Tênis clássicos que entraram para a história
1 de 6 © Divulgação
Alguns tênis ganharam fama por aparecerem em grandes filmes ou por representarem movimentos e estilos. Atravessaram gerações e até hoje são sucesso entre consumidores, que os consideram verdadeiras obras-primas.
Nike Air Max 1
2 de 6 © Tumblr
O Nike Air Max 1 foi lançado pela empresa norte-americana no fim dos anos 80 e até hoje calça pessoas de diversas idades ao redor do mundo. Sua marca registrada é o amortecedor aparente, algo revolucionário na época de seu lançamento.
Adidas Superstar
3 de 6 © Tumblr
Outro clássico dos tênis é o Adidas Superstar, principalmente o branco com as três listras pretas. O modelo foi criado para a prática do basquete nos anos 60, mas ganhou popularidade demais nos 80, especialmente depois de patrocinar os caras do Run DMC, grupo que foi um fenômeno do hip-hop.
Vans 59 Checkerboard
4 de 6 © Divulgação
Na década de 70, a Vans praticamente dominou a cena de skatistas que andavam pela Califórnia fazendo suas manobras e dando rolê em piscinas vazias. O modelo, chamado de Vans 95 (ou Era), ultrapassou o limite do skate e passou a ser item também de roqueiros punk e indie. O branco e preto xadrez foi um clássico e existe até hoje.
Nike Air Force 1
5 de 6 © Divulgação
Lançado em 1982, o Nike Air Force, que atualmente leva junto o número 1 na nomenclatura, foi outro tênis que começou nas quadras de basquete e passou para as ruas. Em seu início, exibia o famoso cano alto, mas hoje já tem versões de cano médio e baixo.
Converse All Star
6 de 6 © Divulgação
Esse não poderia ficar fora da lista de tênis clássicos. O All Star é, provavelmente, o modelo mais democrático entre todos os tênis, pois agrada a diversos gostos e já calçou os pés de vários movimentos e gerações. Também foi feito para o basquete ainda no início do século XX, mas superou a barreira do esporte e atingiu status de clássico.