Calorão é uma boa pedida para uma artilharia de coisas. Pense em brejas, piscina, praia, churrasco… Dentre elas, por mais inesperado que pareça, também surge o espaço para roupas mais leves e confortáveis.
Aqui selecionamos as peças que mais podem te ajudar a não errar no visual e ainda garantir um look despojado.
Chinelo
Não adianta fazer pirraça, chinelos de borracha (como Havaianas e Rider) são destinados a ambientes completamente informais. Ou seja, eles cabem bem em um churrasco com os Brothers, uma piscina no prédio ou na praia. Fora disso, os mais indicados são os chinelos de couro. Eles são os mais apropriados para encarar o barzinho sábado de tarde com a parceira e o cinema de domingo.
Bermuda
D’água – Como o próprio nome já diz, elas são para você dar mergulhos sem preocupação. Então como dar para imaginar, elas são próprias para a piscina ou praia. Sim. Rola ir com ela no churras também. Só atenção com a composição. Essas peças costumam ter muitas estampas ou várias cores. Para não parecer um palhaço, procure pro uma camiseta ou regata de cor básica e lisa (sem estampa).
Cargo ou jeans – Essas opções ficam em um meio termo entre o formal e o informal. Portanto, rola usá-las em passeios de tarde ou numa noite quente.
Xadrez – Procure por modelos que contam com quadrados pequenos e com pouca variação de cor. Isso garante uma descrição maior para a peça. Na hora de escolher a camiseta, opte por estilos básicos e sem estampa. Qualquer coisa diferente disso dará um ar de festa junina.
Calças
Por aqui o mais indicado é ficar com as calças de sarja, que conta com um tecido que absorve pouco calor. Assim como as bermudas de cargo e jeans, ela fica no meio do caminho quando o assunto é formalidade ou informalidade, o que permite combiná-la com camisas, camisetas ou polos. Só fique atento para não usar cores extravagantes. Aqui, os modelos tradicionais azul, cáqui e branco são boas soluções com camisetas básicas e lisas.
Camisa
Camiseta – Antes de olhar o modelo dê uma olhada na etiqueta e confira se ela é 100% algodão. Elas são mais leves e confortáveis. Após isso, escolha por cores claras. Procure por tons pastéis, que nada mais são uma versão mais “rala” das cores clássicas. Cores escuras dão mais calor. E não apenas por causa da irradiação térmica, mas porque o fio quando é tinturado para uma cor mais escura fica mais pesado.
Camisa – Busque as de linho. Assim como as camisetas de algodão, elas são mais leves. A seleção de cores é basicamente a mesma que as das camisetas. A vantagem, no entanto, está em poder usá-la com 2 ou 3 botões abertos. A jeans também é bem aceita. Principalmente a de cores mais claras. E a regra dos “botões abertos” também vale para ela.
Camisa Florida – Tendência mais recente, é indicada para camaradas que querem mostrar que não pegou a primeira roupa que encontrou no guarda-roupa. Apesar de ser mais difícil de combinar, vai bem com a calça de sarja, jeans e bermudas. Apenas tenha cuidado com a estampa do vestuário. Flores muito grandes dão um aspecto “Elvis no Havaí”, algo bem de turista. Enquanto flores menores, mais discretas, fogem do caricato e conferem um estilo bem despojado.
Chapéu
Sei que para os fãs de bonés é difícil tragar a comparação de chapéu com boné. Afinal, se eles fossem a mesma coisa, teriam o mesmo nome, certo? Por outro lado, se você não está em um ambiente de completa informalidade, usar boné é um tiro no pé (ou na cabeça?).
Para driblar esse chumbo grosso e ainda assim proteger seu cabeção a opção é realmente usar um chapéu. Mas não qualquer chapéu. O nome dele é chapéu Panamá e até o James Bond já usou. Um selo de qualidade que não podemos desconsiderar, já que ninguém se veste melhor que o 007. Assunto encerrado e boas escolhas.
Fonte: Thais Manzatto, estilista da Cia. Hering, em São Paulo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso