Meninos também devem ser vacinados contra o HPV

Vacinação de meninos contra HPV

Em 2014 foi aprovada a distribuição da vacina contra HPV para meninas pelo SUS.

Mas os garotos também devem ser vacinados? Maria Luisa Mendes, ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, tem a mesma opinião de vários médicos e cientistas ao redor do mundo: “a vacina vale para ambos os sexos, todos devem se proteger do vírus”.

O HPV, Human Papiloma Virus, é fator de predisposição para o câncer de pênis nos homens e para câncer de colo de útero para as mulheres. Esse vírus está presente na pele e nas mucosas como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Ele pode ser transmitido pelo contato direto com a pele ou com mucosas infectadas por meio de relação sexual.

A escolha do ministério da saúde em tomar como prioridade a imunização de meninas entre 9 a 13 anos tem forte embasamento científico: “esta é a faixa-etária em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta. Nesta fase, a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero”, observou Alexandre Padilha, então ministro da saúde no governo Dilma em 2014.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Além disso, a ginecologista Maria Luisa Mendes aponta: “é importante salientar que é preciso sempre usar camisinha nas relações sexuais para evitar o contágio das doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. Além disso, o HPV é um fator de predisposição ao desenvolvimento de câncer, por isso quanto mais cedo se imunizar, entre os 9 e 13 anos, mais protegidos meninos e meninas estarão na fase adulta”.

Vacinação de meninos

Vacinação de meninos contra HPV

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 11 de outubro de 2016, que a vacinação contra HPV também será estendida para os meninos.

A partir de janeiro 2017, meninos de 12 a 13 anos também poderão receber a vacina. A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. O esquema vacinal consistem em duas doses, com intervalo de seis meses.

A vacinação contra HPV para meninos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá, e a inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar.

Sintomas do HPV

Vacinação de meninos contra HPV

Entre os principais sintomas estão: dor, desconforto ou ardor na região vaginal ou pênis e o aparecimento de verrugas. O vírus é detectado através de exames de análises clínicas, como papanicolau e captura híbrida. Tem cura, mas é preciso paciência. “É um tratamento trabalhoso, demorado, com aplicações de medicamentos, cremes e que requer abstinência sexual”, conta a médica. Além disso, é importante também o parceiro se cuidar para não haver uma reincidência da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente entre as brasileiras e a quarta causa de morte na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Para os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pênis atinge homens acima de 50 anos, mas pode acometer também os mais novos e está diretamente ligado à infecção do HPV.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »