Mocassim: como usar o calçado masculino

Reprodução

Reprodução

 

Originalmente, o sapato Mocassim era feito de pele de alce ou outro couro mais macio. Os nativos da América do Norte, caçadores, comerciantes e colonizadores europeus vestiam a peça em lugares fechados, para aquecer os pés ou manter a temperatura dos pés, e para proteger do lado de fora em expedições.

Muitas adaptações foram feitas desde então, porém, a importância de um material resistente e o formato do calçado continuam os mesmos. Nos anos 1950, principalmente, o Mocassim se popularizou entre os astros de Hollywood mas, depois, ganhou a fama de algo antiquado e utilizado apenas pelos mais velhos.

Hoje, entre aqueles entendedores de moda e os homens que gostam de estarem confortáveis e elegantes ao mesmo tempo, o calçado perdeu a imagem de algo antigo e ganhou novas propostas visuais perfeitas para o trabalho ou para a praia.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Veja algumas sugestões de uso do Mocassim em ocasiões diferentes e inspire-se!

Verão no litoral

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

A peça pode ser combinada com bermudas de vários estilos diferentes mas, por ter um ar mais clássico e tecidos como camurça e couro, a melhor escolha é utilizá-la com bermudas de alfaiataria ou tecidos de algodão acima do joelho.

Camisas sociais e polo

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Mocassins em tons neutros, com cadarços marrons ou pretos, combinam perfeitamente com camisas sociais e podem ser utilizados com calças compridas ou bermudas. Os exemplos acima mostram como o sapato é versátil e transmite um ar elegante mesmo quando utilizado com roupas curtas e camisas com botões abertos.

Para trabalhar

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Vestir Mocassim com terno e gravata é uma opção em alta para o verão e, principalmente, para aliviar o calor nos pés. Tecidos como camurça não são tão quentes quanto aparentam e, segundo a jornalista e consultora de moda Gloria Kalil, são ideais para a meia estação. Já a modelagem, aberta na parte superior dos pés, proporciona maior entrada de ar.

Escolha, sempre, os tons neutros como marrom e preto e com eles você poderá trabalhar ternos em tons variados. Outra dica importante é: nunca use meias.

Para trabalhar de forma despojada

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Se você trabalha em um ambiente menos formal, pode combinar mocassins que unam duas cores ou com maiores detalhes nas laterais. Eles combinam bastante com calças de algodão e lã fria.

No dia a dia

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Para a balada ou para simplesmente aproveitar o dia, o Mocassim combina com peças de roupas menos estilizadas e mais clássicas. Usá-lo com jeans, regatas escuras e blazers mais modernos podem ser uma ótima opção, mas ele não combina muito com bermudas abaixo do joelho, tecidos sintéticos ou roupas largas demais e desproporcionais ao seu corpo. O Mocassim é uma peça mais clássica e precisa ser combinada com itens semelhantes.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »