6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

Escolher o perfume masculino ideal parece uma missão impossível para você? Calma. Nós temos algumas dicas que vão facilitar a sua vida e também te ajudar a não gastar dinheiro com um perfume que não combina com a sua personalidade e nem com a sua rotina.

Seu perfume diz muito sobre você

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

Cheiros podem nos marcar para sempre. Quantas vezes você já sentiu o cheiro de alguma coisa e lembrou de um momento especial ou até mesmo de um momento triste? Quantas fragrâncias, naturais ou artificiais, te transportaram para outras fases da sua vida ou te fizeram sentir a presença de pessoas que já passaram por ela e foram embora?

Nosso cérebro reage de maneiras diferentes aos odores que sentimos ao longo da vida, e é muito fácil ativar a memória de determinadas situações ou momentos quando sentimos um cheiro semelhante ao cheiro que sentimos quando vivemos essas histórias.

Por isso é muito importante escolher um perfume que combine com quem você é, afinal, de certa forma, seu perfume vira uma marca sua para o mundo.

Conheça as famílias de perfume que você gosta

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

A primeira e mais importante dica para escolher o perfume masculino ideal é descobrir quais famílias você mais gosta. Não tem ideia do que é uma família de perfume? A gente explica:

As famílias de perfume mais comuns são: amadeirado, floral, frutado, picante e cítrico. Porém, existem variações das mesmas, como floral-oriental e frutado-doce.

Você vai perceber que se sente mais atraído para algumas famílias por causa da sua personalidade. Por exemplo: homens mais clássicos e discretos costumam preferir perfumes amadeirados. Homens mais extrovertidos gostam mais de perfumes cítricos, enfim, sinta o aroma de várias famílias e descubra a que agrada mais. Depois disso, você só precisa selecionar um perfume que se encaixe dentro dela.

Aposte nas amostras

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

Antes de comprar um perfume em seu tamanho original, procure experimentar amostras e não invista uma grana muito alta logo de cara. É comum que, na loja, a gente se atraia por uma fragrância e acredite que aquele é o perfume ideal. Porém, no dia a dia, a gente pode enjoar de determinado cheiro, então é bom testar o produto antes de gastar dinheiro com ele.

Não tenha pressa

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

Essa dica é fundamental. Os perfumes têm notas que evaporam em diferentes fases, então, o cheiro que você sente no primeiro instante não é o cheiro que você sentirá depois.

As notas de cabeça são aquelas responsáveis pela impressão inicial. Ou seja: elas são responsáveis pelo primeiro aroma que sentimos, e ele permanece na pele apenas por 10 ou 15 minutos. Em seguida, sentimos as notas de coração que representam a personalidade do perfume e que duram entre 2 e 4 horas.

Por último, sentimos as notas de fundo. Elas são responsáveis pela fixação do perfume. Elas duram, em média, entre 4 e 12 horas. Ou seja: para garantir que escolheu o perfume ideal, você precisa ficar com o perfume na pele por pelo menos um dia.

Escute a opinião dos outros

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

É claro que você não deve comprar algo só porque outras pessoas aprovaram. O seu gosto é o que deve valer, mas, mesmo assim, converse com seus amigos e com a sua família para saber a opinião deles. Às vezes, seu olfato pode estar saturado e você pode não perceber que determinado perfume é enjoativo ou até mesmo capaz de provocar dor de cabeça nos outros.

Leve em consideração o seu tipo de corpo e química

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

Cada pessoa tem uma “química corporal” diferente. Ou seja: cada um de nós exala um odor natural levemente diferente, e esse odor pode alterar a fragrância de determinado perfume na nossa pele. É por isso que muitas vezes o cheiro de um perfume fica diferente em pessoas diferentes.

Sem contar que o cheiro do perfume também muda em contato com o ar, com um pedaço de papel – muito utilizado em lojas – e com a nossa pele. Então, leve isso em consideração.

Para não errar, pulverize uma fragrância em um cartão. Depois de cinco ou dez minutos, cheire novamente e veja se ainda gosta do cheiro. Se gostar, espirre o perfume na sua pele.

Outra dica importante é levar em consideração o seu tipo de pele: em peles secas, o cheiro se dissipa mais rápido do que em peles oleosas. Então, se a sua pele for mais seca, é melhor comprar um perfume altamente concentrado para garantir que ele vai durar mais no seu corpo!

 

Considere trocar de perfume em épocas diferentes do ano

6 dicas para escolher o perfume masculino ideal

Uma boa ideia é mudar o seu perfume de acordo com a estação, ocasião, ou até mesmo de acordo com o seu humor. Tente um perfume floral e doce para o dia e um perfume oriental ou picante par a noite.

Em dias mais frescos, aromas mais fortes são a melhor opção porque eles não entram em conflito com o tempo. Levando isso em consideração, você deve imaginar que aromas mais leves são melhores para os dias mais quentes – ou até mesmo para passeios ao ar livre e para uma volta na praia.

Pronto, com essas dicas temos certeza que você não vai mais errar na hora de comprar um perfume.

Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »