Aprenda a melhor forma de arrumar a mala e não estragar suas roupas

Créditos: Reprodução

É possível dividir os homens do mundo em dois tipos quando o assunto é arrumar a mala: aqueles que jogam meia dúzia de peças, de qualquer jeito, dentro da bagagem e esperam não utilizar nada além, e aqueles que lotam a mala com roupas e sapatos e se esquecem que elas podem amassar, estragar e até serem inúteis no destino final.

Muitas viagens, inclusive, realizadas à trabalho, exigem o transporte de ternos e de roupa social. Por medo de estragar uma peça cara, o paletó e a camisa são carregados pra todos os cantos do aeroporto em um cabide separado.

Além dessa não ser a opção mais prática, também é a mais arriscada, afinal, as chances de que algo aconteça com o seu terno caro são bem maiores. Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas de como arrumar a mala e não estragar suas roupas. Veja só:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Escolha o tamanho da mala

Créditos: Reprodução

Você vai passar muito ou pouco tempo fora? Escolha a mala de acordo com a duração da viagem e leve em consideração a possibilidade e levar uma mala de mão para viagens mais curtas.

Caso seja uma viagem à negócios e com duração máxima de três dias, você não vai precisar carregar uma supermala e também não vai precisar levar muita roupa.

Para viagens curtas

Créditos: Reprodução

Se a viagem curta for à trabalho, a mala é ainda mais prática. Leve apenas um paletó, uma calça, duas opções de camisa social e gravata, além de uma camiseta e bermuda para ficar no hotel.

Exagerando, você vai precisar levar três cuecas – para emergências, nunca se sabe – e três pares de meia: duas sociais, uma esportiva.

Um sapato social e um tênis são suficientes, o restante da mala deve ser formado por itens de higiene pessoal.

Mas, se a viagem de apenas um final de semana for à lazer, troque a roupa social – logicamente – por três camisetas variadas, duas bermudas, uma calça jeans e uma jaqueta.

O destino pede roupa de banho? Acrescente uma sunga, um chinelo, uma toalha e protetor solar nos itens de higiene pessoal.

Dica importante: tente vestir o máximo de peças para aumentar o espaço na mala e também a possibilidade de escolher uma bagagem menor e mais leve.

Para viagens mais longas

Créditos: Reprodução

Fique sempre ligado na previsão do tempo e faça a mala de acordo com ela. Se a viagem durar cerca de 20 dias, o ideal é carregar pelo menos duas calças, duas bermudas – para lugares frios, desconsidere a bermuda, é claro, e inclua mais uma calça – cinco camisetas, duas jaquetas (pode ser blusa de moletom) e três pares de calçados (tênis e um modelo mais casual).

Lembre-se sempre que várias camisetas podem combinar com a mesma calça e sapato, então, a dica é fazer as combinações antes de sair de casa e ter em mente quais peças combinam entre si.

Lembre-se que ocasiões diferentes vão pedir peças diferentes, então, entre as camisetas escolha alguma que possa ser usada em festas mais formais ou jantares que exijam um traje mais elegante. O mesmo vale para calças e sapatos!

Como já especificamos anteriormente, se o destino for um lugar muito frio, substitua as peças de acordo com a temperatura esperada, mas mantenha a quantidade de roupa – acrescente, no máximo, mais meias e uma bota.

Escolha a quantidade de peças íntimas de acordo com a quantidade de dias de viagem e leve duas cuecas extras para emergências.

Na mala de mão

Créditos: Reprodução

Na mala de mão ou na mochila é ideal sempre levar uma muda de roupa para casos de emergência. Itens básicos de higiene pessoal, como escova de dente, também são bem vindos e podem quebrar um galho quando o voo atrasa ou se a sua mala for extraviada.

Tenha sempre um chinelo por perto e mantenha os objetos mais importantes com você. Nunca coloque o carregador do celular ou eletrônicos de valor dentro da mala que será despachada – todos os documentos, inclusive, precisam estar em um lugar de fácil acesso.

Como organizar a roupa dentro da mala

Créditos: Reprodução

É fundamental colocar, na primeira camada, os itens que menos amassam, como sapatos, calças jeans ou com tecidos mais itens, bermudas e jaquetas.

Na segunda camada, coloque meias, cuecas, e acessórios que podem amassar e que também precisam estar em um lugar de acesso mais fácil e rápido. Por cima, coloque as camisetas e camisas e, na terceira camada, dobre as camisas sociais e paletós.

No compartimento externo ou naquela bolsa anexada na tampa da mala, coloque os itens de higiene pessoal.

Como dobrar as roupas para que elas caibam dentro da mala e não amassem

 

Créditos: Reprodução

Existem dois métodos principais para dobrar a sua camisa social em situações normais do dia a dia.

Nós, inclusive, já fizemos uma matéria sobre isso mas, para colocar a camisa social na mala, existe uma forma ainda mais fácil: enrolando!

Basta dobrar a camisa na metade, colocar as mangas, juntas, sobre a camisa dobrada e depois enrolar, é bem fácil e esse método não amassa a camisa e aumenta o espaço na mala!

Para dobrar o seu paletó, existe um método um pouco complicado, porém eficaz: a sua calça social e paletó vão chegar no destino como se tivessem acabado de sair da loja.

Veja o passo a passo indicado pela revista norte-americana Brooks Brothers:

Créditos: Reprodução

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »