Para você que é um fotógrafo iniciante, sabe o quanto é difícil regular uma máquina fotográfica no modo manual, em meio a tantos recursos, como ISO, obturador e diafragma.
Para ajudá-lo nesta hora, o fotógrafo de Hamburgo Daniel Peters decidiu resumir de forma bem simples e imagética o que acontece quando você ajusta as configurações da câmera.
As três configurações neste gráfico são parte do que os fotógrafos gostam de chamar o triângulo exposição.
ISO é a sensibilidade do sensor da câmera digital para a luz. A abertura (aperture) é uma estrutura em sua lente que funciona como a íris em nossos olhos. Ela abre-se e fecha para deixar mais ou menos luz, e também altera a profundidade de campo, ou quantos diferentes objetos podem permanecer no foco da foto ao mesmo tempo.
Última é a velocidade do obturador (shutter), ela controla quanto tempo o obturador da câmera permanece aberto ao tirar uma foto. A abertura do obturador maior vai deixar entrar mais luz, mas pode também causar indefinição se qualquer movimento ocorre enquanto a foto está sendo tirada.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso