Cabeçada de Zidane vira estátua em Paris

A cabeçada de que o Zidane (na época estrela maior do time da França) deu em Marco Materazzina final da Copa do Mundo de 2006 acaba de ser eternizada com uma estátua em Paris. A escultura batizada de Coup de tête (cabeçada em português) é feita de bronze, tem cinco metros de altura e está exposta […]

A gigantesca estátua de bronze está atraindo uma multidão de turistas para o museu local

A cabeçada de que o Zidane (na época estrela maior do time da França) deu em Marco Materazzina final da Copa do Mundo de 2006 acaba de ser eternizada com uma estátua em Paris. A escultura batizada de Coup de tête (cabeçada em português) é feita de bronze, tem cinco metros de altura e está exposta em frente ao museu Centre Pompidou.

A parada é realmente imensa e foi criada pelo argelino Adel Abdessemed. A peça foi inspirada em uma versão um pouco menor que tinha sido feita para uma exposição em Nova York chamada Who’s Afraid Of The Big Bad Wolf? (quem tem medo do lobo mau).

A gigantesca estátua de bronze está atraindo uma multidão de turistas para o museu local, O incidente aconteceu aos 110 minutos da final da Copa do Mundo de 2006, no jogo entre França e Itália, que por sinal, seria o último antes da aposentadoria de Zidane como jogador. Zinedine disse que só agrediu Materazzi porque este tinha ofendido sua irmã. Infelizmente, esse momento acabou eternizado na carreira do camisa 10 francês.

Cabeçada de Zidane vira estátua na França

“Esta estátua vai contra a tradição que temos de criar obras só para honrar certas vitórias. É uma ode à derrota”, disse Alain Michaud, organizador da exposição. Esta descrição difere um pouco da proposta de quando a obra foi criada, que, na época, foi definida mais ou menos assim:

“Ao retratar o impulso violento de Zidane, Abdessemed chama atenção para os insultos verbais e provocações que surgem no esporte sem qualquer manifestação visível, enfatizando o drama maior que existe por trás de um jogo”.

Para encerrar o post vamos relembrar a parte mais divertida desta história. O vídeo abaixo compila algumas das melhores montagens que rolaram envolvendo a cabeçada do jogador. Isso tudo em 2006, um pouco antes dos memes virarem modinha na rede mundial dos computador (como diria o Fantástico). Olha o Zidane chutando bundas e criando tendências na internet.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso