Só que as primeiras 15 propostas que a Nike apresentou à loja foram rejeitadas.
Além do design, o foco em performance também se fez presente, com a leveza dos materiais e os detalhes em tecido reflexivo para garantir mais visibilidade nas corridas noturnas.
Anatomia de uma revolução
O designer era contra, mas foi foi forçado a inserir o logotipo hexagonal com a marca Tn no calcanhar e na sola.
Curiosamente, esse detalhes explica boa parte do sucesso do tênis.
Foot Locker optou por uma estratégia mais simples de marketing. Na hora da saída da escola, colocaram um par do Nike Air Max Plus na prateleira de uma loja.
Menos marketing, mais filas
Em dez minutos, uma pequena multidão de garotos já fazia fila.
Quando o modelo foi oficialmente lançado, esperava-se que ele ficasse à sombra do Air Max 98. Porém o 98 era mais caro e não apresentava nenhum tipo de inovação.
TN VS. AIR MAX 98
Já o Air Max Plus também não era barato, mas era a revolução em forma de tênis.
Os jovens clientes fiéis da Foot Locker na época geralmente pertenciam a classes sociais mais baixas, com pouca grana e moradores de bairros periféricos.
Público estereotipado e fiel
Na Itália, na França, Reino Unido e na Austrália a história era a mesma.
No Brasil não foi diferente. Chavoso, o Nike Tn caiu nas graças dos jovens da periferia e se tornou um dos tênis mais populares em bailes funk, por exemplo.
Os chavosos do Brasil
A tecnologia Tuned Air só foi substituída em 2006, com a introdução da tecnologia 360 nos tênis da marca.
Nike Tn, um tênis com legado
Hoje o mercado é baseado no hype, dependente da capacidade de influencers. Mas a história do Nike Tn, prova que isso nem sempre foi assim. Basta a medida certa de inovação para conquistar sem muito esforço um público fiel.
Comparando com atuais lançamentos