Quantas vezes por semana um casal feliz deve transar? A ciência responde!

Créditos: Reprodução

Você provavelmente já ouviu um monte de palpite sobre o comportamento sexual ideal e quantas vezes por semana um casal feliz deve transar para manter um relacionamento saudável. Cada um tem a sua teoria: alguns amigos seus garantem que transam quatro, cinco vezes por semana com a namorada e que, mesmo depois de anos juntos, eles não conseguem reduzir o ritmo. Outros, apesar de assumirem que não transam tanto assim, não dão o braço a torcer e garantem que pelo menos duas vezes por semana eles tiram o atraso.

+ Inscreva-se em nosso canal do Youtube

Mas, será que existe uma quantidade ideal de sexo por semana para um relacionamento saudável e feliz?

Como é difícil mensurar a realidade utilizando pessoas próximas como base, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para isso, eles resolveram estabelecer uma relação entre o nível de felicidade de um casal e o número de vezes em que eles transam por semana.

No total, 64 casais heterossexuais formados por pessoas saudáveis e com idades entre 35 e 65 anos foram convidados para participar da pesquisa. Durante três meses, eles foram aleatoriamente divididos em dois grupos: o primeiro seguiu sua rotina sexual normal enquanto o segundo foi instruído a dobrar o número de vezes em que fazia sexo na semana.

Além disso, ao longo da pesquisa, os participantes precisaram responder três tipos de questionários: um no início do experimento, outro, diariamente enquanto o estudo estava acontecendo, e, por fim, um no final do período de três meses. A ideia dos pesquisadores era descobrir se aconteceria alguma mudança na felicidade e satisfação de cada casal.

Mais sexo? Menos desejo

shutterstock_121662979

O resultado pode ser surpreendente mas, se analisarmos com calma, veremos que era de se esperar que os participantes respondessem a situação desta forma: os casais que dobraram sua frequência sexual não pareceram estar mais felizes. Na verdade, o desejo e satisfação sexual diminuiu.

Isso realmente acontece com muitos casais por aí e já deve ter acontecido com você em algum momento da sua relação. Forçar qualquer coisa é furada. Forçar uma relação sexual, mesmo com consentimento de ambos os lados, é claro, é uma furada ainda maior! O sexo surge de um desejo natural e de um pedido do corpo, não ter esse impulso todos os dias é algo completamente compreensível e, quando transformamos algo natural em algo mecânico, o resultado é deprimente e pode refletir completamente em outras áreas da nossa vida.

Aliás, George Loewenstein, líder do estudo, explicou que a falta de espontaneidade pode ter afetado o desejo e deixado os parceiros insatisfeitos. Para ele, uma boa alternativa seria realizar um estudo mais sutil, onde a indução para o aumento da frequência sexual fosse mais discreta e menos agressiva. Por exemplo: dar umas férias para os filhos do casal, embarcar os namorados em uma viagem ou algo do gênero.

Como tudo em um relacionamento saudável é uma construção orgânica, a frequência sexual normalmente é derivada da felicidade, e não o contrário. Quando tudo está bem e o casal está feliz, ambos vão se sentir mais confortáveis para transar e, consequentemente, com mais desejo para fazê-lo. O contrário não é natural e nem saudável.

Por fim, a conclusão do estudo é exatamente aquela que já defendemos em um outro texto: sexo não é a base para um relacionamento duradouro, é apenas um complemento. Transar por obrigação pode incentivar outros comportamentos nocivos e prejudiciais ao casal, então, respeite seus desejos e seja feliz!

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »