POR JOANA PRIMO

O SEGREDODO TÊNIS MAIS OUSADO DA NIKE

Nike Air Max Plus - Nike Tn

A trajetória do tênis é única. Há 20 anos ele é presença garantida em qualquer loja da Nike.

O que leva um modelo de tênis a fazer sucesso?

E, talvez o mais interessante, é provavelmente o único modelo que é atende mais pelo apelido "Tn" (a abreviação de "Tuned Air") do que pelo nome oficial. 

Qual é o nome real do modelo?

Em 1997 a  Nike começou a desenvolver um projeto chamado Sky Air em parceria com  a rede de lojas a Foot Locker.

Pôr do sol na praia

Só que as primeiras 15 propostas que a Nike apresentou à loja foram rejeitadas.

Em 1997, um dos maiores nomes da Nike era só um designer iniciante. Quando ouviu o nome do projeto, ele lembrou de alguns desenhos que fez durante umas férias na Flórida enquanto admirava o pôr do sol. 

Pôr do sol na praia

Essa memória originou a criação do Nike Air Max Plus.

Além do design, o foco em performance também se fez presente, com a leveza dos materiais e os detalhes em tecido reflexivo para garantir mais visibilidade nas corridas noturnas.

Anatomia de uma revolução

O designer era contra, mas foi foi forçado a inserir o logotipo hexagonal com a marca Tn no calcanhar e na sola. 

Curiosamente, esse detalhes explica boa parte do sucesso do tênis.

A Nike nunca havia feito nada parecido, então McDowell voou para a Ásia, para as fábricas da marca, para entender como conseguir aqueles tons específicos.

A origem das cores

Até hoje, aquela cores continuam a ser as mais icônicas do Nike Tn.

Foot Locker optou por uma estratégia mais simples de marketing. Na hora da saída da escola, colocaram um par do Nike Air Max Plus na prateleira de uma loja.

Menos marketing, mais filas

Em dez minutos, uma pequena multidão de garotos já fazia fila.

Quando o modelo foi oficialmente lançado, esperava-se que ele ficasse à sombra do Air Max 98. Porém o 98 era mais caro e não apresentava nenhum tipo de inovação.

TN VS. AIR MAX 98

Já o Air Max Plus também não era barato, mas era a revolução em forma de tênis.

 Os jovens clientes fiéis da Foot Locker na época geralmente pertenciam a classes sociais mais baixas, com pouca grana e moradores de bairros periféricos.

Público estereotipado e fiel

Na Itália, na França, Reino Unido e na Austrália a história era a mesma.

No Brasil não foi diferente. Chavoso, o Nike Tn caiu nas graças dos jovens da periferia e se tornou um dos tênis mais populares em bailes funk, por exemplo.

Os chavosos do Brasil

A tecnologia Tuned Air  só foi substituída em 2006, com a introdução da tecnologia 360 nos tênis da marca.

Nike Tn, um tênis com legado

Hoje o mercado é baseado no hype, dependente da capacidade de influencers. Mas a história do Nike Tn, prova que isso nem sempre foi assim. Basta a medida certa de inovação para conquistar sem muito esforço um público fiel.

Comparando com atuais lançamentos

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