Foi-se o tempo em que São Paulo e Rio de Janeiro eram as únicas cidades a abrigarem bons restaurantes e chefs de cozinha talentosos. O cenário mudou tanto de uma década para cá, que são os paulistanos que, agora, viajam em busca das aventuras gastronômicas Brasil afora.
Essa transformação aconteceu graças a valorização dos itens regionais pelos chefs locais e, também, pela curiosidade cada vez maior dos apaixonados por gastronomia em experimentar algo que não se encontra no mercadinho de esquina,
Tacacá, biribiri, ora-pro-nobis, filhote e tantos outros ingredientes viraram nomes fáceis de se ouvir da boca de quem viaja para conhecer tudo o que esse Brasilzão oferece de melhor.
Pensando nisso, separamos 5 restaurantes que você deve conhecer e que estão fora de São Paulo e do Rio de Janeiro. Confira:
Gosto com Gosto
Na região serrana do Rio de Janeiro, kilômetros distante do agito da Zona Sul da capital fluminense, está encravado o Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, da chef Mônica Rangel.
Em seu restaurante de alma mineira, a comida ganha ares mais leves e execuções primorosas que ainda conservam o gostinho de tudo que sai de um bom fogão a lenha. Para acompanhar opções como o Frango com Espiga de Milho, são oferecidos mais de 200 rótulos de caninhas das boas – que vão muito bem, também, com as linguiças feitas ali mesmo.
Rua Wenceslau Braz, 148
Tel:. (24) 3387.2004
Visconde de Mauá – Resende – RJ
Paraíso Tropical
Em um pedaço de Mata Atlântica baiana, chef Beto Pimentel usa e abusa de sua criatividade nata para compor pratos que levam frutas e ervas exóticas – cultivadas ali mesmo, na sua floresta particular no meio de Salvador.
A moqueca baiana se transforma quando o chef acrescenta amora, pitanga e biribiri à receita que, ao invés de receber o óleo de dendê, é agraciada com seus frutos.
Rua Edgar Loureiro, 98-B
Tel:. (71) 3384.7464
Cabula – Salvador – BA
Remanso do Bosque
A alta gastronomia enterrou os dois pés no Pará, o Estado que mais teve seus pratos e ingredientes comentados no último ano. Ninguém ficou alheio ao conhecimento de que lá se come um peixe chamado filhote e se toma um caldo fervilhante de tucupi, extraído da mandioca brava, que ganha o nome de Tacacá.
Os chefs-irmãos Castanho, Felipe e Thiago, são os “caras” por apresentarem impecavelmente cada um desses pratos em seu Remanso do Bosque. Com certeza o mais tenro e bem grelhado filhote de Belém do Pará se encontra por lá.
Rua 25 de Setembro, 2350
Tel:. (91) 3347.2829
Marco – Belém – PA
Roccia Cozinha Contemporânea
De João Pessoa, na Paraíba, quem mostra seu talento é o chef Onildo Rocha – a frente do Roccia Cozinha Contemporânea e com bagagem adquirida na escola de Laurent Suaudeau.
Rapadura, bolo de rolo, nata, abobrinha amarela e arrozes locais entram como ingredientes de pratos internacionais que ganham sabor local como o falafel de feijão verde e o tartare de carne de sol, vista também no ceviche revisitado do chef Onildo.
Avenida Cabo Branco, 4542
Tel:. (83) 8827.7480
Cabo Branco – João Pessoa – PB
Restaurante Manu
A chef curitibana, Manu Buffara, deu a volta ao mundo em busca de experiências e conhecimento. Meia volta, volver e Manu retornou à Curitiba para colocar tudo em prática ao lado de produtores locais que são seus maiores parceiros, fornecendo ingredientes que se tornam obras de arte na mão da jovem chef.
Ali não existe menu fixo: o que estiver melhor e mais vistoso naquele dia será a estrela do cardápio. Manu vai do ultra-contemporâneo balão de nitrogênio ao doce com gosto de sobremesa da avó que você comia em casa aos domingos.
Al. Dom Pedro II, 317
Tel:. (41) 3044.4395
Batel – Curitiba – PR
► Texto escrito por Tamyris Roxo. Apaixonada por uma boa comilança, seja no carrinho de churros do metrô ou no melhor restaurante da cidade; não larga do celular, é viciada em Instagram e doida por bichinhos de rua.
Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestãoparacontato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso