É fácil enlouquecer quando a gente tenta combinar trabalho e estudo. Mas, com paciência e foco, dá para equilibrar essas duas áreas da vida e se dar bem em ambas.
Há quem diga que quando mais coisas fazemos ao longo do dia, mais coisas conseguimos fazer. E essa constatação é, sim, um pouco verdadeira – mas ela tem limite: quando as nossas atribuições aumentam, a gente ganha um senso maior de urgência para a realização de cada tarefa e, por isso, não procrastinamos e conseguimos alcançar uma quantidade maior de resultados em um curto período de tempo.
Mas, é claro, tudo tem limite: quando o número de tarefas e obrigações diárias extrapola a nossa capacidade física, é bem mais difícil elevar a concentração em áreas específicas e conseguir realizar cada atribuição de forma satisfatória.
Então, para você não pirar, selecionamos 5 dicas que vão te ajudar a conseguir trabalhar e estudar ao mesmo tempo:
Entenda o limite
Para seu cérebro conseguir focar em uma tarefa específica, você precisa separar o seu dia em dois momentos: trabalho e estudo. Ponto! Quando você estiver trabalhando, não faça tarefas da faculdade e, quando estiver estudando, esqueça o trabalho.
Esse limite também precisa estar claro para o seu chefe ou supervisor. Ele precisa saber que na hora da sua aula, você não pode resolver problemas relacionados ao trabalho e ponto final. É claro, você não precisa ser grosso ou arrogante na hora de informar esse tipo de coisa, mas precisa ter uma conversa franca com ele e explicar que a sua formação vai ser fundamental para o seu desempenho no trabalho.
Por outro lado, o mesmo vale para suas tarefas acadêmicas: não faça trabalhos da faculdade ou da escola no trabalho. Além de prejudicar sua atenção e sobrecarregar o seu cérebro, também pode queimar seu filme e comprometer o seu emprego.
Resolva as coisas na hora
Como falamos acima, a quantidade de tarefas vai te obrigar a resolver as coisas na hora e parar de procrastinar. Isso, de certa forma, é uma vantagem de trabalhar e estudar ao mesmo tempo e uma qualidade para carregar a vida toda.
Porém, muitas pessoas acabam se enrolando por não conseguir desenvolver esse hábito. Então, já tenha em mente agora a importância de resolver as coisas na hora. Não deixe aquele trabalho da faculdade para a última semana, você não sabe o rolo que isso pode dar mais para a frente e como vai estar a sua agenda no escritório no fim do semestre, então, faça sua tarefa o mais cedo possível.
Crie uma rotina
Esta dica também é excelente para te transformar em um ótimo profissional no futuro. Criar uma rotina é importante para manter as coisas nos trilhos e não enlouquecer. Mas, além de criar a rotina, você precisa respeitar o que você estipulou.
Monte uma lista
Monte uma lista de tarefas que você precisa realizar ao longo do dia e priorize cada uma de acordo com seus horários: na hora do trabalho, é hora de fazer coisas do trabalho. Na hora da faculdade, é hora de realizar as tarefas da faculdade.
A falta de uma lista vai te fazer procrastinar por não conseguir enxergar com clareza o que você precisa fazer e qual a ordem de prioridades.
Não sofra por ter que abrir mão de algumas coisas
Pense que você está vivendo uma fase e ela vai passar. Trabalhar e estudar provavelmente vai te tomar muito tempo, mas você está construindo o seu futuro e deve ter isso em mente.
Muitas vezes, você não vai conseguir ir para o bar durante a semana, não vai conseguir ir ao cinema e sair para jantar quando sentir vontade e nem ter tempo de ver a sua namorada depois da aula, mas, mesmo assim, precisa saber que essa fase vai passar e isso vai ser importante para o seu futuro. Então, entenda que você vai precisar abrir mão de algumas coisas – e não há vergonha nenhuma nisso!
Por fim, respire: todo mundo passa por isso e você não está sozinho.