Tudo que você precisa saber para curar a ressaca

Veja quais alimentos podem aliviar a bebedeira do dia anterior

Ano Novo, Carnaval, festa na empresa e, mesmo com as promessas na bebedeira anterior, você toma todas, acorda sabe-se lá onde e com uma puta ressaca.

Essa não foi a primeira e, provavelmente, não será a última vez que você vai passar por esta situação. Para amenizar os efeitos colaterais, desintoxicar seu fígado e trazer você de volta à vida, confira as maneiras eficientes (comprovadas na prática ou cientificamente) para curar a ressaca!

Água

água
Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor. Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas.

Água de coco

água de coco
A ressaca nada mais é do que um sinal forte de desidratação. Para acabar com ela, a água de coco é bem mais eficaz que a água. Isso porque possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido. A água de coco ainda tem açúcares, importantes na reidratação e nenhuma.

Banana

banana
O potássio é um dos que mais são eliminados durante a bebedeira, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

Sódio e Isotônico

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Como o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina durante a bebedeira, para curar a ressaca basta comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.

Comidas gordurosas

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Os alimentos gordurosos no jantar vão ajudar a revestir a sua barriga contra o álcool. Comida gordurosa gruda na parede do estômago e ajudar a desacelerar o processo de absorção do mesmo. Se você tiver a chance de fechar a noite com um pouco de comida gordurosa, é um método de prevenção da ressaca, mas se você perder a janela de prevenção, coma um pouco de bacon pela manhã.

Sprite

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Analisando 57 bebidas diferentes, incluindo infusões de ervas, chás e bebidas carbonatadas, pesquisadores da Sun Yat- Sen University, em Guangzhou, mediram os efeitos de cada bebida na ressaca. Enquanto alguns chás de ervas o amenizou o processo, prolongando assim uma ressaca, uma bebida gaseificada com o nome de Xue bi acelerou o trabalho da enzima. No resto do mundo essa bebida se chama Sprite.

Soro caseiro

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Outra solução para acabar com a desidratação causada pelo álcool é o soro caseiro. Adicione meia colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar a dois litros de água para ajudar o corpo a se recuperar.

Cafeína

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Ingrediente proibido após a balada, pois só vai te fazer ficar acordado mais tempo, uma boa xícara de café ou uma lata de Coca-cola pode fazer milagres na manhã seguinte. É que a cafeína aumenta a espessura dos vasos sanguíneos – contraídos por causa do álcool – e melhora a dor de cabeça. E ainda te dá uma acordada para começar o dia como se (quase) nada tivesse acontecido na noite anterior.

Taurina

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
A taurina é um ácido orgânico encontrado no fígado e também é um dos ingredientes de bebidas energéticas. Ela tem ação desintoxicante e pode até ajudar na regeneração do fígado! Como o álcool detona este órgão vital, pode incluir umas latinhas na geladeira para a manhã seguinte da bebedeira.

Oxigênio

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Aumentar o fluxo de oxigênio no corpo faz crescer sua atividade metabólica, acelerando o processamento das toxinas do organismo – adeus ressaca! Se você não é um mergulhador, com tanques de oxigênio à disposição, tente fazer alguma atividade física – futebol, corrida, natação, academia, sexo…

Brócolis

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
Para eliminar o etanal do seu fígado, não há nada melhor do cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

Missoshiro

Tudo que você precisa saber para curar a ressaca
A sopa japonesa feita com missô (um fermentado de soja, arroz e cevada) ajuda na reidratação do organismo da mesma forma que a água, com a vantagem de também conter bactérias fermentadas, enzimas e nutrientes que podem ajudar na digestão.

Fonte: Super Interessante e TecMundo

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »