Top Knot: O Coque Samurai

top knot corte samurai

Dos cortes de cabelos masculinos em alta em 2015, o top knot ou coque samurai é um dos que mais chama atenção. Não só é um é estiloso, dando um visual diferenciado para quem usa, como também é um dos mais complexos porque necessita de cuidados especiais e muita atenção.

+ Descubra a diferença entre gel, cera e pomada para cabelo
+ Veja 5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

O corte de cabelo não só foi adotado pelos guerreiros japoneses como também era usado pelos vikings. Porém, foi-se o tempo da barbárie. Hoje em dia, se bem executado, ele pode te dar um visual sóbrio, porém estiloso e descolado.

Em parceria com a Shop4Men, o MHM listou algumas dicas e cuidados para quem quer aderir ao coque de Samurai. Se liga:

Deixe o cabelo crescer

deixe o cabelo crescer

Essa dica é meio óbvia. Você vai ter que deixar o seu cabelo crescer. Porém, não adianta parar de cortar o cabelo e deixar ele crescer de qualquer jeito. Caso faça isso, você vai ficar com uma juba do Rei Leão ou com uma aparência semelhante ao palhaço Bozo.

Vá até um barbeiro e veja qual o melhor tipo de corte para atingir a sua meta. A melhor estratégia é continuar cortando as laterais e a parte de trás do seu cabelo normalmente e deixar a parte de cima crescer em paz.

Você vai precisar de paciência até atingir o comprimento certo para prender o cabelo. Cuidado para não se apressar e forçar o cabelo amarrando ele para trás enquanto ele estiver curto. Isso pode forçar a sua raiz e influenciar em uma possível calvície

Como amarrar o coque samurai

tumblr_mzvn1rpxmo1re7ss8o1_1280

Fazer um coque é relativamente fácil. Você vai apenas precisar de um elástico para cabelo. Dois se o seu cabelo estiver muito comprido.

Para os mais curtos: Você junta o seu cabelo com as mãos como se fosse prendê-lo em um rabo de cavalo. Uma dica a altura do coque samurai costuma ser um pouco mais alta do que você prenderia o cabelo normalmente.

Escolhido onde o coque vai ficar, você dá três voltas no elástico e está pronto. Se o seu cabelo estiver com um comprimento médio, você dá duas voltas e, na terceira volta, você prende a ponta do cabelo junto com o elástico. Assim, seu rabo de cavalo vai ficar com uma “dobra” que dá um ar mais estiloso para o coque samurai.

tumblr_mz3lukkrmg1s5jejuo1_400

Se o seu cabelo estiver muito comprido, você usa primeiro elástico para dar firmeza para a base e o segundo elástico para amarrar a ponta. Ambos com três voltas. Ai, você vai enrolando a ponta do seu cabelo em direção da base e usa o elástico da mesma para fazer o coque.

Como fazer o corte e cuidar do coque samurai

dsadaa

Se você parar para analisar, o coque de samurai é um corte bem simples. Basta deixar o cabelo crescer e comprar um elástico para cabelo. Porém, existem as mais diversas variações que vão te deixar mais estiloso. A principal delas é juntar  top knot com o undercut.

Ou seja, você vai raspar – ou fazer um degradê – nas laterais e na parte de trás do seu cabelo e deixar a parte de cima intacta. Esse contraste vai chamar mais atenção para o coque e te deixar com uma aparência mais charmosa.

tumblr_n33utpyEc11qe83cio1_1280

Para dar mais firmeza ao seu cabelo, recomendamos que você use uma boa pomada, que dá um aparência mais seca a ele e garante que seus fios não vão se desgarrando ao longo do dia. Separei três modelos de pomada para cabelo para você usar:

Outra preocupação que você deve ter é no cuidado com o seu cabelo. Se você só usava shampoo, ou nem issovai ter que passar a usar um condicionador para manter o visual dele mais suave, saudável e brilhante. Separei três opções de produto para você:

tumblr_msxndsmjSM1sncz82o1_1280

Além dos cuidado na hora de lavar, é bom ficar atento a alguns detalhes. Evite prender os cabelos enquanto eles estiverem úmido. Isso pode aumentar a oleosidade do seu couro cabelo e aumentar o risco de queda de cabelo.

Outro cuidado importante é evitar manter cabelos presos 24 horas por dia. Solte os cabelos durante a noite ou quando estiver em casa. Assim, você evita danificar seu couro cabelo.

Inspirações de Coque de Samurai

Para terminar separamos 7 coques de samurai para você se inspirar e tentar reproduzir. Confira:

topknot cortes

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »