Tudo que você precisa saber sobre a Catuaba

Créditos: Reprodução

A nova – mas antiga – carinha das noitadas e símbolo do carnaval 2016 é tipicamente brasileira e seus efeitos afrodisíacos, segundo uma pesquisa realizada pela Unicamp, seriam reais.

Se você acha que a Catuaba virou modinha agora e não merece respeito, talvez seja a hora de mudar os seus conceitos porque essa bebida já estampa bares e copos há bastante tempo.

A história

Créditos: Reprodução

A Catuaba é uma bebida brasileira preparada com os ramos, a casca da raiz e folhas de diversas plantas que popularmente levam o nome de catuaba.

Porém, quem achou que ela era feita de uva ou era alguma variação do vinho, também está certo. A bebida comercial mais conhecida, a “Poderosa Selvagem” que se toma por aí tem uma mistura de 16,5% de álcool com vinho tinto doce, extratos de catuaba, guaraná e marapuama.

Em meados de 2008, inclusive, a produtora da bebida foi vítima de uma ação em Minas Gerais que a obrigou a dissociar a ideia da melhoria na performance sexual com a bebida.

Mesmo assim, por efeito psicológico ou pelos traços de catuaba na Poderosa Selvagem, há quem garanta que a libido aumenta logo no primeiro copo.

As características

Reprodução

Os índios Tupi têm usado a catuaba como afrodisíaco há muito tempo. Como ninguém conseguiu relacionar qualquer efeito nocivo ao uso da erva, seus efeitos colaterais são mínimos. Indústrias farmacêuticas nos EUA e na Europa, inclusive, consideram a catuaba como um excelente antibacteriano e antiviral!

Já a marapuama, outro ingrediente presente nas bebidas comerciais, foi testada no Instituto de Sexologia de Paris no início dos anos 1980. O estudo funcionou da seguinte forma: a planta foi administrada para servir dois mil pacientes por dez dias e, ao final do período, foi comprovada uma melhora significativa da libido em 60% dos pacientes.

A pesquisa com coelhos

Créditos: Reprodução

Todos os sites e matérias que falam sobre a pesquisa da UNICAMP não incluem dados e nem fontes para a consulta.

A pesquisa é sempre citada como o principal embasamento para quem acredita no teor afrodisíaco da Catuaba, mas a tese, divulgada na biblioteca digital da Unicamp, reúne quatro plantas medicinais que, em conjunto, levam o nome de Catuama: Tríchílía catígua (catuaba), Paullínía cupana (guaraná), Ptychopetalum olacoides (muirapuama) e Zinziber offícinalis (gengibre).

Para acessar a publicação, realizada em 1998, é preciso criar uma conta na biblioteca. Porém, em resumo, a tese afirma que: “Investigações futuras serão necessárias para o esclarecimento completo do mecanismo de relaxamento induzido pela Catuama e componentes, em coelhos e humanos”.

Entretanto, o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) João Calixto, que estuda uma variedade da erva vinda da Bahia, explica que ela tem propriedades vasodilatadoras e isso facilita a ereção, mas, mesmo assim, ela não é capaz de atiçar os ânimos sexuais: “Não foram observados poderes estimulantes, mas propriedades antidepressivas e analgésicas”.

Calixto coordena testes para fabricar remédios contra a depressão a partir do vegetal.

Drinks com catuaba

Créditos: Reprodução

Quer variar a forma de consumo e experimentar receitas impressionantes – já que ninguém acreditaria que algum drink ficaria bom com Catuaba?

Selecionamos algumas opções extremamente baratas e práticas para você surpreender seu paladar e seus amigos:

Orgasmo

A típica bebida não leva Catuaba, mas, como o nome é bem sugestivo, vários bares já estão adaptando o drink e incluindo a selvagem na composição.

Misture 20ml de vodka, 1 colher de sopa de amendoim torrado, 20ml de leite condensado e 10ml de catuaba. Coloque gelo a gosto e pronto! A receita foi divulgada pelo Buzzfeed!

Catu Tônica

A versão abrasileirada da Gim Tônica mistura três partes de catuaba para cada parte de água tônica. Se você quiser variar, pode incluir frutas cítricas como laranja ou tangerina.

Caipirinha Selvagem

Divulgada pela página Mais Receitas, a caipirinha com catuaba é bem fácil de fazer, basta, em um copo de vidro grande, picar 2 limões em rodelas bem finas, amassando-os com o açúcar, e acrescentar o gelo e a catuaba!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »