Cada relacionamento tem suas características próprias e peculiaridades, nós sabemos disso mas, mesmo assim, algumas características e atitudes são comuns em praticamente todos os relacionamentos bem sucedidos!
Tudo é uma via de duas mãos: você e sua companheira precisam, juntos, manter a felicidade dentro do relacionamento e ambos precisam se esforçar para que tudo funcione bem.
- O que a posição de dormir do casal diz sobre o relacionamento?
- 6 coisas fundamentais para um relacionamento além do amor
- Existe uma idade certa para casar? A ciência responde
Brigas, por exemplo, sempre existem e, quando moderadas, são importantes para o casal avançar e evoluir.
Mas existem outras atitudes comuns tomadas por homens em relacionamentos que ajudam na garantia de um futuro tranquilo com a parceira.
Segundo David K. William, fundador do site WebWriterSpotlight, respeito e compreensão são fundamentais.
Veja as outras dicas:
Respeite sua mulher pelo o que ela é
Você pode não estar apaixonado por sua namorada ou esposa o tempo inteiro, mas você a ama. Não apenas o corpo dela, suas conquistas e seu status, mas ela como mulher.
Você precisa saber que o corpo dela pode ser bonito agora, mas a beleza física – no conceito geral – é algo que se esvai com o tempo. Por isso, é preciso estar focado na beleza real da mulher ao seu lado, descobrir cada aspecto da personalidade dela e admirar a sua essência.
Ela vai ter defeitos, assim como você, mas o segredo para um relacionamento duradouro é saber lidar com eles, ajudá-la e permitir que ela te ajude também.
Comprometa-se inteiramente ao relacionamento
Se é para nadar, mergulhe de cabeça. Aquele papo de ficar na superfície para não se machucar ou não mergulhar por medo de se afogar não existe quando o assunto é relacionamento duradouro.
Muitos homens demoram para encarar um relacionamento com seriedade e compromisso porque, no fundo, acham que se entregar é sinônimo de fraqueza. Bem, aí que eles se enganam: se entregar para um sentimento é um dos atos mais corajosos que um homem pode fazer na vida.
Então, não traia. Seja leal ao que você e sua companheira estipularam.
Um relacionamento entre duas pessoas pode ser difícil em vários momentos, mas, sem o amargo, o doce não existe.
Proteja sua parceira fisicamente e emocionalmente
É claro que as mulheres podem se cuidar sozinhas, mas todas as pessoas do mundo apreciam uma mão amiga, um apoio e um carinho. Esteja ao lado dela, se perceber que ela precisa de você, aja. Não tenha medo ou vergonha.
Mas tome cuidado com o que você encara como proteção, exagerar é um perigo. Por exemplo: se a sua parceira está conversando com outro homem e, de repente, esse homem insiste em algo que ela não quer, permita que ela se defenda e saia daquela situação antes de aparecer dando um soco no sujeito.
Ela sobreviveu anos sem você, já era uma pessoa inteira antes de você aparecer, ela sabe como se virar sozinha.
Se ela precisar de ajuda, coloque o braço em volta da cintura dela e fale, com calma, para o sujeito se afastar. A força, na maioria das vezes, é demonstrada através da calma e equilíbrio.
Complete sua namorada mentalmente e sexualmente
Sexo é uma parte importante do relacionamento e, por isso, é fundamental escutar os desejos e vontades da sua parceira sem julgá-la. É importante compreendê-la, aceitá-la e, principalmente, desejar o prazer dela tanto quanto você deseja o seu.
Mas, apesar do sexo ser importante, ele não é a base de nenhum relacionamento. Por isso, se preocupe com os pequenos prazeres do dia a dia. Converse com ela sobre o futuro, preocupe-se com o dia a dia dela, seus anseios, medos, importe-se em viver experiências incríveis ao lado dela, viaje, saia para jantar, curta uma festa com ela.
As lembranças felizes são a base para um futuro feliz.
Cada problema deve ser discutido em conjunto
Um relacionamento é construído através da parceria. Você não deve e nem precisa resolver tudo sozinho. Divida os problemas com sua namorada, compartilhem opiniões e soluções e, juntos, tomem uma iniciativa.
Caso ela deseje que você lidere em algum momento, o faça. Se ela quiser liderar, permita. Mas sempre, sempre, pergunte a opinião dela e tenha paciência para enxergar seu lado.
Ás vezes, você pode se focar em uma ideia e esquecer de ouvir o mundo ao redor. Uma perspectiva externa, ainda mais nesses casos, pode ser fundamental para o sucesso.
Assuma a responsabilidade pelos seus atos e decisões
Para construir um bom relacionamento, não fuja da culpa de algum erro. Todos erramos, aceite quando você tomar alguma atitude imprópria e encare as consequências.
Peça desculpas e resolva a situação. Um homem que trilha um relacionamento feliz não vê problemas em pedir desculpas e sabe reconhecer quando, de fato, errou.
Além disso: um homem que trilha um relacionamento feliz não fica de cabeça baixa após um erro, ele não se isola e afasta a mulher como uma forma de punição para si mesmo; pelo contrário, ele trabalha para compensar esse erro e reanima a vida do casal.
Pedir desculpas é um sinal de integridade, confiança e coragem.
Fale o que pensa – com respeito
Esconder sentimentos e preocupações pode transformar qualquer pequeno problema em uma bola de neve. Por isso, não tenha medo de expor, com respeito, seus pensamentos e medos.
Quando não concordar com algo, com educação e com desejo de entender o lado da sua mulher, pergunte. Fale com sua namorada como uma igual, respeite-a e encare suas opiniões com tranquilidade.
Não concorde com tudo mas, quando não concordar, tente conversar para adquirir novos conhecimentos e aprender também.
Muitas vezes, nossas opiniões e conceitos estão enraizados em nossa criação e subconsciente e, por isso, pode ser difícil enxergar o diferente. Mas, em um relacionamento, descobrir o novo, mudar e amadurecer são características fundamentais para a felicidade.
Defenda o seu relacionamento
Esse namoro ou casamento é seu. Trate-o como um dos seus maiores bens, defenda-o com unhas e dentes.
Se você segue os passos anteriores, sabe que o relacionamento é sólido, que sua namorada é a pessoa certa e que vocês terão um futuro lindo juntos. Então, não permita que comentários cruéis de terceiros, ou observações de pessoas que não vivem o relacionamento interfira negativamente em seus sentimentos.
É claro, amigos e família podem se preocupar, genuinamente, com a sua felicidade e, às vezes, eles estão certos sobre certas coisas. Mas, mesmo assim, analise a opinião deles com parcimônia e tente ter uma visão crítica sobre tudo.
Se você sabe que o seu relacionamento é saudável, defenda-o até o último momento.
Não abandone suas outras paixões
Um erro comum em qualquer relacionamento é esquecer de você mesmo. Abandonar paixões, sonhos e metas individuais, esquecer amigos, família e objetivos próprios por se perder em uma vida em conjunto.
É claro, alguns sonhos e desejos vão mudar e isso é natural. Você faz parte de uma dupla e muitas coisas, sim, serão feitas com sua namorada porque essa é uma das melhores coisas em namorar e casar com quem se ama: compartilhar.
Mas, mesmo assim, não deixe velhos sonhos e objetivos de lado.
A infelicidade pessoal no seu subconsciente pode afetar seriamente o seu relacionamento no futuro.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso