8 Coisas para tornar o dia a dia com seu carro mais tranquilo

8 Coisas para tornar o dia a dia com seu carro mais tranquilo - Crédito: Shutterstock

Até quem consegue levar a vida bem de boa, acaba passando por momentos estressantes quando senta atrás do volante e encara o trânsito intenso das grandes cidades.

Mesmo aqueles que moram em cidades mais pacatas passam por situações estressantes ou vivem problemas causados justamente pelo veículo que deveria facilitar as suas vidas.

Existem algumas coisas podem tornar o dia a dia com o seu carro mais tranquilo. Se você não acredita, experimente:

Deixe comida dentro do carro

Deixe comida dentro do carro - Crédito: Shutterstock

Em um artigo publicado no site da Universidade de Harvard, especialistas apontaram que, em curto prazo, o estresse faz o cérebro produzir corticotropina, um hormônio que acaba com o apetite. Mas, se o estresse continua, as glândulas adrenais produzem cortisol, hormônio que aumenta a fome.

Então, para relaxar, mantenha sempre alguma coisa para comer por perto. Um pacote de bolachas ou uma barra de cereal já são alternativas suficientes para você se acalmar sem precisar parar em algum fast-food no caminho para casa e se entupir de gordura.

Abuse de aplicativos

Abuse de aplicativos - Crédito: Shutterstock

A tecnologia está aí para facilitar a nossa vida. Existem inúmeros aplicativos para deixar mais tranquilo o dia a dia com o seu carro! Por exemplo: um aplicativo com rotas alternativas é uma boa solução para fugir do transito e também variar o percurso e poder se distrair com outros caminhos, afinal, seguir a mesma rota sempre é bem maçante e não colabora em nada com o estresse.

Aplicativos com playlists gratuitas também podem te ajudar a ficar mais tranquilo, afinal, já é comprovado há um tempo que a música alivia, sim, o estresse. E esse efeito é potencializado quando você canta junto.

Aplicativos que apontam quais são os estacionamentos mais próximos e em quais há vagas também podem aliviar bastante a sua ansiedade em encontrar um lugar para parar, assim como aplicativos desenvolvidos para bloquear chamadas por determinado período enquanto você está dirigindo.

Quando possível, não dirija sozinho

Quando possível, não dirija sozinho - Crédito: Shutterstock

Dirigir sozinho pode ser ótimo pra limpar a mente e clarear pensamentos, muita gente curte pegar o carro e seguir sem destino quando precisa tomar uma decisão importante, mas, nas rotas do dia a dia e nas situações mais comuns, ter alguém no banco do passageiro é ótimo.

É bastante normal ficar inseguro e ter medo de ser assaltado mas, quando estamos com alguém do lado, experimentamos uma sensação de maior conforto e também temos alguém com quem conversar.

Desengate o carro quando você estiver parado

Desengate o carro quando você estiver parado - Crédito: Shutterstock

Parece uma dica simples, mas não é. Manter a perna em uma posição estressante para o músculo pode refletir diretamente no seu humor.

Se você usa carro automático, não experimenta esse problema mas, quem tem carro manual pode tirar o pé da embreagem e deixá-lo em ponto morto quando o trânsito estiver travado.

Quem dá essa dica é o clínico geral Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.

Fuja das notícias quando você estiver nervoso

Fuja das notícias quando você estiver nervoso - Crédito: Shutterstock

Se o trânsito já está parado e você vai demorar para chegar em casa, escute um programa de variedades ou coloque uma playlist mais tranquila.

Escutar notícias ou programas políticos quando você está nesse tipo de situação, apesar de tentador, é uma das piores coisas que você pode fazer quando quer fugir do estresse.

Ajuste o banco do carro!

Ajuste o banco do carro! - Crédito: Shutterstock

Você sabia que existe uma grande probabilidade do seu banco estar ajustado da forma errada? Existe todo um passo a passo sugerido pelo DETRAN para ajustar o banco da forma correta.

Inicialmente, pode parecer que ficar praticamente deitado no carro naquele estilo largadão é algo relaxante mas, fisicamente, não é, não. Além de ser mais estressante para o seu corpo, também é perigoso e compromete as suas reações no trânsito.

Para você ter uma ideia, a coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto! O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus, e a inclinação excessiva aumenta o risco de deslizar sob o cinto se você bater o carro, e o encosto reto demais deixa os músculos tensos e aumenta o desconforto.

Fique de olho no combustível

Fique de olho no combustível - Crédito: Shutterstock

Quantas vezes você já ficou sem combustível no meio do caminho, ou quantas pessoas você conhece que já passaram por isso? Não viva aquele estresse de encarar o ponteiro do tanque e perceber que precisa encontrar um posto urgentemente.

A recomendação é sempre abastecer o carro quando ele estiver com ¼ do tanque completo ou calcular o necessário para toda a semana logo na segunda-feira e, assim, já abastecer o necessário sem ficar se preocupando em parar no posto depois.

Se você abastece aos poucos, vai ficar sempre com uma pulga atrás da orelha e seu subconsciente vai continuar te informando que há algo de preocupante quando você entrar no carro, então, se programe com maior antecedência para se livrar desse desconforto.

Esteja sempre prevenido em caso de roubo

Esteja sempre prevenido em caso de roubo - Crédito: Shutterstock

Ninguém quer ser roubado, mas você dizer “não quero” não vai evitar um possível roubo, então, é melhor estar preparado. Invista na segurança do carro, use insulfilm, mantenha as portas trancadas, se você estiver sozinho ao se aproximar de um semáforo, o faça devagar e não fique muito tempo parado sem alguém por perto.

Invista também em aplicativos de rastreamento para carros para garantir que você vai conseguir encontrar o carro depois de um roubo. Assim, além da chance de você conseguir o seu carro de volta, você ainda não se sente tentado a reagir e protege a sua vida.

Essas são algumas dicas para tornar o dia a dia com o seu carro mais tranquilo! Afinal, ele é seu aliado e não um inimigo, você precisa estar seguro e confortável dentro dele.
Ituran Rastreadores - Crédito: Reprodução

A Ituran é uma multinacional israelense que atua no Brasil e em outros países, como Israel, Estados Unidos e Argentina no segmento de monitoramento e recuperação de veículos.

A companhia chegou ao país em 2000 e, desde então, cresce continuamente, contando com mais de 400 mil clientes ativos atualmente. A empresa já recuperou mais de 50 mil veículos, o equivalente a um patrimônio aproximado de R$ 2,5 bilhões.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »