Em 2014, o Batman comemora 75 anos de existência. Em quase um século de vida, o homem morcego teve diversas representações. Sejam elas ruins, como a série dos anos 60; ou as melhores, como os filmes dirigidos por Christopher Nolan ou a incrível série animada dos anos 90; já vimos muito do alter-ego de Bruce Wayne por ai.
Porém, diversos entusiastas do herói que querem recorrer ao material original nos quadrinhos, esbarram em uma mesma dúvida: Por onde começar a ler o Batman? Com uma cronologia confusa, escolher os quadrinhos que saem nas bancas e pegar o bonde andando, pode acabar sendo a pior das opções.
Para comemorar o aniversário do Morcegão, o MHM entrou no clima do baile dos enxutos e separou 5 quadrinhos essenciais do Batman que você tem que ler. Confira:
Batman: Ano Um
Nada melhor do que começar pelo começo, certo? Esta HQ conta a história do início da carreira de James Gordon em Gotham City, muito antes de se tornar comissário. Ao mesmo tempo, vemos Bruce Wayne colocando a capa e o capuz pela primeira vez para patrulhar as ruas da cidade.
A história escrita por Frank Miller é bem pé no chão e não possui grande exageros. Sua pegada um pouco mais realista acabou servindo de base para o filme “Batman Begins”.
O que você pode aprender: Em seus primeiros anos de atividade, Batman não possui muita experiência ou recursos. Porém, contava com sua criatividade e capacidade de improviso para alcançar seus objetivos. Use os seus também!
Onde comprar: Batman: Ano Um
Batman: O Cavaleiro das Trevas
Depois de escrever como foram os primeiros anos da carreira de Batman, Frank Miller resolveu escrever sobre os últimos dias do herói. A história se passa em um futuro alternativo onde Batman resolve voltar a ativa após 10 anos aposentado.
Mais velho e debilitado, o herói precisa lançar mão de todos os recursos possíveis para salvar Gotham City das mãos de um terrível gangue. Porém, a consequência de seus atos fazem com que ele tenha que encarar de frente um antigo amigo: O Superman. Apesar de ser uma história fora da cronologia tradicional do herói, toda a essencial do Batman está reunida nesta Graphic Novel.
O que você pode aprender: Por mais que você tente, você não pode fugir de quem você é realmente é.
Onde comprar: Batman O Cavaleiro das Trevas
A Piada Mortal
Apesar de não ser um oponente físico à altura, o Coringa sempre tocou um inferno na vida do Batman. Nesta HQ, o vilão tenta provar um ponto para o herói: Todo homem bom pode virar ruim depois passar por uma série de experiências traumáticas.
Para provar sua tese, o Coringa resolve sequestrar e torturar o Comissário Gordon, após balear e abusar da filha dele. Um clássico dos quadrinhos escrito por Alan Moore e que mostra a linha tênue entre loucura e sanidade que o Batman vive.
O que você pode aprender: Você é a consequência direta do que acontece no mundo ao seu redor. A forma como você lida com situações de crises pode moldar o resto da sua vida.
Onde comprar: A Piada Mortal
Batman: O Longo Dia das Bruxas
Sequência direta da HQ “Ano Um” este arco de histórias mostra os primeiros encontros do Batman com diversos outros vilões de Gotham City, como a Mulher-Gato, Coringa e o Duas-Caras.
Na história, vemos Batman, o capitão Jim Gordon e o promotor público Harvey Dent trabalhando lado a lado para terminar com as atividades ilegais do mafioso Carmine Falcone, A HQ serviu de inspiração para o filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan.
O que você pode aprender: Para vencer na vida você precisa de aliados. Mas cuidado. As vezes, quem está ao seu lado pode se voltar contra você.
Onde comprar: Batman: O Longo Dia das Bruxas
Batman e Filho
Você é daqueles que nunca respeitou o Robin, aquele eunuco? É porque você não conhece o Damian, o filho do demônio. Na verdade, ele é filho do Batman com Talia AL Ghul, filha de Ra’s Al Ghul, inimigo mortal do morcego.
Na HQ, a mãe deixa o guri para que Bruce Wayne o crie. Porém, além de ser o capiroto, o moleque foi criado e treinado dentro dos ensinamentos da Liga dos Assassinos. Não demora muito até que ele roube uma roupa do Robin para si e sai fazendo justiça à sua maneira em Gotham City.
O que você pode aprender: Pode não parecer, mas uma hora ou outra a consequência de seus atos no passado vão te alcançar. Cabe a você ter jogo de cintura para assumir suas responsabilidade. E também, que ser pai as vezes pode ser um saco.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso