Você sabia que o WhatsApp faz cópias de fotos enviadas pelo usuário sem que ele fique sabendo disso? Quem revelou isto foi o palestrante Leocadio Tiné, no meio de um evento hacker realizado em São Paulo no mês de novembro.
Ele apontou um forte motivo para nunca mandar imagens comprometedores por meio de aplicativos de mensagens. Segundo Leocadio, isto possibilita uma brecha para que invasores encontrem mais facilmente os arquivos na rede.
Uma matéria realizada pelo Tecmundo explica como a coisa toda é feita. Sempre que uma fotografia é enviada por meio do WhatsApp, o app copia em uma pasta própria para facilitar a visualização dentro das conversas. O grande problema é que a pasta ganha a extensão ‘.nomedia’, que torna invisível para o usuário a menos que ele a acesse por meio de um gerenciador de arquivos. Como exemplo, a reportagem cita o ES File Explorer.
Mesmo que você vá até a galeria do celular e apague todas as imagens de lá, as cópias ocultas permanecerão salvas no aparelho – e poderão ser encontradas por possíveis invasores. Para garantir que elas realmente sejam eliminadas, é preciso selecionar cada uma das fotos enviadas de dentro da conversa do WhatsApp, clicar em excluir e marcar a caixa que diz “Apagar mídia do telefone”.
Como você pode verificar?
Vale ressaltar, no entanto, que simplesmente apagar a conversa inteira de uma vez só não elimina as cópias feitas pelo aplicativo. Para conferir e apagar as imagens salvas pelo WhatsApp, abra seu explorador de arquivos e siga o seguinte caminho de pastas:
Início > WhatsApp > Media > WhatsApp Images > Sent.
Nesse local, você poderá encontrar todas as cópias feitas pelo aplicativo.
A reportagem também cita o messenger Telegram como app que salva de maneira iguais as imagens, com o agravante de copiar tanto as fotos enviadas quanto as recebidas.
O que você deve levar com esta informação? Evite passar nudes ou imagens comprometedoras por meio de aplicativos de mensagem. Caso precise fazer, tenha em mãos um gerenciador de arquivos para conferir suas pastas e eliminar itens indesejados que causarão dor de cabeça no futuro. Isso ainda vai ajudá-lo em liberar mais espaço e memória do seu aparelho.
Fonte: Tecmundo
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso