Friends foi um sucesso e todo mundo sabe disso. Mesmo quem nunca viu a série completa, já ouviu falar da história ou pelo menos viu um ou outro episódio perdido durante a hora do almoço ou na casa de alguém.
Se você é fã de Friends, ou simplesmente gosta de seriados e de suas curiosidades, nós selecionamos 22 coisas que você provavelmente não sabia sobre a série. Se liga:
O show foi originalmente chamado de Insomnia Café
No início dos anos 90, os criadores de Friends, David Crane e Marta Kauffman, escreveram cerca de sete páginas para a série com o título de Insomnia Café. Além do título diferente, o enredo em si era bastante diferente do que conhecemos hoje. Por exemplo, Ross e Rachel não eram o relacionamento-chave. Em vez disso, Joey e Monica deveriam ser o casal principal.
Depois que a NBC comprou o piloto, o título se tornou Friends Like Us. O presidente da NBC, Warren Littlefield, apresentou outro título que também foi considerado. Quando as gravações começaram, o título trocou novamente para Six of One. Quando o show estreou em 22 de setembro de 1994, eles finalmente chamaram a série de Friends.
O elenco seria completamente diferente
Com um elenco de seis pessoas, não é uma surpresa que muitos atores diferentes foram considerados para cada papel. Por exemplo, Kathy Griffin e Jane Lynch, na verdade, se tornaram amigas depois que se conheceram enquanto ambas faziam testes para o papel de Phoebe.
Jon Favreau e Jon Cryer foram considerados para o papel de Chandler antes de Matthew Perry ganhar a oportunidade. E Perry também quase não conseguiu participar da série!
Antes da estreia do show, Courteney Cox provavelmente era a mais famosa do elenco. Ela era conhecida por causa de vários comerciais, além do clipe “Dancing in the Dark” do Bruce Springsteen. Os produtores de Friends originalmente queriam que ela interpretasse Rachel, mas ela pediu o papel de Monica porque gostava da imagem mais forte da personagem.
O personagem do Ross foi escrito para o David Schwimmer
Isso pode ser uma surpresa porque Eric McCormack, o Will de Will & Grace, virou manchete quando disse que ele fez testes “duas ou três vezes” para o papel de Ross. Mas o produtor executivo Kevin Bright já havia trabalhado com o Schwimmer, então os escritores já estavam desenvolvendo o personagem de Ross na voz de Schwimmer. E, de fato, o ator foi a primeira pessoa a entrar para o elenco.
A abertura não foi gravada no Central Park
Vai para a Big Apple? Não deixe o seu guia de turismo de Nova York te enganar e te fazer pensar que você está olhando para a fonte dos créditos da abertura no Central Park. Embora a fonte se pareça muito com a Fonte Pulitzer no Central Park, as filmagens aconteceram em um lote dos estúdios da Warner Bros.
O elenco viajou pra Las Vegas antes do lançamento
O diretor James Burrows, que dirigiu um punhado de episódios para o show entre 1995 e 1997, levou os seis membros do elenco para Vegas porque ele “teve um feeling sobre o show”. Enquanto eles estavam no Caesar’s Palace, ele encorajou o grupo a se divertir: “Este é o seu último tiro no anonimato”, disse ele. “Quando a série for ao ar, vocês nunca poderão ir a lugar algum sem serem perseguidos”.
Lisa Kudrow odiava tocar violão
Kudrow já declarou em entrevistas: “Eu não gostava do violão e não conseguia tocar. Então, eu acho que eu ainda perguntei: ‘E se ela tocasse bongô?’, então, eles acabaram trazendo um professor de violão”. Mas isso não durou muito, Kudrow aprendeu alguns acordes e depois avisou que desistiu das aulas. Ela decidiu que Phoebe só conhecia um punhado de acordes de qualquer maneira, e, no fim das contas, o resultao foi bem mais engraçado, afinal, “Smelly Cat” é perfeito do jeitinho que chegou às telas.
A série realmente tinha público nas gravações
Filmar um episódio de Friends era um longo processo, geralmente durava cinco horas, tinha múltiplas tomadas por cena e 20 minutos entre cenas para mudar de set. Ainda assim, o show foi filmado na frente de uma audiência ao vivo composta por 300 fãs. E foi assim que o elenco preferiu. “É como um teste para ver se o material funciona, se as piadas funcionam, se a história dá certo”, disse LeBlanc. Perry concordou: “Nossa energia simplesmente se elevava cada vez que tinha uma audiência”.
Então, o que não foi filmado na frente de uma audiência ao vivo? Um exemplo é o cliffhanger do final da quarta temporada. No final do episódio, Ross está prestes a se casar com Emily, mas acidentalmente diz o nome de Rachel no altar. “Não poderíamos ter um público para isso”, disse Aniston. “Nós sempre removíamos o público para os cliffhangers porque, razões óbvias, você não quer estragar a surpresa”.
Lisa Kudrow, e várias outras pessoas, achavam que Chandler era gay
Kudrow disse que ficou surpresa ao ouvir a interpretação que Perry fez de Chandler na primeira leitura de script, porque, quando ela leu o roteiro, ela achava que Chandler era gay. E ela não era a única. Durante as primeiras temporadas do show, muitos fãs especularam sobre a orientação sexual de Chandler. Em 1997, David Crane disse ao Entertainment Weekly: “Não, Chandler não é gay e nem será”.
O elenco foi o primeiro a negociar como um grupo na TV
Durante a primeira temporada, eles receberam cerca de US $ 22.000 por episódio. Mas na segunda temporada, cada ator teve um salário ligeiramente diferente. Em 1997, todos os seis membros do elenco recusaram-se a trabalhar até que todos ganhassem um salário igual de US $ 100.000 por episódio.
Esta negociação funcionou muito bem. Na temporada final, cada membro do elenco ganhava US $ 1 milhão por episódio.
Os números dos apartamentos eram trocados durante a série
No início da série, a porta de Monica tinha o número 5. Os produtores logo perceberam que isso não fazia sentido porque Monica morava em um andar superior. Então, eles mudaram seu número de apartamento para 20. O número no apartamento de Chandler também mudou – de 4 para 19.
A irmã gêmea de Phoebe também era personagem na série Mad About You
Kudrow já estava interpretando Ursula, a garçonete de Mad About You, quando foi escalada para Friends. NBC e a série Mad About You incentivaram Kudrow a assumir os dois papéis. Segundo ela, foram os produtores de amigos que decidiram “abordar isso e dizer que são irmãs gêmeas”. Ela também interpretou Ursula Buffay em oito episódios de Friends.
A gravidez de Kudrow estava no roteiro, a de Cox, não
Kudrow ficou grávida de seu filho, Julian Murray, em 1997. Kudrow duvidava que Phoebe engravidasse, mas os escritores decidiram que Phoebe atuaria como barriga de aluguel dos trigêmeos de seu irmão. Por outro lado, na temporada final, Cox estava grávida de sua filha, Coco Arquette. Isso não foi escrito no show por uma razão óbvia: a série já havia estabelecido que Chandler e Monica não poderiam ter filhos. Então, eles esconderam a gravidez de Cox.
A lousa magnética do Joey virou obrigação da equipe
Ao longo dos anos, alguns membros da equipe foram responsáveis por desenhar na lousa magnética na porta do Joey. Mas nas últimas temporadas, se tornou um trabalho principalmente de Paul Swain, da equipe elétrica.
A lousa, chamada de Magna Doodle, tornou-se uma das estrelas do show e os fãs ficavam buscando significados nos desenhos que eram feitos nela.
Os créditos de abertura de “The One After Vegas” eram diferentes
Este episódio foi a estréia da sexta temporada e foi também o primeiro episódio depois que Courteney Cox se casou com David Arquette. Nos créditos, seu nome foi mudado para “Courteney Cox Arquette” e os outros membros do elenco seguiram o exemplo com nomes novos como “Jennifer Aniston Arquette”, “Lisa Kudrow Arquette”, e assim por diante.
Nem sempre os animais e o elenco se davam bem
Foi amplamente divulgado que Kudrow tinha medo do pato que apareceu na terceira temporada. Antes disso, Ross tinha um macaco de estimação, o Marcel.
Marcel foi retirado do show na segunda temporada porque era muito demorado gravar as cenas com ele. De acordo com a treinadora do macaco Monkey – um dos macacos que interpretava o Marcel – Nerissa Politzer, ele deveria pegar um sutiã, mas acabou jogando o sutiã na Aniston em vez disso.
Bruce Willis apareceu na série depois que perdeu uma aposta para Perry
Aparentemente, Perry curtia apostas. Ele entrou em um debate com Willis enquanto os dois estavam gravando Meu Vizinho Mafioso.
Perry acreditava que o filme seria o número um na bilheteria no fim de semana de abertura, mas Willis não estava de acordo. Em fevereiro de 2000, o filme foi o número um. Willis estava pronto para aparecer em Friends como o pai da namorada de Ross e o interesse amoroso de Rachel. Como resultado da aposta, ele teve que doar o que ganhou na série para instituição de caridade.
Um bebê já mudou o roteiro de um episódio
No episódio “The One Where Old Yeller Dies”, Rachel ouve a primeira palavra do filho de Ross, Ben. Ross está desesperado para ouvir Ben falar e passa o episódio todo tentando fazer ele dizer alguma coisa.
Em uma cena, Ross diz: “It’s Ben and his Dada. Dada. Can you say ‘Dada’?”. Originalmente, ele deveria ficar encarando o silêncio, mas a criança continuou e respondeu “Dada”. Mais tarde na série, Ben foi interpretado por Cole Sprouse, que iria se tornar uma estrela com seu irmão gêmeo na série Zack & Cody, do Disney Channel.
Matthew Perry precisou lidar com um vício durante a série
Em 1997, Perry precisou se tratar por causa do seu vício em medicamentos e álcool. Ele voltou para a reabilitação novamente em 2001. Mais tarde, ele disse para a revista People: “Nunca fui drogado ou bêbado trabalhar, mas estava constantemente de ressaca. Então, eventualmente, as coisas ficaram tão ruins que eu não conseguia esconder e todos sabiam”.
O elenco tinha um ritual antes das gravações
Toda semana antes do início das filmagens, o elenco se reunia por um momento para se preparar para o show. Eles ficavam em círculo e se abraçavam. Aliás, quando a série estava chegando ao fim, David Schwimmer temia o ritual porque sabia que ficaria bastante sensível com o fim.
Jennifer Aniston quase não voltou para a última temporada
Quando o show estava perto de acabar, Aniston já tinha se tornado indiscutivelmente a atriz mais famosa do elenco.
Com a fama, surgiram os rumores de que ela foi a responsável pelo término da série.
Em uma entrevista de 2004 com Matt Lauer, Aniston admitiu que tinha hesitações. “Eu tive alguns problemas com os quais eu estava lidando”, disse ela. “Eu queria que a série acabasse enquanto as pessoas ainda nos amavam e nós estávamos no alto. E eu também estava me sentindo estranha, achando que não tinha mais como contribuir, tipo, pensando o quanto mais de Rachel eu ainda tinha em mim”. Depois de muita insistência, ela acabou voltando para a última temporada.
Vários cafés inspirados no Central Perk estão espalhados pelo mundo
Embora não exista um Perk Central real na cidade de Nova York, o café fictício inspirou alguns reais. Em 2010, o fã de Friends, Du Xin, abriu uma réplica da Central Perk no centro de Pequim. O café, aliás, se tornou extremamente popular. Seu sucesso inclusive fez com que Du Xin recriasse o apartamento de Joey logo ao lado do café. Em 2012, outro Centro Perk surgiu em Liverpool.
A série não vai voltar
Recentemente, Cox foi ao Late Show with David Letterman e ele perguntou sobre a possibilidade de uma reunião. Cox respondeu: “Não vai acontecer.” Ela explicou que já é difícil o suficiente que os seis se juntem para um jantar, por isso, um retorno da série é praticamente impossível.
Kauffman e Crane têm pontos de vista semelhantes sobre uma reunião. Em uma entrevista de 2014 para o Entertainment Weekly, Crane disse: “As pessoas dizem que querem a volta da série, e quanto mais a gente fala que é uma má idéia, mais as pessoas discordam. Mas eu acho que se a gente realmente tivesse feito uma reunião, as pessoas teriam odiado”.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso