os estilos que podem ser consumidos na ocasião, das tradicionais cervejas de trigo até rótulos belgas.

Já pensando no Ano Novo, o mercado conta com boas e variadas opções. O estilo que mais combina para a ocasião é o Bière Brut, fabricado pelo método champenoise, o mesmo pelo qual passam os grandes espumantes.

Mas, existem outros rótulos especiais que podem atender a data. Com edições especiais, receitas feitas exclusivamente para a data, ou mesmo rótulos de estilos que lembram bastante a acidez e adocicado do espumante.

Confira as nossas indicações de cervejas para as festas de Final de Ano:

Baden Baden Christmas Beer (5,5% ABV)

Baden Baden Christmas Beer

A cervejaria de Campos de Jordão lançou a sua nona edição temática de Natal. Trata-se da Christmas Beer, uma cerveja do tipo Ale, clara, com cor de palha e levemente frisante, que lembra champagne. Indicada para acompanhar pratos da época, como peru, carnes, panetones e frutas secas.

Compre aqui

Delirium Noël (10% ABV)

Delirium Noël

A famosa cervejaria belga produz um rótulo especial para a festa natalina. Com um potente teor alcoólico, tem aromas e sabores defumados, frutas vermelhas e levemente cítrica. Corpo médio alto, com o sabor doce disfarçando a graduação alcoólica. Combina com carnes vermelhas e aves.

Compre aqui

Anchor Christmas Ale 2012 (5,5% ABV)

Anchor Christmas Ale 2012 2
Tradição da cervejaria norte-americana, anualmente ela produz um rótulo exclusivo para o natal. Tem aroma de maltes tostados e torrados, castanhas e chocolate amargo. Sabor acompanha, com adição de café. Leve amargor.

Compre aqui

Eisenbahn Weihnachts Ale (6,3% ABV)

Eisenbahn Weihnachts Ale

No estilo Amber Ale, a cerveja é uma receita especial de Natal. Boa formação de espuma, com notas de caramelo, cravo e frutas cristalizadas. Final com amargor presente e alta carbonatação.

Compre aqui

Rochefort 8 (9,2% ABV)

Rochefort 8

A Trappistes Rochefort 8 é uma cerveja belga trapista, produzida pela Abadia de Notre-Dame de St. Remy. Começou a sua produção cervejeira em 1595. Apesar de não ser um rótulo especial para esta época do ano, vai muito bem com comidas natalinas, assadas e com temperos e condimentos intensos, como peru, tender e rabanadas.

Compre aqui

Bohemia Reserva (10% ABV)

Bohemia Reserva

Feita a partir de uma receita especial da Cervejaria, a Bohemia Reserva é complexa e intensa, envelhecida por mais de 12 meses. São 3.978 garrafas numeradas da safra 2012, em uma embalagem exclusiva confeccionada artesanalmente. Essa cerveja é elaborada com 5 tipos de maltes de cevada e lúpulos ingleses e americanos, resultando em uma cerveja encorpada, com notas amadeiradas e sabor de malte torrado.

Compre aqui

BrewDog Lost Dog (11,5% ABV)

Rochefort 8 BrewDog Lost Dog

A cervejaria BrewDog e a Lost Abbey se uniram para produzir uma Imperial Porter envelhecida em barris de rum. Cerveja complexa, ela possui notas de chocolate, frutas escuras, frutas vermelhas, avelã, madeira e rum. Cremosa com o presente dulçor do malte e final levemente seco. Vai bem com queijos brie, gouda, carnes defumadas e chocolate.

Compre aqui

Fullers Vintage Ale 2013 (8% ABV)

Fullers Vintage Ale 2013

Essa cerveja foi lançada em 1997 com a proposta de colocar no mercado durante 20 anos uma cerveja que reunisse a melhor safra do ano de maltes, lúpulos e o perfil de levedura, garantindo que esta seria a melhor cerveja possível do ano da cervejaria. Vai muito bem com pratos natalinos, como peru e carnes assadas.

Compre aqui

Estrella Damm Innedit (4,8% ABV)

Estrella Damm Innedit

Se a ideia é harmonizar com pratos no Ano Novo, este rótulo, criado em parceria com o renomado Chef Ferran Adrià, o sommelier Juli Soler e os mestres cervejeiros da Estrella proporcionam uma alternativa ao vinho, e muito versátil para harmonização de pratos. Tem aromas de especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. A segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática, frutada e floral, com notas doces no paladar.

Compre aqui

Duchesse de Bourgogne (6,2% ABV)

Duchesse de Bourgogne

Se você procura uma boa cerveja complexa para uma data comemorativa, esta é uma boa opção. A cerveja passa por envelhecimento em barricas de carvalho de até 18 meses. Com acidez bem pronunciada que lembra vinho, o aroma remete a cerejas, frutas vermelhas e o paladar faz um balanço entre a acidez e dulçor.

Compre aqui

Wäls Brut (11% ABV)

Wäls Brut

A cervejaria mineira também apostou no tradicional método champenoise em um de seus rótulos. A bebida oferece aromas que lembram vinho branco, com notas cítricas. Passou nove meses em cave para chegar ao produto final.

Compre aqui

Deus Brut des Flandres (11,5% ABV)

Deus Brut des Flandres
A mais famosa e lembrada cerveja deste estilo é belga. A garrafa é produzida na Bélgica e levada para a França, onde repousam nas caves. Oferece aromas herbais, como de manjericão. Uma bebida leve e complexa, que lembra bem vinho branco.

Compre aqui

Eisenbahn Lust (11,5% ABV)

Eisenbahn Brut

Este rótulo ganhou fama por ser a primeira cerveja brasileira produzida pelo método champenoise. Maturada durante 3 meses e produzida pelo método champenoise, a Eisenbahn Lust tem uma coloração dourada e uma boa formação de espuma. De baixa acidez, leve, muito refrescante e aveludada, tem um sabor incomparável. Seus aromas remetem à frutas frescas como damasco, pêssego e uva verde.

Compre aqui

Goose Island Sofie (6,5% ABV)

Goose Island Sofie

Uma cerveja com alma de vinho. O rótulo envelhecido em barris que antes abrigaram vinhos brancos é uma opção seca, ácida, refrescante e diferente para o fermentado. A bebida leva raspas de casca de laranja, proporcionando notas cítricas, além da picância da pimenta branca e do fundo de baunilha.

Compre aqui

Morada Double Vienna Brut (11,5% ABV)

Morada Double Vienna Blut

O novo lançamento da cervejaria Morada Etílica no estilo bière Brut foi feito em cima da Vienna Lager deles, proporcionando forte presença de lúpulo tanto no aroma como sabor. O resultado é uma bebida leve, seca, com aroma frutado e bem espumante.

Compre aqui

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »