O que faz uma cachaça ser boa

O que faz uma cachaça ser boa - Crédito: Companhia Muller

Todos os países têm a sua bebida tradicional. A Escócia tem o whisky, o México tem a tequila, e, aqui no Brasil, quem domina o título de patrimônio nacional é a Cachaça.

A bebida que por anos enfrentou o preconceito e até mesmo teve sua fabricação proibida, hoje chegou a um nível de sofisticação em seu processo que reflete todo o seu valor histórico e cultural. Mas como saber que uma cachaça é realmente boa?


Em parceria com a Reserva 51, resolvemos separar quais são os elementos de produção que fazem com que uma cachaça se torne tão premium quanto um bom whisky. Confira:

Escolha das mudas de cana

Escolha das mudas de cana - Crédito: Companhia Muller

Que é a cachaça é feita de cana, todo mundo sabe, mas você sabe qual o ponto certo para a colheita da mesma? No Brasil, a cana atinge o ponto máximo de sacarose entre junho e julho.

Além disso, o solo deve estar no pH ideal, que varia entre 4,5 e 6. Depois de ser cortada, ela deve ser moída no prazo máximo em 36 horas.

Destilação

Destilação - Crédito: Companhia Muller

Depois de fermentado, o caldo da cana é aquecido e o álcool é concentrado.

Como o álcool evapora primeiro que a água, ele se desprende e forma o que se chama “cachaça de cabeça”, que é muito forte e repleta de elementos não desejados. Conforme a destilação prossegue, cada vez mais água vai sendo adicionada à cachaça, formando uma camada onde quase não existe mais álcool. Essa parte é chamada de “cauda”.

Então para se ter uma boa cachaça, é necessário que os primeiros 10% da bebida (a cabeça) e os últimos 10% (a cauda) sejam eliminados para se ter garantia de ter um produto de alta qualidade.

Escolha dos barris de descanso

Escolha dos barris de descanso - Crédito: Companhia Muller

Logo após sua destilação, a cachaça pode ser engarrafada ou envelhecida em barris de madeira, onde acontecem reações químicas que dão novas propriedades à bebida.

A diferença do envelhecimento da madeira para o de metal, é que no primeiro existe a entrada de ar que faz com que o barril conceda para cachaça aroma, cor e sabor.

A Reserva 51, por exemplo, utiliza barris de carvalho americano, uma das madeiras que mais entrega extratos e componentes que vão dar aromas e sabores agradáveis para a bebida.

Cada um dos barris passa por processos térmicos para ganhar seu formato e por uma tosta de sua parte interna que carboniza alguns elementos químicos. Estes, no contato com a cachaça, são passados mais facilmente.

Isso faz com que ela se torne uma cachaça suave, com aromas amadeirados, notas de baunilha, chocolate e frutas secas. Agora, vamos falar da cachaça em si.

Pureza

Pureza - Crédito: Companhia Muller

Independente se a cachaça está em um copo ou ainda na garrafa, ela não pode ter impurezas ou partículas em seu líquido.

Se tiver algo flutuando em sua bebida, significa que o processo de produção ou armazenamento não foi higiênico. Uma boa cachaça, como a Reserva 51, é completamente límpida.

Vestígio

Vestígio - Crédito: Companhia Muller

Há um ditado que diz que “cachaça boa tem que chorar”. Isso porque uma boa cachaça é brilhante e com oleosidade. Quando agitada no copo, a bebida deve formar um rastro.

Se ela escorrer aos poucos em forma de lágrima, significa que você tem um produto de boa qualidade em suas mãos. Se a lágrima escorrer rápido demais, significa que a bebida tem uma graduação alcoólica baixa ou que a água foi adicionada de maneira incorreta à bebida.

Olfato

Olfato - Crédito: Companhia Muller

Aproxime o copo do nariz e sinta o cheiro da bebida. Apensar de ser alcoólica, uma boa cachaça como a Reserva 51 não tem um odor agressivo. Uma cachaça de qualidade não pode fazer arder vias respiratória, muito menos te fazer lacrimejar.

Além disso, você deve poder sentir outros aromas que não apenas o de álcool. O ideal é você conseguir identificar elementos que entreguem características daquela bebida que surgiram após o seu envelhecimento, como aromas doces, vegetais, frutados, entre outros.

Paladar

Paladar - Crédito: Companhia Muller

Coloque um pequeno gole da bebida na boca e faça com que o líquido percorra todos os cantos. Uma boa cachaça tem um toque aveludado e você consegue sentir um adocicado na ponta de sua língua e um pouco da acidez da bebida nas laterais da boca.

Além disso, a bebida não deve descer rasgando, muito menos queimar no estômago após ser ingerida. Tudo que ela deve deixar é uma agradável sensação de calor e conforto em sua boca.

Sobre a Reserva 51

A Reserva 51 é um produto diferente e único. Uma cachaça 100% envelhecida em barris de carvalho que alcança sua perfeição, pelo menos, após quatro anos de descanso. E graças a isso, suaves e sofisticadas notas se mostram presentes no produto final.

Todas as etapas de sua produção seguem rigorosos padrões de qualidade e preservação do meio ambiente, atestados pelas normas nacionais e internacionais.

Uma cachaça com excepcional equilíbrio entre aroma, sabor e cor que fez como que ela fosse premiada no Councours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection com medalha de Ouro em 2014, e Prata em 2015.

Seu sabor é rico, equilibrado, suave e aveludado, com notas aromáticas de baunilha, mel, frutas secas e chocolate. Aroma amadeirado, refinado e marcante.

Acesse o site e conheça a Cachaça Premium Reserva 51.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »