Ok, é de conhecimento comum que são raras as baterias de celular que duram um dia inteiro. Mas, saiba que parte da culpa do smartphone apagar é sua.
Isso acontece porque a forma como a maioria das pessoas aprenderam a carregar os celulares acaba causando danos a médio e longo prazo as baterias.
Aquela ideia de carregar o aparelho só quando ele apagar de vez é uma delas, por exemplo.
Para desmistificar esses costumes, o site da empresa de bateria Cadex montou um artigo com as explicações e dicas para alongar a vida útil das bateria de íons-lítio usada nos aparelhos móveis.
Se você quer aproveitar melhor seu smartphone, é melhor conferir estas dicas
1. Não mantenha seu celular conectado depois da bateria estar totalmente carregada
De acordo com o estudo, deixar o telefone ligado quando a bateria está totalmente carregada (principalmente à noite) é ruim para a bateria no longo prazo.
Uma vez que o seu smartphone atingiu a taxa de 100%, ele fica carregando pequenas quantidades de bateria para manter em 100% enquanto conectado na tomada. Ele mantém a bateria em um alto nível de estresse e alta tensão, desgastando a química lá dentro.
O site explica bem as razões e usa um exemplo humano para entender melhor. “Isso é como relaxar os músculos após um exercício extenuante. Você também ficaria muito infeliz se trabalhasse sem parar por horas e horas”.
2. Não carregue até 100%
Pelo menos, você não precisa fazer isso. De acordo com o estudo. “As baterias de íon-lítio usada nos celulares não precisam ser totalmente carregadas, e nem é desejável fazer isso. Na verdade, é melhor não carregar totalmente, porque uma alta tensão estressa a bateria”, desgastando a longo prazo.
Isso pode parecer contra-intuitivo, se você está tentando manter o seu smartphone carregado durante todo o dia, mas se você tentar conectar a uma tomada sempre que possível é a melhor solução.
3. Conecte seu telefone sempre que puder
Acontece que as baterias em nossos smartphones são muito mais eficientes se você carregá-las de vez em quando durante todo o dia, em vez de conectar para uma grande carga quando está vazia.
Carregar o seu telefone quando ele perde 10% da sua carga seria o melhor cenário, de acordo com a Universidade da bateria. Obviamente, isso não é prático para a maioria das pessoas, por isso, basta conectar seu smartphone sempre que puder. E não tem nenhum problema ligar e desligar da tomada várias vezes ao dia.
Isto não só mantém a bateria do seu aparelho com um desempenho melhor por mais tempo, mas também mantém ela completa pelo dia todo.
Além disso, cargas periódicas também permitem que você use os recursos que você pode não usar normalmente porque eles monopolizam a vida da bateria, como apps que precisem de GPS.
4. Muita calma nessa hora
Baterias de celulares são tão sensíveis ao calor que a própria Apple sugere que você remover certos cases que isolam o calor do seu iPhone quando você vai carregar. Se você está no sol quente, mantenha o seu telefone móvel coberto. Isso vai proteger a saúde e vida útil da sua bateria.
Fonte: Tech Insider
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso