17 respostas sobre a prótese para impotência sexual

shutterstock

Está para aparecer algo pior que a falta de tesão. E não é qualquer tesão. É o tesão sexual. Aquela vontade de não passar mais vontade, como diriam os gregos.

E pensar que tem muito cara passando por esse problema enquanto você lê esse texto. A tal da impotência masculina existe e ela não é brincadeira. A disfunção erétil causa frustração, um nível de ansiedade louco, sem contar que mina toda a confiança da rapaziada.

Podem falar o que quiserem, mas as habilidades sexuais e a virilidade são dois aspectos que andam para lá de juntos na cabeça do homem. Age inconscientemente e é capaz de deixar o camarada até com depressão em certas situações.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para combater tudo isso, felizmente já existem avanços tecnológicos dentro medicina. Mais precisamente: próteses penianas. E diferente do que a turma imagina, elas dão conta do recado e evitam muitos constrangimentos.

Batemos um papo (por e-mail) com o Dr. Paulo Perito, cirurgião urologista, especialista em disfunção erétil e famoso por já ter realizado mais de 4 mil implantes penianos. A ideia era entender como funcionam essas próteses e claro, saber dos riscos psicológicos e físicos dessa operação.

Confira a entrevista logo abaixo!

Para quem são recomendadas essas próteses?

pepino

Implantes penianos são prescritos para tratar a disfunção erétil quando outras terapias não funcionam mais ou não são toleradas pelo paciente.

Como é feita a substituição?

Não é bem uma substituição do órgão e sim, a restauração da função erétil. Existem dois tipos de próteses penianas: a semirrígida e a inflável. Ambas oferecem uma ereção satisfatória.

A prótese semirrígida é composta por dois cilindros, com uma haste de metal no seu centro. É flexível e produz um pênis permanentemente firme, embora seja possível dobrá-la a 90°, quando não há a necessidade de utilização.

Já a inflável é um sistema hidráulico, composto de um reservatório, dois cilindros penianos e uma bomba. Para simular a ereção com a prótese inflável, é necessário apertar a bomba localizada no escroto algumas vezes até que a ereção seja alcançada,

A ereção com a prótese consegue ser duradoura? É possível, por exemplo, emendar uma transa atrás da outra?

sexo quarto

Sim. As duas próteses permitem ter relações sexuais repetidamente. A prótese semirrígida produz um pênis permanentemente firme. Com a inflável é possível alcançar a rigidez quando surge o interesse pessoal e/ou do casal.

A cirurgia é definitiva? Existe a necessidade de trocar a prótese após alguns anos de uso?

Não há necessidade de substituição para qualquer um dos modelos, desde que a prótese esteja funcionando corretamente. Taxas de insucesso são inferiores a 2% a cada 5 anos.

A prótese é resistente? É possível que ela quebre durante uma relação sexual?

Geralmente as próteses têm duração vitalícia. Elas são feitas de vários materiais diferentes, tais como silicone e biopolímero. Algumas ainda são cobertas com uma película de antibiótico para evitar infecções. A possibilidade de qualquer complicação ou quebra é bem rara.

O paciente tem o direito de escolher o tamanho do pinto?

tamanho penis

Isso é definido pelo cirurgião, de acordo com o pênis do paciente. É importante esclarecer que a disfunção erétil acarreta em diminuição do pênis, processo que é interrompido com o implante de prótese peniana.

Existe uma idade mínima ou máxima que evitaria a realização da cirurgia?

Não existem limitações de idade.

Já houve algum caso do corpo rejeitar a prótese?

Não há casos de rejeição relacionados a implantes penianos. A possibilidade de complicações é mínima.

Pacientes com outros tipos de problemas de saúde podem fazer o procedimento?

Uma avaliação médica cuidadosa é necessária antes de qualquer tipo de cirurgia. Em geral, contraindicações para o implante de próteses penianas estão relacionadas com a falta de capacidade mental e/ou de habilidade motora do paciente para manipular o mecanismo.

Quanto a parte de urinar, muda algo?

torneira urinar

Não há qualquer mudança.

A prótese também garante satisfação caso seja usado no sexo oral?

Claro. O implante de próteses penianas não afeta a capacidade do homem de ejacular ou de ter um orgasmo. Se eles eram capazes de sentir prazer com o sexo oral antes da cirurgia, então sentirão novamente a mesma coisa com o implante.

O uso de camisinha está liberado com a prótese?

Pode usar sem maiores problemas.

A cirurgia é feita em hospitais?

Sim, mas também é possível realizar o implante da prótese peniana em clínicas especializadas.

A recuperação é barra pesada?

A recuperação não é complicada, mas uma certa dose de dor é esperada como em qualquer tipo de cirurgia.

Depois de implantada, quanto tempo demora para o paciente começar a sentir que o soldado voltou para a batalha?

pegada penis

A rigidez pode ser sentida imediatamente após a cirurgia, embora seja necessário algum treinamento para o manuseio correto, no caso da prótese inflável. Cada indivíduo é diferente e, portanto, a recuperação será diferente também. A recuperação típica ocorre num período de 4 a 6 semanas.

Existem desvantagens? As próteses, por exemplo, são perceptíveis mesmo usando roupa?

A prótese semirrígida, de alguma forma, está sempre rígida, o que a torna notável até mesmo com roupas. O mesmo não acontece com a inflável, porque é possível ter o pênis em estado flácido.

Você acredita que os brasileiros são um povo aberto a esse tipo de cirurgia?

Nos Estados Unidos, as próteses penianas, especialmente as infláveis, são amplamente utilizadas. No Brasil, ainda há pouco entendimento sobre os benefícios desse tipo de implante. A falta de informação é o principal obstáculo para usar os dispositivos infláveis. Além disso, os planos de saúde cobrem apenas a prótese semirrígida.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »