O futuro chegou: Nike lança novo tênis que se amarra sozinho!

O futuro chegou: Nike lança novo tênis que se amarra sozinho!

Pois é: o futuro chegou! A Nike acabou de anunciar o seu novo tênis que se amarra sozinho, o Adapt BB.

O objetivo da peça é atender atletas – principalmente jogadores de basquete-, mas, é claro, que qualquer pessoa vai poder usá-lo (inclusive, o modelo é interessante para pessoas que portam alguma deficiência física).

O tênis foi desenvolvido pensando em jogadores de basquete

Obter o ajuste certo de um sapato de desempenho é pessoal e complicado. Como falamos acima, considere o basquete, por exemplo: ao longo de um jogo de, o pé pode se expandir quase metade do tamanho por causa dos movimentos e da intensidade da partida.


Tênis da Nike que se amarra sozinho

Um ajuste considerado confortável no início do jogo pode ficar absurdamente desconfortável alguns minutos depois.

Como as necessidades do pé mudam a qualquer momento com base no esporte, um tênis que se amarra sozinho – e que se ajusta ao pé de acordo com as necessidades – é algo inédito e capaz de facilitar, e muito, a vida dos jogadores.

Como o Nike Adapt BB foi pensado

O futuro chegou: Nike lança novo tênis que se amarra sozinho!

A Nike encontrou sua solução de ajuste mais avançada até hoje: Nike Adapt, uma plataforma que cria um ajuste verdadeiramente personalizado combinando um avançado sistema de ativação de energia, um aplicativo e firmware continuamente atualizado, apresentados no novo tênis de basquete Nike Adapt BB.

“Nós escolhemos o basquete como o primeiro esporte para o Nike Adapt intencionalmente por causa das exigências que os atletas colocam em seus tênis”, diz Eric Avar, vice-presidente de inovação da Nike.

“Durante um jogo de basquete normal, o pé do atleta muda e a capacidade de mudar rapidamente o seu ajuste, soltando o tênis para aumentar o fluxo sanguíneo e depois voltar a apertar para o desempenho, é um elemento chave que acreditamos que melhorará a experiência do atleta.”

Como o Nike Adapt BB funciona

Crédito: Reprodução

O novo tênis da Nike que se amarra sozinho funciona da seguinte forma:

Quando um jogador coloca o Nike Adapt BB, um trem de motor e de engrenagem personalizado detecta a tensão necessária ao pé e ajusta-se de acordo para manter o pé confortável.

A resistência à tração do cadarço sob o solo é capaz de puxar uma força aproximadamente igual à de um cordão de pára-quedas padrão para prender o pé ao longo de toda a amplitude de movimento.

E é aí que a magia acontece! De forma manual, ou apor meio do aplicativo Nike Adapt em um smartphone, os jogadores podem inserir diferentes configurações de ajuste, dependendo dos diferentes momentos de um jogo.

Por exemplo, durante um tempo limite, um jogador pode lacear o tênis antes de voltar a apertá-lo ao entrar novamente no jogo.

Em um recurso futuro que está sendo desenvolvido, os jogadores podem, inclusive, prescrever um ajuste de tensão diferente para aquecimentos.

Além disso, os jogadores podem optar por atualizações de firmware para a tecnologia FitAdapt assim que estiverem disponíveis, aprimorando a precisão de ajuste para os jogadores e fornecendo novos serviços digitais ao longo do tempo.

Como o tênis que se amarra sozinho foi testado

O futuro chegou: Nike lança novo tênis que se amarra sozinho!

O Nike Adapt BB passou por uma série de testes, incluindo testes de impacto, temperaturas intensas, testes de vida útil que duraram dezenas de milhares de ciclos, testes à prova d’água para simular os pés suados (afinal, é um tênis voltado para jogadores) e muitos outros.

Porém, apesar de todos os testes, a aprovação final ainda precisava vir dos jogadores.

É por isso que a equipe de design da Nike convidou um grupo de elite de jogadores profissionais, incluindo o atacante do Boston Celtics Jayson Tatum, para a Nike World Headquarters, em Oregon, para uma série de treinamentos e jogos, colocando o tênis que se amarra sozinho em um exaustivo período de testes.

“O insight original de Bill Bowerman foi que o ajuste é a base do desempenho atlético”, diz Avar. “O Nike Adapt BB ajuda o atleta a encontrar o seu ajuste personalizado e fornece bloqueio, sensação e tração intransigentes durante todo o jogo, mas sabíamos que só seria validado quando os melhores jogadores do jogo o experimentassem.”

Curtiu? Bom, o Nike Adapt BB ainda está na fase do pré-lançamento, e você pode pré-encomendar o seu por tempo limitado apenas no site da Nike. Porém, por enquanto a pré-venda só está disponível nos EUA.

A empresa promete fazer o lançamento global no dia 17 de fevereiro!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »