Combinar cores não é uma tarefa absurdamente fácil, mas também não é impossível, e com o tempo e com a prática você vai perceber que o processo se tornará instintivo.
Mas, enquanto isso, o ideal é ter algumas cartelas de cores para decorar e não correr o risco de sair por aí parecendo um palhaço indo pro circo – e também sair um pouco dos visuais monocromáticos em preto ou branco.
Conheça o círculo cromático
Saber combinar cores é uma estratégia interessante para ficar visualmente mais atraente, isso porque as cores harmônicas são mais atraentes para os nossos olhos, e é mais agradável olhar alguém que veste cores que combinam do que o contrário.
Normalmente, tons da mesma família de cores combinam bastante, e cores próximas dentro do círculo cromático também – esse tipo de combinação é conhecida como combinação análoga, aliás.
Mas você também pode trabalhar com a combinação complementar. As cores complementares são as que estão diretamente opostas no círculo cromático. A dica, neste caso, é escolher uma quente e uma fria: as cores quentes ficam na fatia da diagonal que tem as cores laranja, amarelo e vermelho/rosa, e as cores frias na fatia oposta.
Você também pode brincar com as combinações triangulares, tanto primária quanto secundária. A primária é a mais chamativa das combinações, por isso, tome cuidado. Para fazer, é só escolher três cores que tenham a mesma distância entre si no círculo cromático e usar sem medo de ser feliz!
Por fim, lembre-se que as cores neutras também existem, e elas são “coringas” para usar em qualquer visual porque combinam com tudo: cinza, bege, branco e preto, por exemplo.
Acha tudo isso complexo demais? Então, veja as nossas combinações já prontas para treinar sua mente a criar visuais parecidos.
Tons terrosos
A natureza obviamente é harmônica, então você pode se inspirar nela para conseguir criar visuais que fiquem visualmente confortáveis. Os tons terrosos, por exemplo, encontrados naturalmente em florestas – é claro – são a maior aposta para os dias de frio do outono e do inverno. Pode usar sem medo de errar!
Azul e vinho
Azul e tons de marrom e vermelho, como o vinho, por exemplo, combinam bastante. No caso do Daniel Craig, ele optou por trabalhar tom sobre tom, tanto na parte de baixo quanto na parte de cima – inclusive na bolsa – e deixou o único ponto diferente de cor para os sapatos.
Tons terrosos com foco no verde
No primeiro exemplo, trabalhamos com uma união de tons terrosos mais puxada para o marrom e para o vermelho. Neste caso, a combinação dirige o nosso olhar para os tons de verde. Mesmo o azul do casaco é puxado para o verde dentro do círculo cromático.
Combinação Triangular Primária
Nesta combinação triangular primária, o modelo escolheu subtons de vermelho, azul e amarelo e, para não resultar em um visual muito carregado, ele optou por deixar o vermelho apenas no detalhe da gravata.
Combinação Triangular Primária com tons mais fechados
Enquanto o primeiro visual de tons terrosos era mais aberto, este é mais fechado. As cores não foram trabalhadas em tons mais claros, pelo contrário: o bege da calça é mais escuro e está puxado para o marrom, assim com o vinho fechado do suéter.
Branco em destaque
Uma das combinações mais fáceis que existe é mesclar o branco com qualquer outra sobreposição de tons. Não tem segredo, basta usar peças em cores que conversem entre si e combinar essa mistura com uma camisa branca ou preta.
Casual com tons fechados
Marrom e azul combinam bastante, mas opte por tons mais fechados e que não chamem muita atenção: o azul marinho, por exemplo, é uma ótima opção.
Sobreposição de tons
A sobreposição de tons no exemplo acima está aliada à estratégia de combinar as cores em um triângulo no círculo cromático. Como você pode ver na cartela de cores, o modelo combinou três tons de azul com dois tons de marrom.
Harmonia entre cores complementares
O preto e o cinza se destacam, mas outras cores também foram trabalhadas no visual, com o azul e o bege. Como as cores principais são neutras, é possível combiná-las com praticamente qualquer outra cor.
Tons terrosos com cores neutras em destaque
Novamente as cores neutras se destacaram no visual acima, e o foco da nossa atenção está no centro do corpo do modelo por causa do cinza do suéter. Porém, para deixar o visual mais agradável, ele optou por utilizar tons terrosos no cachecol e no casaco.