Os opostos não se atraem: pessoas buscam parceiros parecidos com elas

Apesar de famosa, a máxima dificilmente acontece na vida real

Apesar de famosa, a máxima dificilmente acontece na vida real

O famoso bordão ‘Os opostos se atraem’ parece estar mais para frase feita do que funcionar realmente na vida real. Pelo menos é isto que diz um novo estudo feito na Universidade do Michigan comprovando que as pessoas buscam parceiros com personalidades comuns.

Antes, pensavam que os conjuges acabavam ficando parecidos com o tempo, o que não é verdade. O estudo analisou 1296 casais, que conviviam juntos de dois até 19 anos.

Os participantes responderam a 198 questões para avaliar a sua personalidade e do comportamento, incluindo se eles eram ambiciosos, sociáveis, chateavam facilmente, fisicamente violentos ou alguém que gosta de planejar com antecedência.

A conclusão foi de que pessoas similares se juntam com mais facilidade do que personalidades diferentes.

A única exceção a esse padrão foi a agressão. “Não faz sentido se você pensar sobre isso”, disse Mikhila Humbad, doutorando em psicologia clínica na Universidade Estadual de Michigan. “Se uma pessoa é violento, a outra pessoa pode responder de forma semelhante e, assim, tornar-se mais agressiva ao longo do tempo”.

A pesquisa pode ter implicações para os futuros esposos, bem como seus descendentes. “Casar com uma pessoa que é semelhante ao que você pode aumentar a probabilidade de que você vai passar essas características para seus filhos”, disse Humbad.

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso