Quem joga Fifa, sabe que a parada é mais que videogame: é coisa séria. Para o próximo jogo da franquia, Fifa 14, a EA promete as grandes novidades que, apesar de deixar de lado evoluções gráficas, devem alterar a mecânica dos jogadores e da bola, transformando o jogo cada vez mais próximo do esporte praticado nos gramados.
O MHM colou no evento em que o produtor do Fifa 14, Gilliard Lopes, apresentou as inovações do jogo e passamos para você as principais impressões do game que chega às lojas brasileiras a partir de 26 de setembro.
Novidades do Fifa 14
Movimentos precisos
Para melhorar os movimentos dos jogadores, foi feito um estudo biomecânico dos atletas. Assim, um jogador consegue executar com muito mais realismo ações como acelerar e desacelerar, parar ou mudar a direção. Na prática, esqueça o modo de driblar das edições anteriores.
Você terá que reaprender a conduzir a bola. Os atletas também estão condicionados a lidar muito melhor com o choque do adversário, protegendo mais a bola. Esqueça a tática do carrinho, pois os atacantes estão muito mais preparados para se esquivar e seguir na jogada.
Jogo no meio
Aquela famosa jogadinha pela lateral com chute cruzado não tem o mesmo efeito das outras edições no Fifa 14. Depois de perceber que a maioria dos jogadores optava pelos jogadas pelos cantos do campo, ao invés de pelo meio, onde são maioria no jogo real, a EA resolveu criar o sistema “build up play”.
O mecanismo tem por objetivo manter e valorizar a partida no meio de campo, forçando os jogadores de frente a pensarem em alternativas mais inteligentes de chegar à área do adversário. Chega de Neymar jogando como Daniel Alves.
Melhores finalizações
Outra novidade foi o sistema Pure shot, que estudou a física da bola, para oferecer diversas possibilidades de chute para o jogador.
Entre as finalizações, estão os chutes razantes (em que a bola pega velocidade e força durante a trajetória), os curvilíneos (em que a bola faz movimento curvo durante o trajeto) e os chutes rápidos (permitindo um tiro ao gol antes de a marcação chegar, o que não ocorria nas versões anteriores).
Os jogadores não perderão mais o posicionamento em campo durante um ataque do adversário e farão mais pressão para tentar roubar a bola. No ataque, os atacantes irão procurar por espaços livres para receber a bola e dar sequência à jogada.
Craque é craque, zagueiro é zagueiro
Jogadores mais habilidosos da vida real terão seus atributos melhorados para se distinguir de outros atletas. Além disso, a física dos jogadores também continua sendo aprimorada, permitindo que atletas mais pesados e altos ganhem na disputa de bola contra atletas mais baixos e magros, enquanto os mais leves e rápidos ganham vantagem nas corridas.
Olheiros pelo mundo
O Fifa 14 apresentou uma evolução no modo carreira, com uma rede de oheiros (Global Network Scouting), que permite apresentar melhores atributos de cada jogador para a janela de transferência. Apontando as qualidades que você quer em um jogador, os olheiros buscam em diversos países e apresentam o relatório. Quanto maior o tempo, mais fidedigno ele é.
Novidades Brasileiras do Fifa 14
19 clubes brasileiros e Corinthians de fora
Até o dia 17/7, a EA Sports tinha fechado acordo com 19 times brasileiros. Na lista, estão confirmados Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória.
Até agora, o Corinthians está de fora com sua inclusão ainda em negociação. Caso não ocorra o licenciamento – como aconteceu na versão do Fifa 13 -, ele poderá ser chamado de C. Paulista, preservando os nomes e aparências dos jogadores, mas com uniforme genérico.
Trilha sonora
No evento de apresentação do Fifa 14, o rapper Marcelo D2 participou e afirmou que representará o Brasil na trilha sonora no jogo. O título da canção ainda não foi anunciado.
Tiago Leifert e Caio Ribeiro
Apesar das críticas, assim como aconteceu na edição anterior, a narração brasileira novamente fica ao cargo de Tiago Laifert, acompanhado dos comentários de Caio Ribeiro. Gilliard Lopes afirmou que ambos foram ampliados e melhorados.
O Fifa 14 terá versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, Xbox One e PlayStation 4. Nos videogames da nova geração, o título usará um motor gráfico que apresenta gráficos superiores aos dos consoles atuais. De acordo com a EA, o game também terá versões para os portáteis PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii e PSP. O Wii U, console atual da Nintendo, não terá versão do game.
Lançamento Fifa 14
O game de futebol chegará oficialmente ao Brasil em 26 de setembro, dois dias depois do lançamento norte-americano. Quem quiser comprar o jogo na pré-compra do jogo terá acesso ao ‘Ultimate Pass’, que inclui 24 semanas de conteúdo para o modo Fifa Ultimate Team. Cada pacote semanal contém 12 itens que variam entre atletas, contratos, estádios e técnicos, entre outros.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso