Mocassim: como usar o calçado masculino

O Mocassim perdeu a imagem de algo antigo e ganhou novas propostas visuais perfeitas para o trabalho ou para a praia. Veja algumas sugestões para usar o calçado!

Reprodução

Reprodução

 

Originalmente, o sapato Mocassim era feito de pele de alce ou outro couro mais macio. Os nativos da América do Norte, caçadores, comerciantes e colonizadores europeus vestiam a peça em lugares fechados, para aquecer os pés ou manter a temperatura dos pés, e para proteger do lado de fora em expedições.

Muitas adaptações foram feitas desde então, porém, a importância de um material resistente e o formato do calçado continuam os mesmos. Nos anos 1950, principalmente, o Mocassim se popularizou entre os astros de Hollywood mas, depois, ganhou a fama de algo antiquado e utilizado apenas pelos mais velhos.

Hoje, entre aqueles entendedores de moda e os homens que gostam de estarem confortáveis e elegantes ao mesmo tempo, o calçado perdeu a imagem de algo antigo e ganhou novas propostas visuais perfeitas para o trabalho ou para a praia.

Veja algumas sugestões de uso do Mocassim em ocasiões diferentes e inspire-se!

Verão no litoral

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

A peça pode ser combinada com bermudas de vários estilos diferentes mas, por ter um ar mais clássico e tecidos como camurça e couro, a melhor escolha é utilizá-la com bermudas de alfaiataria ou tecidos de algodão acima do joelho.

Camisas sociais e polo

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Mocassins em tons neutros, com cadarços marrons ou pretos, combinam perfeitamente com camisas sociais e podem ser utilizados com calças compridas ou bermudas. Os exemplos acima mostram como o sapato é versátil e transmite um ar elegante mesmo quando utilizado com roupas curtas e camisas com botões abertos.

Para trabalhar

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Vestir Mocassim com terno e gravata é uma opção em alta para o verão e, principalmente, para aliviar o calor nos pés. Tecidos como camurça não são tão quentes quanto aparentam e, segundo a jornalista e consultora de moda Gloria Kalil, são ideais para a meia estação. Já a modelagem, aberta na parte superior dos pés, proporciona maior entrada de ar.

Escolha, sempre, os tons neutros como marrom e preto e com eles você poderá trabalhar ternos em tons variados. Outra dica importante é: nunca use meias.

Para trabalhar de forma despojada

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Se você trabalha em um ambiente menos formal, pode combinar mocassins que unam duas cores ou com maiores detalhes nas laterais. Eles combinam bastante com calças de algodão e lã fria.

No dia a dia

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Para a balada ou para simplesmente aproveitar o dia, o Mocassim combina com peças de roupas menos estilizadas e mais clássicas. Usá-lo com jeans, regatas escuras e blazers mais modernos podem ser uma ótima opção, mas ele não combina muito com bermudas abaixo do joelho, tecidos sintéticos ou roupas largas demais e desproporcionais ao seu corpo. O Mocassim é uma peça mais clássica e precisa ser combinada com itens semelhantes.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso