Você provavelmente já quis ter – ou até tem um – modelo Nike Air Max. Os tênis masculinos dessa linha da Nike são icônicos e difíceis de esquecer.
- Compre agora mesmo o novo lançamento Nike Air Max Tailwind IV
- Dê uma olhada também na nossa seleção de tênis masculino da Nike por menos de R$200!
- Veja também a nossa lista de tênis oakley: os melhores para ter no armário!
Além de estilosos e com um design incrível, os modelos são ótimos para serem utilizados em ambientes diferentes e ocasiões variadas.
Hoje, vamos te mostrar alguns dos principais modelos que você precisa ter no armário e ainda contar um pouquinho a história da linha!
Nike Air Max: um pouco da história
Em alguns aspectos, 1987 foi um grande ano de entretenimento e cultura.
Na área da moda e do esporte, 1987 foi o ano em que a Nike lançou o primeiro tênis Air Max, o Air Max 1.
O tênis entrou para a história como um design inovador que elevou a marca quando mais precisava.
E não podemos contar sua história sem primeiro apresentar o renomado designer Tinker Hatfield.
Em 1981, muito antes de se tornar a realeza da indústria de tênis, a Nike contratou Hatfield como um arquiteto corporativo para projetar edifícios no campus da marca em Oregon.
Apenas quatro anos depois, em 1985, ele começou a projetar calçados sob solicitação.
Ele aplicou seu conhecimento arquitetônico ao design de tênis e não demorou muito para que ele transmitisse um espírito rebelde à marca que passava por dificuldades.
“Comecei a trabalhar em um conjunto de tênis renegados que não faziam parte de um breve projeto ou de um marketing”, explica ele, referenciando o que se tornaria o primeiro tênis Air Max.
O catalizador do crescimento da Nike
Os anos 80 começaram bem para a Nike, eles adquiriram 50% de participação de mercado no mercado de calçados esportivos dos EUA e estavam no caminho certo para se tornar uma empresa de um bilhão de dólares.
No entanto, a meio da década, a competição estava pesada.
Cores brilhantes, padrões ousados e neons arrojados embelezavam a época, e a Nike precisava de algo mais marcante.
Cortez, Waffle Racer e Tailwind da Nike se mostraram populares no passado, mas não captaram a natureza experimental da época.
Hatfield viu a importância da tomada de risco e, então, criou a diferença.
A tecnologia Air da Nike não era nova; foi desenvolvida pelo ex-engenheiro da NASA Frank Rudy e introduzida no Air Tailwind em 1978.
A Air substituiu as tradicionais solas moldadas de EVA por bolsas de uretano preenchidas com gás.
No entanto, foi consenso que, como tecnologia de desempenho, as bolsas deveriam ser sentidas e não vistas. Isso foi até que Hatfield apareceu.
A visão da mudança e a criação do Nike Air Max
Não foi mais um tênis ou até mesmo um conceito de moda que plantou a ideia de expor a sola almofadada na cabeça de Hatfield, foi um prédio polêmico em Paris que muitos consideraram uma monstruosidade.
Hatfield se inspirou ao ver o Centro Georges Pompidou, um projeto de construção que levou todos os seus elementos funcionais e estruturais e os colocou do lado de fora para todos verem.
Mesmo hoje, sua irregularidade é impossível de ser ignorada pela arquitetura tradicional de Paris.
Hatfield acredita que se ele não tivesse visto o prédio, ele talvez nunca tivesse sugerido revelar a bolsa de ar do Nike Air Max: “Eu pensei em deixar a bolsa um pouco mais larga, certificar que ela estava estável, mas acabei buscando remover a parte da entressola para que pudéssemos realmente ver a tecnologia”.
O surgimento de outros modelos
Desde então, outros modelos da linha surgiram, mas sempre com a mesma essência: tecnologia inspiradora e design inovador.
O primeiro tênis da Nike a revelar a sola almofadada da tecnologia Air, o Air Max 1, foi finalmente lançado em 26 de março de 1987 e apresentado no primeiro anúncio de televisão da Nike no mesmo ano.
Como falamos, a inovação levou a uma série de tênis que ainda continua forte trinta anos depois. Air Max 90, Air Max 180, Air Max 95, Air Max 97, Air Max 360, Air Max 360 e Air Max 2015, entre outros, seguiram notavelmente o original.
Agora, toda vez que você ver um Nike Air Max ou pensar nas razões pelas quais vale a pena ter um no pé, vai se lembrar que estará vestindo uma história incrível e inovadora.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso