Tênis para trabalhar: cuidados e dicas de uso

Se o seu trabalho permite o uso de tênis, por que não escolher um modelo bacana pra ir ao trampo? Mas cuidado: apesar de o ambiente aceitar o calçado, isso não significa que você pode usar qualquer modelo ou sair com um tênis de qualquer jeito.

Já que você tem essa condição, use com bom senso e não abuse da liberdade. Saiba quais estilos são melhores para ir ao trabalho e cuidados que você deve tomar para não fazer feio.

Use um tênis em bom estado

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Obviamente que o ambiente de trabalho não é tão legal quanto ir pra balada ou pra uma festa, mas também não precisa separar seu pior tênis pra trampar. Procure calçar um tênis em bom estado, que esteja limpo e não muito velho.

Tenha opções

Exatamente para não correr o risco de usar um tênis só e desgastar ele demais, tenha opções – não precisa ter uma coleção. Assim eles não envelhecem tanto e você ainda ganha possibilidades de combinações no seu visual. Essa variedade é bem positiva.

Use tênis mais baixos

Para a maioria dos ambientes profissionais que permitem o uso do tênis, a melhor escolha é um modelo mais baixo e, portanto, mais discreto. Alguns modelos de skate são bem legais e combinam com várias peças, não correndo o risco de parecer necessariamente um skatista.

Modelos mais “sérios”

Osklen

Se no seu trampo o tênis está liberado, mas o ambiente é um pouco mais sério, aposte em modelos que tenham também esse caráter de seriedade. Algumas marcas possuem tênis que parecem sapatênis e encaixam bem em visuais e ocasiões que mesclam o formal e o informal (um tênis desse tipo e um blazer é uma boa combinação, por exemplo).

Cuidado com as cores

A sua liberdade na hora de escolher o tênis praticamente termina no cuidado com as cores. É sempre melhor apostar em tons menos chamativos e mais neutros, que combinem bem com o resto da roupa. Isso não é uma regra: há ambientes de trabalho que são extremamente descontraídos, nesse caso é permitido usar um modelo mais diferente.

Cano alto

O cano alto segue mais ou menos a mesma recomendação das cores: melhor um tênis mais baixo, porque o cano alto geralmente faz parte de visuais e combinações bem descoladas e informais. Se o seu trampo permite essa “ousadia” (uma agência de publicidade, por exemplo), use tranquilo.

Não use tênis de corrida

A não ser que você seja professor de educação física ou instrutor de academia, deixe o tênis de corrida em casa e só use para fazer seus exercícios físicos. Nunca é recomendável misturar esse modelo de tênis com roupas que você usa para o trabalho.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »