Aparelho ortodôntico: tudo o que você precisa saber
Por Sofia Py
O sorriso é a primeira coisa que se nota em você, e por isso muitas pessoas são inseguras em relação aos dentes. Mas tudo pode ser consertado!
Com o aparelho ortodôntico, você pode ter um sorriso digno de um comercial da Colgate. Mas antes de colocar, veja tudo o que você precisa saber:
Composto por bandas, fios e braquetes, esse método puxa os dentes para a posição em que eles deveriam estar. Mas por ser grudado aos dentes, requer uma melhor higienização.
Aparelho fixo
É igual ao aparelho fixo, se difere apenas no material. Feito de porcelana, safira ou policarbonato, essa opção garante maior satisfação estética.
Aparelho estético
Composto por braquetes, bandas e fios, mas é instalado na parte interna dos dentes. Este aparelho é recomendado para pacientes com casos mais simples e de menor duração.
Aparelho lingual
A opção perfeita para quem quer um tratamento mais discreto. Os alinhadores são feitos especialmente para o paciente por um sistema de software.
Alinhadores transparentes
Quem usar esse aparelho precisa ter disciplina, porque é necessário usar o alinhador 22 horas por dia. E por ter vários benefícios, esse tratamento costuma ser caro.
Esse método tem a função de manter os dentes alinhados, por isso, é indicado para pacientes que já fizeram a primeira etapa do tratamento (correção completa dos dentes).
Aparelho móvel
O primeiro passo é procurar um dentista. O profissional será capaz de escolher o melhor método de acordo com as suas exigências e orçamento.
Escolhendo o tratamento
Se você usa aparelho fixo, então terá que tomar sempre cuidado com alimentos muito duros ou pegajosos, que podem descolar os braquetes dos dentes.
Alimentos pegajosos
Ao usar aparelho é preciso cuidar ainda mais dos dentes. E, se o seu caso for de aparelho móvel ou alinhador invisível, é preciso também higienizar sempre o seu aparelho.
Higiene
Quer saber mais dicas de saúde e bem-estar?
7 mudanças no seu corpo quando você para de comer carne